EXTRA MOVIMENTO NA BASE DAS LAJES!

Fernando Mendonça

Nasci, cresci e vivo a menos de um quilómetro da Base das Lajes. Precisamente no enfiamento do referido aeroporto, logo passando todas as aeronaves junto da minha casa!

Como devem calcular, habituaram-se os meus ouvidos ao som dos aviões, na maioria dos casos, nem me apercebo da sua passagem…

Da última vez que me lembro de os sentir com grande intensidade, foi durante a chamada guerra do Golfo! Por isso mesmo, já quase me esquecia do seu ruído.

Precisamente agora, quando por razões óbvias, decidiu e bem, o Governo Regional cancelar a frequente carreira açoriana, para nos proteger do covid19, nas últimas duas horas, estão entrando constantemente aviões militares, vindos pelo que me dizem de Espanha e Itália, para se abastecerem na Base das Lajes, seguindo depois o seu destino! Parece serem militares e famílias, que fugindo das zonas mais atingidas pelo corona vírus, estão agora regressando a suas casas!

Vem isto demonstrar mais uma vez, a importância da Base das Lajes nas situações de crise, mas quase sempre não reconhecida, quando nas negociações para a permanência dos Norte Americanos nesta Ilha!

Que este aeroporto seja reconhecido como ponto estratégico e importante para os Estados Unidos, só nos deve agradar, como fonte de receita para a Ilha, nomeadamente para, os embora poucos trabalhadores que emprega neste momento!

No entanto, e acima de tudo, está a saúde ou a vida dos residentes e dos funcionários portugueses, civis ou militares, que prestam apoio a essas aeronaves vindas dessas regiões atingidas pela pandemia covid19!

Espero que todas as normas de segurança, impostas aos residentes ou visitantes nos Açores e cá desembarcados, sejam também tomadas nesta circunstância, como já foi referido na Assembleia da República por vários deputados Açorianos, aos Srs. Ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros, dos quais espero não fiquem de orelhas moucas, como vem sendo habitual…

Fernando Mendonça*
(*) Por opção, o autor rejeita o AO90.

Deixe um comentário