BLOCO DE ESQUERDA DENUNCIA QUE HÁ ALUNOS NAS FLORES SEM MEIOS PARA ACESSO AO ENSINO À DISTÂNCIA

O Bloco de Esquerda (BE), em comunicado ontem emitido, alerta para a existência de alunos sem acesso aos equipamentos necessários para aceder ao ensino à distância e salienta que é necessário fazer um levantamento exaustivo destas situações de imediato para evitar o aprofundamento de situações de enormes desigualdades entre alunos.

“Embora o Governo Regional tenha assumido publicamente que São Miguel seria a única ilha em que ainda havia alguns alunos sem acesso à internet em casa, o BE tem conhecimento de alunos nas Flores, por exemplo, que ainda não têm computador com internet em casa”, denuncia o BE que afirma ser “urgente garantir que nenhuma criança fique sem acesso à escola”.

Sobre o método de ensino à distância que está a vigorar no terceiro período, que teve início esta semana, o BE considera que os conteúdos novos que serão transmitidos não deverão contar para a avaliação contínua final.

De qualquer forma, acrescenta o BE, “considerando a possibilidade de novos surtos de covid-19, num futuro mais ou menos próximo, é importante identificar e ultrapassar todas as dificuldades que este modelo de ensino à distância apresenta, para que, no futuro, seja implementado sem sobressaltos”.

Por fim, o BE alerta a tutela, “para uma especial atenção em relação aos alunos com necessidades educativas especiais e às famílias com rendimentos mais baixos”.

SREC ENTREGOU 31 EQUIPAMENTOS INFORMÁTICOS

Por sua vez, a Secretaria Regional da Educação e Cultura (SREC), emitiu hoje uma nota de esclarecimento, onde afirma que no caso específico da ilha das Flores, na sequência do levantamento realizado pelos diretores de turma e professores titulares, “foram já entregues, no início desta semana, 31 equipamentos informáticos, devidamente formatados com as plataformas utilizadas para garantir esta fase de ensino à distância”.

Na prática, diz o esclarecimento do executivo açoriano, “todos os alunos da ilha das Flores que necessitavam de equipamentos informáticos, à semelhança do que acontece com os restantes das restantes ilhas, dispõem de equipamentos informáticos necessários às suas aulas à distância”.

Segunda adianta o Governo, “as Câmaras Municipais de Santa Cruz e das Lajes das Flores também colaboraram na disponibilização de Internet aos alunos que necessitavam destes equipamentos”.

Foto: © BE | BE-A/GaCS/SREC/PE

Deixe um comentário