
Decorre em Santa Bárbara, na ilha Terceira, os trabalhos de instalação de um sistema de radar meteorológico “Doppler” da Banda “C”, com tecnologia de polarização dupla, que irá reforçar a previsão do estado do tempo a curto prazo para fins gerais e da vigilância meteorológica permanente.
Decorre na freguesia de Santa Bárbara, concelho de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, o projeto que visa a instalação de um sistema de radar meteorológico “Doppler” da Banda “C”, com tecnologia de polarização dupla destinado a servir o grupo Central do arquipélago dos Açores. A informação é avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) em nota publicada no seu sítio da Internet.
O projeto agora em curso, surge após conclusão do procedimento concursal e visto do Tribunal de Contas relativo ao contrato de “Fornecimento, Instalação e Colocação em Serviço de um Radar Meteorológico Doppler com Polarização Dupla — Santa Bárbara, Ilha Terceira, Açores”.
Este radar é o primeiro sistema de radar meteorológico do IPMA a instalar nos Açores, suprindo assim uma lacuna observacional na região.
O IPMA salienta “a contribuição determinante que este radar dará, em complemento com a rede de estações de superfície e outros equipamentos de observação remota, nos domínios da previsão do estado do tempo a curto prazo (até 3h) para fins gerais e da vigilância meteorológica permanente. Esta será particularmente relevante em situações de tempo severo, com impacto direto na salvaguarda de vidas e bens e no desenvolvimento de diversas atividades sócio-económicas, sendo ainda de sublinhar a grande importância de que se revestirá para a navegação aeronáutica e marítima”.
Prevê-se que o projeto em execução do sistema de radar meteorológico da Terceira/Santa Bárbara inicie a sua exploração, em regime experimental, durante agosto de 2020.
Foto: © IPMA | IPMA/PE
