
Rabo de Peixe, Angrense, Guadalupe, São Roque e Operário vão lutar pela subida ao Campeonato de Portugal. Lusitânia, Marítimo, Vitória, Boavista e Fayal SC vão evitar a despromoção ao futebol de ilha.
Sorteio da 2.ª fase agendado para o próximo sábado, 15 de fevereiro, na ilha Graciosa.
Completou-se hoje a 18.ª e última jornada da 1.ª fase do Campeonato de Futebol dos Açores – Liga Grupo ESO RE/MAX. Na segunda fase, cujo sorteio realizar-se-á no próximo sábado, 15 de fevereiro, na ilha Graciosa, as 10 equipas participantes subdividem-se em dois grupos: os primeiros 5 no grupo de promoção que irá decidir qual o clube açoriano a participar na próxima época no Campeonato de Portugal e os últimos 5 no grupo de Manutenção, tendo em vista apurar os clubes despromovidos ao futebol de ilha, sendo que o número de clubes a baixar de nível competitivo está diretamente dependente do número de equipas açorianas despromovidas da prova federativa.
À entrada desta última jornada muitas das posições classificativas já estavam pré-estabelecidas, subsistindo apenas dúvidas relativamente a qual dos três candidatos (São Roque, Operário e Lusitânia) ocuparia a vaga ainda em aberto no grupo da promoção. Mas, ainda ronda estava por concluir e já estas dúvidas haviam se dissipado ao início da tarde, depois dos “leões” da rua da Sé não irem além do um empate a duas bolas na receção ao Marítimo da Graciosa, em jogo calendarizado para as 11:00 da manhã, no Estádio João Paulo II.
O já há muito consagrado líder – Rabo de Peixe – recebeu no Estádio Municipal da Ribeira Grande o estreante nestas andanças – Boavista da Ribeirinha – com o resultado final a ditar vitória pela margem mínima (1-0) dos homens da casa.
SC Angrense e Sporting Guadalupe decidiam entre si, na ilha branca, o 2.º e 3.º lugar da tabela classificativa. Ao impor um contundente 0-4, os “vermelhos” da rua de São João asseguraram a 2.ª posição nesta primeira fase com 31 pontos, a 16 pontos do primeiro classificado.
Sabendo de antemão que estariam no grupo dos da frente, São Roque e Operário defrontaram-se em Ponta Delgada, no Campo do São Roque, com o resultado final a ditar vitória dos fabris por 0-1.
Na ilha montanha, Vitória FC recebeu o lanterna vermelha Fayal SC. Com ambos os clubes condenados ao grupo da despromoção, os da casa venceram os da ilha vizinha por 1-0.
Assim, a 15 de fevereiro, na Graciosa, na tômbola do grupo da promoção estão: Rabo de Peixe; Angrense; Guadalupe; São Roque; Operário. Por associações: 3 de Ponta Delgada e 2 de Angra do Heroísmo. No grupo da manutenção: Lusitânia; Marítimo; Vitória; Boavista; Fayal SC. Por associações: 3 de Angra do Heroísmo e 2 da Horta.
RESULTADOS E CLASSIFICAÇÕES
Foto: © AFAH | PE

