COVID-19: PRIMEIRO CASO RECUPERADO EM UTENTES NO LAR DA SANTA CASA DO NORDESTE

Registou-se hoje o primeiro caso de recuperação de COVID-19 num utente do lar da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste, onde foram infetados 33 utentes e ocorreram oito óbitos.

“Sendo um utente da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste, da estrutura residencial para idosos, o primeiro caso de recuperação para nós é efetivamente animador para com os restantes, mas tal como os outros casos não nos pode deixar descansados e descurar todo o atendimento e atividade assistencial que está a ser prestada a todos os utentes internados nas unidades de saúde da região”, disse, Tiago Lopes, responsável máximo pela Autoridade de Saúde Regional (ASR), no briefing diário de atualização de informação sobre a pandemia COVID-19 na Região, realizado na tarde de hoje, em Angra do Heroísmo.

No dia de hoje, a ASR reportou três novos casos de recuperação na ilha de São Miguel: uma mulher de 21 anos e dois homens com 54 e 67 anos.

O homem de 67 anos, que se encontrava internado no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, é o primeiro caso de recuperação registado entre os utentes do lar do Nordeste.

Segundo Tiago Lopes, a recuperação mais rápida estará relacionada com a faixa etária do utente.

“Toda a experiência e conhecimento que detemos relativamente ao novo coronavírus é que efetivamente esta infeção exacerba em muito toda a patologia crónica associada a utentes com idades acima dos 75/80 anos”, afirmou.

Por outro lado, há a lamentar o óbito de uma mulher de 78 anos, que se encontrava internada no hospital de Ponta Delgada, o 11.º em doentes com COVID-19 nos Açores e o oitavo entre os utentes do lar do Nordeste.

No total foram infetados com o novo coronavírus 33 utentes e 10 funcionários no lar do Nordeste, onde decorreu hoje uma nova recolha de colheitas para análise.

O primeiro caso de utente do lar infetado foi detetado no dia 07 de abril, depois de uma mulher de 88 anos, que entretanto faleceu, ter estado internada no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada.

Foto: © DR | Lusa/PE

Deixe um comentário