
O Comando Regional da Polícia de Segurança Pública dos Açores, comemora este sábado, 09 de maio, o seu 21.º aniversário. Em 2019, as comemorações do Comando Regional da PSP dos Açores realizaram-se na Praia da Vitória, no âmbito de um sistema de rotação das comemorações pelos diversos concelhos da Região. Este ano, os condicionalismos provocados pelo atual contexto pandémico, inviabilizam a realização de iniciativas comemorativas, no entanto, o comandante regional, superintende, Luís Viana, não deixa de assinalar a efeméride, numa comunicação dirigida a todos as açorianas e açorianos, a qual transcrevemos abaixo:
Amanhã, dia 09 de maio de 2020, o Comando Regional da Polícia de Segurança Pública dos Açores comemora o seu 21.º aniversário.
Este ano, por força das circunstâncias e das regras em vigor, não se realizam as habituais iniciativas a que já habituámos a Região Autónoma dos Açores. Ainda assim, com esta mensagem, pretendo evidenciar a efeméride.
Começo por agradecer todo o apoio que a Direção Nacional da PSP e os seus serviços têm dado ao Comando Regional dos Açores.
Dirijo igualmente um agradecimento ao Governo Regional e às autarquias na Região Autónoma e às inúmeras entidades, empresas e até cidadãos particulares, pelo apoio e colaboração que deram à PSP, ao longo do último ano. A proximidade e colaboração institucional são fatores permanentes que contribuem de forma inequívoca e relevante para o bem comum e para a segurança pública de quem vive, estuda e trabalha na Região Autónoma dos Açores. Estamos juntos na intenção de garantir a segurança em prol de uma melhor qualidade de vida para a comunidade açoriana, incluindo uma solução específica de policiamento do turismo, contando com o envolvimento das instâncias do Governo Regional, a cujo presidente endereço igualmente o meu agradecimento.
Deixo também uma palavra de apreço aos órgãos de comunicação social pela forma profissional, cordata e imparcial com que têm colaborado com o Comando Regional da Polícia de Segurança Pública dos Açores.
O ano de 2019 foi um ano de algumas novas regras aplicáveis aos polícias, em prol de uma Polícia integral, humana, forte, coesa e ao serviço do Cidadão: entrou em vigor o novo Estatuto Disciplinar e foram definidas novas regras do direito sindical.
No que respeita a instalações, apresar de 2019, ainda não ter sido possível a concretização das diversas obras já previstas e de sobremaneira necessárias, foi possível a respectiva previsão no âmbito da lei de programação de infraestruturas e equipamentos das forças e serviços de segurança do Ministério da Administração Interna.
No âmbito interinstitucional, não se pretende um quadro competitivo nem individualista mas, antes, um enquadramento colaborativo, complementar e em rede. Confiar nos velhos paradigmas tornará impossível a implementação de modelos eficazes e a prestação de um serviço eficiente e significativo para a sociedade no contexto atual global, digital, volátil, incerto, complexo e ambíguo.
Na sociedade contemporânea, em que se procuram genuinamente melhores resultados e propósito profissional, na crescente importância do ciberespaço, pareceme ser premente identificar o como, o quando e que resultados se pretendem, como desafios, quer no plano estratégico, como no plano operacional, bem como, no plano tático para as forças e serviços de segurança no geral e para a PSP em particular. A tecnologia tem vindo a apresentar novas soluções, que permitem à polícia evoluir de posições reativas para soluções crescentemente proativas, lideradas por inteligência e orientadas por sistemas tecnológicos que legitimam as bases de conhecimento especializadas e que superam as limitações geográficas. Novas competências são exigidas: saber fazer e saber ser ou estar implicam novos modelos de formação, dinâmicos, e onde a inteligência (QI) e a inteligência emocional (IE) são acompanhadas da inteligência digital (ID): conjunto abrangente de competências técnicas, cognitivas, metacognitivas e socio-emocionais, ancoradas em valores morais universais e que permitem aos polícias enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades da vida digital. Estamos unidos em prol da sociedade.
Pela concórdia pugnamos
O Comandante Regional
Luís Viana
Superintendente
Recordamos abaixo alguns dos momentos do Dia do Comando Regional da PSP dos Açores, a 09 de maio de 2019, cujo comemorações oficiais ocorreram na Praia da Vitória.
Foto: © Rui Sousa | CR-PSP-A/PE
