COVID-19: BALANÇO DO DIA NOS AÇORES — 22.03.2020

Presentemente existem nos Açores 11 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 que provoca a doença Covid-19, informou esta tarde, em Angra do Heroísmo, o diretor regional da Saúde, Tiago Lopes, no 7.º briefing diário de atualização de informação do surto epidemiológico Covid-19. Nas últimas 24 horas surgiram mais 20 casos suspeitos e neste momento estão 1.763 pessoas em vigilância ativa das autoridades de saúde.


Dos 38 casos suspeitos existentes ontem (21.03.2020), 29 apresentaram resultados negativos após análises laboratoriais. 20 de São Miguel, 4 do Faial, 3 da Terceira, 1 do Pico, e 1 de Santa Maria. Dois tiveram resultado positivo, um de São Miguel e outro da ilha Terceira. Sete ainda aguardam colheita ou resultados laboratoriais.

Hoje, 22 de março, contando desde as 13 horas até às 0H00, surgiram mais 20 casos suspeitos, tendo-se revelado cinco positivos da ilha de São Jorge. Dois casos da ilha de São Miguel deram resultado negativo, enquanto que 12 aguardam colheita e um, da ilha do Pico, aguarda resultado.

Neste momento, existem 20 casos suspeitos de infeção pelo novo Coronavírus na Região Autónoma dos Açores.

Sob vigilância ativa das autoridades de saúde estão 1.763 pessoas. Destas, 686 provêm de encaminhamentos realizados pela Linha Saúde Açores e 1.077 foram identificados em trabalho de campo pelas Delegações de Saúde.

Deste trabalho, resulta que 718 são da ilha de São Miguel, 50 da ilha de São Jorge, 114 da ilha Terceira, 61 da ilha das Flores, 23 da ilha do Faial, 58 da ilha Graciosa, 19 da ilha do Pico, 31 da ilha de Santa Maria e 3 da ilha do Corvo.

A esta data, 22 de março, registam-se 11 casos positivos de Covid-19 nos Açores, mais sete casos novos relativamente a ontem.

Destes sete, 5 são provenientes da ilha de São Jorge e estão relacionados com os casos anteriormente identificados, uma vez que se tratam de pessoas que viajaram para o exterior num mesmo grupo.

Os outros 2 casos, um é proveniente da ilha Terceira e um de São Miguel. O caso de São Miguel teve contacto com uma pessoa infetada que se encontra no continente.

A Autoridade de Saúde Regional está a constituir uma equipa para acompanhar a hospitalização domiciliária, constituída por internistas, médicos especializados em medicina interna que, a par de uma equipa de enfermeiros, farão o acompanhamento diário da evolução clínica dos utentes que venham a permanecer isolados nos seus domicílios.

Neste momento permanecem internados 3 casos positivos no Hospital do Santo Espírito, na ilha Terceira e um no Hospital da Horta. Os sete novos casos ficarão em hospitalização domiciliária.

Todos os casos existentes na Região encontram-se clinicamente estáveis e são casos importados, não se verificando, a esta data, transmissão comunitária local do novo Coronavírus na Região Autónoma dos Açores.

DRS/PE

Deixe um comentário