
O Município de Vila do Porto havia programado associar-se à iniciativa “Hora do Planeta”, que ocorre no próximo sábado, 28 de março, das 20:30 às 21:30, porém, no âmbito da situação atual que o país atravessa, provocada pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), todas as atividades foram canceladas.
Entre as atividades agendadas, estava o apagão da iluminação pública entre o Largo de Santo Antão e o Forte de São Brás, que, entretanto, ficam sem efeito.
Para que a mensagem da iniciativa se mantenha, o Município de Vila do Porto apela “a todos/as os/as marienses que façam o apagão nas vossas casas. Assim, no próximo dia 28 de março (sábado), entre as 20:30 e as 21:30, apaguem as luzes pelo planeta!”
Para além do apagão, a organização da “Hora do Planeta” sugere ainda:
Cozinhar uma receita que tenha uma base sustentável;
Um momento de storytelling à volta da natureza;
Uma atividade que promova o bem-estar e equilíbrio (meditação, yoga, respiração consciente);
Atividades em família com o enfoque no nosso planeta (desenhos, teatralizações, cantigas, músicas…).
HORA DO PLANETA
A “Hora do Planeta” é uma iniciativa da WWF (World Wide Fund For Nature) que começou em 2007 em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2.000 empresas apagaram as luzes por uma hora numa tomada de posição contra as alterações climáticas.
Passado um ano, a “Hora do Planeta” tornou-se um movimento de sustentabilidade global com mais de 50 milhões de pessoas em 135 países a mostrarem o seu apoio a esta causa ao desligarem simbolicamente as luzes.
Em Portugal, a “Hora do Planeta” é coordenada pela Associação Natureza Portugal (ANP), uma ONGA (Organização Não Governamental de Ambiente) sem fins lucrativos que trabalha em alinhamento com a visão e estratégia global da WWF.
MVP/PE
