
Presentemente existem nos Açores 22 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 que provoca a doença Covid-19. Sete casos são da ilha de São Jorge, seis da Terceira, cinco de São Miguel, três do Faial e um do Pico. Por géneros, 55% são do sexo feminino os restantes 45% do sexo masculino. Por faixas etárias, a faixa etária dos 20 aos 29 anos, apresenta a maior percentagem de infetados (36%), seguida da faixa dos 40 aos 49 com 23% do total de casos positivos nos Açores.
De acordo com as informações divulgadas pela Autoridade de Saúde Regional, no briefing diária de atualização de informação da pandemia Covid-19, realizada esta tarde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo, presentemente há 22 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 nos Açores.
Dos 22 casos confirmados, sete são da ilha de São Jorge (3 masculinos e 4 femininos), seis da Terceira (3 de cada género), cinco de São Miguel (2 masculinos e 3 femininos), três do Faial (1 masculino e 2 femininos) e um do Pico (masculino). No total, 55% dos infetados são do sexo feminino e os restantes 45% do sexo masculino. Por faixas etárias, a faixa dos 20 aos 29 anos apresenta a maior percentagem de infetados (36%), segue-se a faixa dos 40 aos 49 anos com 23%. Em terceiro lugar, com 18%, encontra-se a faixa etária dos 30 aos 39, seguindo-se a faixa dos 60 aos 69 com 14%, por fim, a faixa etária dos 50 aos 59 anos regista uma taxa de infetados de 9%.
À data de ontem (24.03.2020) existiam 33 casos suspeitos nos Açores. Destes 33 casos suspeitos, 28 deram resultados negativos, 18 da ilha de São Miguel, 3 da ilha Terceira, 4 da ilha do Faial, 2 da ilha de Santa Maria e 1 da ilha do Pico. Quatro tiveram resultados laboratoriais positivos, 1 de São Miguel, 1 da ilha Terceira e 2 da ilha do Faial. Um aguarda resultado, referente a um indivíduo da ilha de São Miguel.
Destes casos positivos, o de São Miguel pertence ao grupo que participou no cruzeiro no início do mês no Dubai. O caso da ilha Terceira está relacionado com dois elementos que viajaram no mesmo voo do grupo que participou no cruzeiro ao Dubai. Os dois casos do Faial correspondem a dois elementos que recentemente viajaram até à cidade do Porto.
Até às 24:00 de ontem surgiram mais 35 casos suspeitos na Região. Para um desses casos já existe resultado laboratorial que deu positivo referente a um indivíduo da ilha Terceira. Outro trata-se de um caso negativo, também da ilha Terceira. 31 aguardam colheita, 23 de São Miguel, 3 da Terceira, 1 do Faial, 1 de Santa Maria e 3 da ilha do Pico. Dois aguardam neste momento resultados, 1 do Faial e outro da Terceira.
Regista-se na ilha Terceira o primeiro caso de infeção local, nomeadamente na freguesia de São Mateus, originando assim a primeira cadeia de transmissão primária, correspondente a dois elementos que coabitam, não se verificando segundo esclarece a Autoridade de Saúde Regional “transmissão comunitária”, já que 3 elementos correspondentes a contactos próximos apresentaram resultados negativos. No entanto, a Autoridade de Saúde Regional apela a toda a população para que cumpra com as indicações de confinamento, as quais são essenciais para conter a propagação da infeção.
Em termos de vigilâncias ativas, terminaram até ontem, 43 vigilâncias ativas, após 14 dias de quarentena, existindo presentemente 1.967 pessoas sob vigilância das autoridades de saúde, das quais, 800 foram sinalizadas pela linha Saúde Açores e 1.160 através dos trabalhos de campo das Delegações de Saúde Concelhias, três delas no Corvo, 22 no Faial, 61 nas Flores, 47 na Graciosa, 18 no Pico, 166 em São Jorge, 717 em São Miguel, 31 em Santa Maria e 102 na ilha Terceira.
Dos 22 casos positivos presentemente existentes na Região, 10 dos quais referem-se a pessoas que frequentaram o navio cruzeiro que no início do mês circulou pelo Dubai.
No que diz respeito ao número de internados, presentemente estão 3 casos internados no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, prevendo-se o internamento de mais 2 casos, e um internado no Hospital da Horta. Dezasseis estão a recuperar em contexto domiciliário, 5 em São Miguel, 3 na Terceira, 5 em São Jorge, 1 no Pico e 2 no Faial, sendo que um desses está em avaliação para um possível internamento hospitalar.
Presentemente existem nos Açores 34 casos suspeitos de infeção pelo novo coronavírus SARS-Cov-2, que provoca a doença designada por COVID-19.
PE
