
A partir de amanhã, sexta-feira, 21 de fevereiro, estará patente ao público no foyer do Auditório do Ramo Grande (ARG), a exposição de fotografia “Carnaval da Ilha Terceira” de António Araújo. A mostra poderá ser apreciada nas duas horas que antecedem os espetáculos a acontecer no ARG e ficará patente até ao próximo dia 29 de março.
A exposição “Carnaval da Ilha Terceira” é constituída por um conjunto de 22 fotografias, que, segundo o autor, “representam uma pequena parte daquilo que é o Carnaval da Terceira, um palco do tamanho de uma ilha, por onde passam atores e músicos fabulosos, enchem salões e sociedades, fazendo das tripas coração para passarem pelo máximo de freguesias da Ilha Terceira, é a festa do povo para o povo, aqui somos todos iguais, apenas queremos passar um bom bocado nestes quatro dias de festa e celebrar a vida”.
António Araújo é natural de Matosinhos, onde nasceu em 1971. Com 20 anos, concluiu o Curso Técnico-Profissional de Artes Gráficas e Comunicação na Escola Soares dos Reis, no Porto, onde conhece aquela que viria a ser sua esposa, levando-o a descobrir os Açores e as suas gentes.
Em 2000 conclui a Licenciatura em Design de Comunicação na Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, passando a exercer funções docentes nas disciplinas de Fotografia e de Fundamentos do Design Bidimensional do 1º ano.
Um ano mais tarde, 2001, regressa à ilha Terceira e ao ensino, lecionando a disciplina de Educação Visual, Técnicas de Expressão Plástica e Oficinas de Arte no Ensino Básico e Secundário até 2011. Entre 2001 e 2004, foi formador das disciplinas de Artes Gráficas e Fotografia na Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo.
Desde cedo desperto para a fotografia, só a partir de 2003 é que a começa a exercer profissionalmente. Colaborou por largos anos na entretanto extinta revista semanal do jornal Diário Insular (edição de domingo). Atualmente é fotógrafo da agência Lusa, colaborando regularmente com o Diário Insular e outros periódicos da Região.
É autor e/ou coautor de vários livros de fotografia, nomeadamente, “Graciosa, Ilha Serena” edição da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa; “As cores do Dragão – Ilha de São Jorge” edição da Câmara Municipal das Velas e da Calheta; “Dragoeiros do Museu do Vinho” edição da Direção Regional da Cultura, e “Angra, Cidade Transatlântica” edição da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.
Fonte: António Araújo Blog | PE
