
Criado em 2014, por iniciativa do CDS-PP/Açores, o SOREFIL — Programa Regional de Apoio às Sociedades Recreativas e Filarmónicas, foi alterado na sessão plenária da Assembleia Regional, na última sexta-feira, por iniciativa conjunto dos grupos parlamentares do CDS-PP e do PS. Esta primeira alteração ao diploma que cria o SOREFIL mereceu a concordância de todos os deputados, sendo aprovada por unanimidade. Para Catarina Cabeceiras, do CDS-PP/Açores, com a presente alteração, não só se simplifica o acesso ao programa como se reforça o apoio a estas instituições, muito representativas da cultura popular.
Na passada sexta-feira, 14 de fevereiro, foi aprovada por unanimidade, na Assembleia Regional, na Horta, a primeira alteração ao diploma que cria o Programa Regional de Apoio às Sociedades Recreativas e Filarmónicas designado SOREFIL, proposto em 2014, por iniciativa do grupo parlamentar do CDS-PP/Açores.
De acordo com a deputada do Grupo Parlamentar do CDS-PP/Açores, Catarina Cabeceiras, “esta alteração à legislação em vigor, proposta conjuntamente pelo PS e CDS-PP, vai de encontro às dificuldades reportadas pelas sociedades filarmónicas no acesso ao SOREFIL, visando eliminá-las”.
A deputada centrista frisou a importância das mais de cem sociedades filarmónicas existentes na Região, “muito representativas da cultura popular, congregando o envolvimento direto de cerca de quatro mil açorianos”, reconhecendo que “promovem um intercâmbio intergeracional muito profícuo do qual os jovens são os maiores beneficiários, já que ali adquirem competências de cidadania que acrescem à iniciação musical e à possibilidade de formação musical a nível superior”.
Entre as melhorias aprovadas em Plenário na semana passada, consta o aumento de 25% para 50% dos apoios concedidos a fundo perdido, ajudando à aquisição de instrumentos e fardamento, bem como o adiantamento até 80% de montante total atribuído para fazer face às despesas correntes. Consta também a retirada do parcelamento do apoio em 25% no que se refere às despesas com eletricidade e com os honorários do maestro, sendo que este passará a poder integrar mais do que uma filarmónica.
CDS-A-C/PE
