COVID-19: ILHA DO FAIAL HÁ UM MÊS SEM NOVOS CASOS

Faz hoje, 29 de abril, precisamente um mês que foram diagnosticados os últimos casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, na ilha do Faial.

Naquele domingo, 29 de março, a Autoridade de Saúde Regional reportava um total de 12 novos infetados, dois dos quais na ilha do Faial. Tratava-se de um homem com 43 anos e de uma mulher de 42, relacionados entre si e com história de deslocação ao exterior da Região.

Com estes dois novos casos, o número de doentes com COVID-19 na ilha “azul” ascendia a cinco, número que deste então não se alterou. À data, contabilizava-se 42 casos positivos na Região, sendo o Faial, das 6 ilhas com casos registados, a que apresentava o menor número de infetados (S. Miguel registava 13, a Terceira nove, o Pico oito e S. Jorge sete).

Apesar da ilha do Faial estar há 31 dias sem novos casos, e da primeira infeção ter sido detetada há 41 (19 de março), até ao momento, não há a registar qualquer recuperação naquela ilha, fazendo do Faial, a par da Graciosa, a terceira ilha com mais casos positivos presentemente ativos. De resto, estas duas ilhas, são as únicas que não registaram recuperações desde o início do surto.

Segundo os últimos dados apresentados pela ASR, os Açores estão com 86 casos positivos atualmente ativos, sendo 62 em S. Miguel, nove no Pico, cinco no Faial e na Graciosa, três na Terceira e dois em S. Jorge.

Desde o início do surto foram diagnosticados um total de 138 casos, dos quais 40 já recuperaram e, infelizmente, 12 faleceram. Os casos encerrados (recuperados + óbitos) representam 37,68% dos casos diagnosticados, sendo que 28,99% são recuperações e 8,70% óbitos. Considerando os casos encerrados “per si”, 76,92 % são recuperações e 23,08% óbitos.

Foto: © Rui Sousa | PE

Deixe um comentário