ENSINO À DISTÂNCIA: PLATAFORMA SGE NÃO ESTÁ 100% OPERACIONAL

Arranca hoje, 14 de abril, nos Açores, em modo de ensino à distância, o 3.º período do ano letivo 2019/2020, através da plataforma SGE – Sistema de Gestão Escolar (em https://sge.edubox.pt/SGE.aspx), porém, não é bem assim.

Apesar dos muitos esforços desenvolvidos pelas escolas em estreita articulação com a Direção Regional da Educação, para já a plataforma não está 100% operacional, não disponibilizando as funções do módulo “Estuda Em Casa” (erro ao carregar), onde seria disponibilizado pelos docentes os conteúdos de aprendizagem para os seus alunos.

Esta situação deve-se a várias razões: uma diretamente relaciona com o desenvolvimento e teste da própria plataforma, e outra, relacionado com a dificuldade de carregar em tempo útil, na base de dados, toda a informação necessária para credenciação de professores, alunos, pais e encarregados de educação.

Acresce a este manancial de trabalho uma terceira dificuldade de natureza administrativa/operacional: nem todos os alunos, pais e encarregados de educação têm endereço de e-mail referenciado nas fichas de matrícula, sendo necessário recolher toda esta informação, validá-la e posteriormente proceder ao seu carregamento na base de dados.

Todo este processo é demorado tanto mais que decorre também, por videoconferência, as reuniões de avaliação do 2.º período.

Segundo apurou o Praia Expresso, é expectável que só a partir da próxima segunda-feira, 20 de abril, a plataforma SGE esteja 100% operacional, disponibilizando os conteúdos de aprendizagem dos diversos anos. Até lá, alunos, pais e encarregados de educação, deverão visitar frequentemente as páginas na Internet das escolas, no sentido de irem acompanhando o evoluir da situação.

PE

One comment

  1. Neste momento só conseguem aceder aos documentos que os professores vão enviando através da plataforma, seguindo os passos: minha área, dados escolares e documentação, aparecerá as disciplinas e à frente de cada uma o número de documentos enviados por cada professor, clicar em cima da disciplina e descarregar o documento, fazer, digitalizar e enviar novamente através da plataforma carregando o ficheiro digitalizado e submeter.

Deixe um comentário