AÇORES: BALANÇO DO DIA COVID-19

Presentemente existem nos Açores 4 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 que provoca a doença Covid-19, informou esta tarde, em Angra do Heroísmo, o diretor regional da Saúde, Tiago Lopes, no 6.º briefing diário de atualização de informação do surto epidemiológico Covid-19.

Às 13:00 horas de hoje existiam 38 casos suspeitos de Covid-19 nos Açores, sendo que 25 surgiram nas últimas 24 horas, enquanto os restantes já estavam identificados no dia de ontem, aguardando por esta altura resultados das análises laboratoriais.

Dos 23 casos suspeitos existentes ontem, 9 apresentaram resultados negativos, 1 referente a um indivíduo da Terceira e os outros 8 referentes a indivíduos residentes na ilha de São Miguel. Um desses casos suspeito apresentou análise laboratorial positiva – segundo caso em São Jorge – outros dois vão repetir colheita, sendo da ilha de São Miguel, enquanto 11 aguardam resultados laboratoriais.

Dos 25 casos suspeitos surgidos nas últimas 24 horas, 5 aguardam resultados, 4 do Faial e um de São Miguel e 20 aguardam colheita, 14 de São Miguel, um do Pico, um de Santa Maria e 4 da ilha Terceira.

Estes 25 casos, a contar com os 13 de São Miguel que aguardam resultados, perfazem 38 casos suspeitos neste momento, nos Açores.

Ainda segundo informou Tiago Lopes, presentemente existem 1.722 pessoas sob vigilância ativa das autoridades de saúde. Destas, 655 foram encaminhados pela Linha Saúde Açores, os outros 1.067 foram rastreados devido ao trabalho de campo das Delegações de Saúde. Destes, 718 são da ilha de São Miguel, 50 da ilha de São Jorge, 111 da ilha Terceira, 61 da ilha das Flores, 23 da ilha do Faial, 54 da ilha Graciosa, 19 da ilha do Pico e 31 da ilha de Santa Maria. O diretor regional da Saúde informou também, que todos os 4 casos existentes foram importados, não havendo cadeias de transmissão ativas no arquipélago.

A esta data, existem sete pessoas internadas, 3 casos positivos no Hospital do Santo Espírito, na ilha Terceira, um caso positivo no Hospital da Horta e 4 casos suspeitos internados no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada.

Tiago Lopes anunciou por fim, que a Autoridade de Saúde Regional criou centros de rastreio nas ilhas de São Miguel, São Jorge e Santa Maria, estando equipas a proceder à recolha de amostras ao domicílio, nas ilhas de São Miguel, Pico, Faial e Terceira.

SRS/PE

Deixe um comentário