
As três associações de futebol dos Açores (Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta) dão por concluído a edição 2019/20 do Campeonato de Futebol dos Açores — Liga Grupo ESO RE/MAX.
Em comunicado conjunto, ontem enviado às redações, as associações justificam esta decisão com a deliberação federativa de “dar por concluídas as competições seniores nacionais não-profissionais”.
Desta decisão, segundo acrescenta o comunicado, não resulta “qualquer efeito desportivo imediato”.
Relativamente ao regime de subidas e descidas da competição, as associações informam “que a Federação Portuguesa de Futebol está a analisar a inclusão ou não dos vencedores dos campeonatos distritais/regionais 2019/20 nas competições nacionais da próxima época desportiva”, aguardando esta decisão, para “depois de analisarem as suas consequências”, tomarem uma posição.
Para as associações de futebol dos Açores, “continuam a não estar reunidas as condições de saúde pública para que clubes com estruturas amadoras, como é próprio das provas em que participam, possam treinar e competir em segurança”. Além disso, “vigora na Região a situação de contingência, pelo menos, até ao dia 30 de abril, sendo possível a sua prorrogação”. Estas circunstâncias, concluem as associações “impedem o normal decurso das competições, sendo imprevisível antever quando e se tais condições de saúde pública estarão reunidas ainda durante esta época desportiva”.
Foto: © AFAH | AFAH/PE
