
A Câmara Municipal da Ribeira Grande (CMRG) implementou na passada sexta-feira, um plano de contingência que apresenta um conjunto de procedimentos de prevenção face à infeção pelo novo coronavírus (covid-19), onde se encontra plasmado as recomendações e conselhos emanados pela Direção Regional de Saúde e que devem ser adotados pelos funcionários da autarquia.
O plano de contingência, que não é um documento fechado e que poderá sofrer atualizações conforme o evoluir da situação, prevê diversos cenários para fazer face a uma possível infeção por covid-19 e medidas a adotar que visam o controlo e combate da proliferação do vírus.
O documento estabelece objetivos diversos como seja antecipar as medidas e recursos necessários para assegurar a continuidade de execução das atividades vitais e críticas da CMRG, mantendo os serviços essenciais em funcionamento.
Também define a estrutura de decisão e de coordenação na autarquia, o cumprimento de normas, diretivas, procedimentos e prazos com o objetivo de limitar ao máximo a transmissão do vírus, bem como a avaliação contínua da situação através de um grupo operacional de resposta ao covid-19.
No plano de contingência da CMRG também estão previstas as respostas às necessidades de notificação e comunicação para o interior e exterior da edilidade e o envolvimento das juntas de freguesia, organismos e instituições locais nas campanhas de informação.
Estão definidas áreas de isolamento e circulação, existência de material e equipamento, previsão de condições de teletrabalho, informação e esclarecimento de trabalhadores municipais e, ainda, procedimentos de atuação em casos suspeitos ou confirmados de infeção, vigilância e comunicação.
Foto: CMRG | CMRG/PE
