
A visita à obra do Terminal de Carga da Ilha Terceira, incorpora-se no âmbito da organização das Jornadas Autárquicas do concelho da Praia da Vitória. Para este grupo de trabalho, este “investimento permitirá um reforço da competitividade empresarial” da Praia da Vitória e da ilha Terceira.
O grupo de trabalho do projeto autárquico do Partido Socialista do concelho da Praia da Vitória, responsável pela organização das Jornadas Autárquicas da Praia da Vitória, visitou ontem, sexta-feira, 06 de março, a obra de construção do Terminal de Carga da Aerogare Civil das Lajes, um investimento do Governo dos Açores, orçado em cerca de 4,6 milhões de euros.
Na ocasião, Paulo Messias, coordenador deste grupo de trabalho, considerou, que “a construção do Terminal de Carga da Aerogare Civil das Lajes é um investimento que vai contribuir de forma decisiva para o reforço da competitividade empresarial do concelho e fortalecer a capacidade exportadora da ilha Terceira e da região”.
Paulo Messias que visitava a obra no âmbito da preparação das Jornadas, que incluem, nomeadamente, contactos com instituições, empresas e entidades públicas, assim como, visitas a investimentos realizados ou em curso, reconheceu tratar-se do maior investimento do Governo Regional dos Açores a decorrer no concelho da Praia da Vitória.
“A concretização deste investimento vai reforçar a capacidade de armazenamento dos produtos e melhorar as condições de trabalho dos empresários. Pelo que nos foi transmitido pelo empreiteiro responsável pela concretização da obra, o futuro Terminal de Carga contempla uma área específica para os agentes transitários poderem operar, e ainda uma zona de tratamento de carga, com câmaras frigoríficas, para servir o tecido empresarial. Trata-se de um investimento que contribuirá para a criação de riqueza e de emprego na Ilha Terceira”, afirmou Paulo Messias.
Neste sentido, o grupo de trabalho enalteceu as condições que serão disponibilizadas no âmbito da operacionalidade, segurança e manuseamento da carga, bem como, a localização e proximidade às infraestruturas aeroportuárias.
“A sua proximidade e ligação direta ao Aeroporto Internacional das Lajes tornam este investimento decisivo para o crescimento económico da Praia da Vitória e consequentemente da Ilha Terceira, refletindo um excelente exemplo da sinergia entre infraestruturas públicas”, concluiu o grupo de trabalho no final da visita à obra do Terminal de Carga, que se prevê que esteja concluída em maio deste ano.
As Jornadas Autárquicas da Praia da Vitória decorrerão a 4 0de abril, na Sociedade Recreio Lajense, na vila das Lajes. O grupo de trabalho responsável pela sua organização assegura que o respetivo programa será divulgado atempadamente.
GTROJ/PE
