
Nas últimas 24 horas surgiram mais 15 casos suspeitos de infeção por Covid-19 na Região Autónoma dos Açores, informou Tiago Lopes, diretor regional da Saúde, esta tarde, no 3.º briefing diário sobre a pandemia, que desde segunda-feira vem sendo realizado no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo.
Desses 15 casos suspeitos, cinco aguardam resultados das análises, sendo um da ilha Terceira, um da ilha do Faial e três da ilha de S. Miguel.
Nove utentes aguardam colheitas de sangue para análise, um de Santa Maria e 8 de S. Miguel. Existe ainda um caso inconclusivo na ilha Terceira, que será sujeito a nova recolha para processamento laboratorial.
Ontem, 17 de março, existiam na Região 8 casos suspeitos. Desses, após análise laboratorial, sete revelaram-se negativos.
O caso positivo detetado diz respeito a um indivíduo do sexo feminino da ilha de São Jorge, de 49 anos, clinicamente estável, que se encontra presentemente internada no Hospital do Santos Espírito da Ilha Terceira. Este resultado positivo, carece até ao momento de contra-análise por parte do Instituto Dr. Ricardo Jorge.
A Autoridade de Saúde Regional está neste momento a monitorizar ativamente 495 pessoas.
Atualmente existem 4 utentes internados no Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira, os dois casos positivos e dois casos que terão brevemente alta, após resultado negativo.
No que diz respeito à discrepância entre os dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde, no seu relatório epidemiológico emitido hoje, que anunciava 3 casos positivos para Covid-19 nos Açores, o que não corresponde, a esta data, à verdade. Este desencontro de números explica-se pelos critérios da DGS em considerar uma pessoa residente nos Açores, mas diagnosticada no continente, como mais um caso positivo para a Região.
SRS/PE
