
O Bloco Esquerda (BE) aponta falhas ao levantamento realizado pelas escolas da Região, das necessidades dos seus alunos em equipamentos informáticos e acessos à internet, tendo em vista o arranque do ensino à distância.
Em comunicado hoje distribuído, o BE diz que houve situações em que este levantamento foi feito, através “do envio de um e-mail em que a ausência de resposta por parte das famílias seria entendida como não havendo falta de equipamento informático ou internet”.
Ora, interroga o BE, “se as famílias estão confinadas em casa, e não tiverem computador nem internet em casa, como é que podem responder a um levantamento de necessidades feito desta forma?”.
Para o BE estas falhas são ainda mais visíveis, através das declarações da presidente da Associação de Surdos da Ilha de São Miguel (ASISM), que, em notícia publicada ontem, refere que “há alunos surdos carenciados sem computador próprio e que não foram inquiridos no sentido de receberem o material informático”.
Para além disso, o BE aponta também para a falta de organização e uniformização de procedimentos da Secretaria Regional da Educação e Cultua, e para instabilidade na plataforma SGE — Sistema de Gestão Escolar, que coloca, por um lado, em risco a privacidade dos alunos e, por outro, acrescenta dificuldades à sua utilização.
No que diz respeito à privacidade, o BE diz que a falta de uniformização de procedimentos para contacto entre os professores, os alunos e os pais, leva a que estejam a ser criados “de forma generalizada, contas pessoais em redes sociais e outras plataformas para alunos menores, que podem pôr em causa a sua privacidade e os seus dados pessoais”.
Por essas razões, e também porque o “Governo não pode fingir que tudo está a correr bem, e tem que assumir, com transparência, as dificuldades que está a encontrar e as falhas que estão a ocorrer, para que possam ser rapidamente colmatadas”, o BE enviou ontem, à presidente da Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Regional, um requerimento a solicitar a audição do secretário regional da Educação e Cultura, que será votado numa próxima reunião desta comissão parlamentar.
BE-A/PE
