GNR: BALANÇO DA OPERAÇÃO “PÁSCOA EM CASA” NOS AÇORES

O Comando Territorial da GNR dos Açores realizou, no período de 09 a 13 de abril, no âmbito da operação “Páscoa em Casa”, diversas ações para incentivar os cidadãos a ficar em casa durante o período da pandemia COVID 19, informa um comunicado daquela força militarizada.

A operação incluiu 24 ações de sensibilização, através de contactos telefónicos e presenciais junto de idosos, no sentido de os “esclarecer acerca dos cuidados a ter para se protegerem da doença COVID19, e os procedimentos a adotarem em caso de necessidade. Esta ação permitiu também perceber o seu estado de saúde e a operacionalidade das linhas de apoio ao utente”.

No mesmo período, a GNR deu apoio à PSP com 80 militares, no controlo da circulação dos cidadãos nas deslocações entre concelhos na ilha de São Miguel.

Foram efetuadas 115 ações de patrulhamento, controlos das marinas e portos na região, sendo controladas 2.487 pessoas e 1932 viaturas, das quais se regista um acatamento no âmbito do dever especial de proteção e 135 acatamentos relacionados com o dever geral de recolhimento.

Paralelamente, a GNR realizou um conjunto de ações que visaram a prevenção, fiscalização e investigação de infrações tributárias e aduaneiras, a vigilância da costa e do mar territorial, a fiscalização das pescas e a proteção da natureza e do ambiente, entre outras. No âmbito da fiscalização geral foram instaurados 14 autos de contraordenação, destacando-se: oito no âmbito da legislação da proteção da natureza e ambiente; três no âmbito da legislação sobre pescas. No que diz respeito à fiscalização de trânsito, foi instaurado um auto de contraordenação.

CTGNRA/PE

Deixe um comentário