IV GALA DA TAUROMAQUIA DA TTP

A Tertúlia Tauromáquica Praiense (TTP) leva a efeito no próximo dia 28 de março, sábado, pelas 19:00, na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, a “IV Gala da Tauromaquia”, onde vai homenagear figuras incontornáveis do panorama taurino açoriano, pelo seu indelével e relevante contributo para a valorização, afirmação e projeção desta secular tradição tão enraizada na cultura popular destas ilhas, particularmente na ilha Terceira.

As reservas para aquela que será sem margem para dúvida uma noite de grande afición e verdadeira tertúlia poderão já ser efetuados junto dos elementos da direção: Francisco Godinho — 917.546.128; Francisco Sales — 962.438.554; Fernando Raimundo — 914.940.901.

A Gala da Tauromaquia da TTP nasceu em 2016, com a chegada de uma nova Direção presidida por Francisco Godinho. Desde então, o evento vem realizando-se regularmente. Nas duas primeiras edições a Gala realizou-se no último trimestre do ano, passando a partir daí para o primeiro trimestre. Assim, realizou-se edições em 2016 (1.ª), 2017 (2.ª) e em 2019 (3.ª).

Na I Gala, realizada na noite de 26 de novembro de 2016, na Escola Profissional da Praia da Vitória, a TTP recordou as suas origens e prestou uma merecida homenagem a todos os sócios que em 1982 fundaram aquela Tertúlia. Para além desta homenagem, foram ainda entregues outros prémios de carácter temático. A saber: O prémio “Pastor” foi atribuído a José Narciso Ferreira da Rocha, o prémio “Ganadero” a José Albino Fernandes (título póstumo), o prémio “Antigo Forcado” a Paulo Magalhães, o prémio “Cavaleiro Tauromáquico” a João Carlos Pamplona, o prémio “Jornalismo Tauromáquico” ao Diário Insular, e o prémio “Personalidade do Ano” foi entregue a Roberto Monteiro, então presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

Na edição seguinte, a 2.ª, realizada na noite de 02 de dezembro 2017, agora, na ampla sala da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, voltaram a ser homenageadas figuras incontornáveis da cultura tauromáquica açoriana, duas delas a título póstumo. O prémio “Capinha” foi entregue a Dimas Soares, o prémio “Forcado” a Filipe Pires, o prémio “Personalidade” foi atribuído a Almerindo Costa (título póstumo) por ter sido o primeiro presidente da TTP, o prémio “Cavaleiro” a Mário Miguel, e o prémio “Ganadero” foi para Ezequiel Rodrigues (título póstumo).

Já na última Gala, realizada também na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, na noite de 23 de março de 2019, a título póstumo, Francisco Machado da Luz (“Mal Casado”), recebeu o prémio “Capinha”, ainda a título póstumo, Ricardo Jorge Machado Mendes da Rosa, foi homenageado com o prémio “Escritor e Crítico Taurino”, Francisco André Ribeiro Pontes (“Chico André”), recebeu o prémio “Pastor”, João Eduardo Ormonde Costa, o prémio “Fotógrafo Taurino”, José Baldaya da Câmara do Rego (Rego Botelho), recebeu o prémio “Ganadero”, e por fim, numa surpresa do apresentador da Gala – Vasco Pernes – Francisco Godinho, foi agraciado com o prémio “III Gala da Tauromaquia”, pelo evento que de há 3 anos a esta parte vem realizando, juntamente com a sua equipa, com brio e distinção a bem da cultura taurina na ilha Terceira e nos Açores.

PE

Deixe um comentário