No âmbito do Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, ontem assinalado, o líder do Grupo Parlamentar do PS/Açores, elogiou o Serviço de Oncologia do Hospital do Divino Espírito Santo, “uma das melhores unidades do Serviço Regional de Saúde, a par das outras” e que o Centro de Radioncologia Madalena Paiva, “que está a prestar um serviço muito importante para a população. Permite fazer um conjunto de tratamentos sem que as pessoas tenham que ter uma deslocação até ao Continente”.
Para os vereadores do PSD na Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, estas declarações constituem “um atestado de menoridade intelectual aos terceirenses”, pois “o Hospital da Ilha Terceira está, desde a sua conceção, construção e abertura, dotado de instalações próprias para a Radioterapia”, acentuando mesmo que “a introdução deste tratamento na Terceira foi prometida pelo Governo PS no tempo em que o pai de Francisco César, Carlos César, era Presidente do Governo”.
No âmbito do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, assinalado anualmente a 04 de fevereiro, os deputados do PS/Açores reuniram ontem com os responsáveis do Serviço de Oncologia do Hospital do Divino Espírito Santo e do Centro de Radioncologia Madalena Paiva, em Ponta Delgada. Francisco César, presidente do Grupo Parlamentar, reconheceu o trabalho que está a ser feito, o caminho que ainda há percorrer e apelou à população para participar nos rastreios oncológicos.
“Sabemos que ainda há um longo caminho a percorrer, em que temos que melhorar a articulação que é feita entre as unidades de saúde de ilha, os cuidados de saúde primários e os hospitais. Temos que apostar e apelar à população que participe nos rastreios oncológicos, para que o serviço que está a ser prestado à população possa ser melhorado”, afirmou o líder parlamentar do PS/Açores.
Francisco César realça a importância de em 2020 estarem previstas “mais cerca de 62% de deslocação de especialistas e de médicos para consultas em ilhas sem hospital” e os progressos já alcançados para melhorar o Serviço Regional de Saúde: “Hoje temos mais 250 profissionais no SRS do que tínhamos no ano passado. Nós hoje temos mais médicos, temos uma cobertura de médicos de família quase a 100% daqueles que estão inscritos. Nós hoje temos um aumento de consultas de cirurgias na ordem dos 8,2% em relação ao ano anterior”.
“Estamos a fazer um bom caminho, mas sabemos que ainda há muito trabalho a ser realizado”, acrescentou o líder da bancada socialista explicando que a aposta do PS é para “ter um bom Serviço Regional de Saúde que possa providenciar um serviço às pessoas que se sintam seguras e que possam, enfim, na sua vida saber que a Região tem um Serviço que pode prestar um bom cuidado de saúde em caso dessa necessidade”.
Francisco César elogiou o Serviço de Oncologia do Hospital do Divino Espírito Santo, “uma das melhores unidades do Serviço Regional de Saúde, a par das outras” e que o Centro de Radioncologia Madalena Paiva, “que está a prestar um serviço muito importante para a população. Permite fazer um conjunto de tratamentos sem que as pessoas tenham que ter uma deslocação até ao Continente”.
VEREADORES DO PSD EM ANGRA ACUSAM FRANCISCO CÉSAR DE PASSAR “ATESTADO DE MENORIDADE INTELECTUAL AOS TERCEIRENSES” SOBRE RADIOTERAPIA
Os vereadores do PSD na Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Marcos Couto e Miguel Bezerra, consideram as declarações de Francisco César, sobre o Centro de Radioterapia na Ilha Terceira, “inqualificáveis”. Acusam os sociais-democratas que tais declarações representam “um atestado de menoridade intelectual aos terceirenses, que nos recusamos a aceitar”.
Marcos Couto recorda que “o Hospital da Ilha Terceira está, desde a sua conceção, construção e abertura, dotado de instalações próprias para a Radioterapia”, acentuando mesmo que “a introdução deste tratamento na Terceira foi prometida pelo Governo PS no tempo em que o pai de Francisco César, Carlos César, era Presidente do Governo”.
Entretanto, prosseguem os Vereadores do PSD, “já com as instalações do novo Hospital da Terceira prontas a receber esta especialidade, e contra todas as expectativas, foi decidido pelo mesmo Governo PS, ainda liderado pelo pai do Sr. Deputado Francisco César, avançar com a construção do atual Centro de Radioterapia em Ponta Delgada, duplicando assim as instalações existentes na Região, num ato que o então Bastonário da Ordem dos Médicos classificou como ‘um mau exemplo de gestão dos dinheiros públicos e um caso de polícia’”.
Esta decisão, que Couto e Bezerra voltam a classificar de “centralista”, “obrigou a que os Açorianos tivessem que esperar mais dois anos por uma infraestrutura que já existia e pela qual estamos todos a pagar, deslocando doentes para o Continente quando já podiam ter sido tratados na sua terra. Tudo para se cumprirem os desideratos centralistas desta governação do PS”.
Assim, e após as declarações proferidas por Francisco César, os vereadores do PSD na Câmara Municipal de Angra do Heroísmo “repudiam veementemente as declarações do líder Parlamentar do PS/Açores que mais não são do que um ataque à Ilha Terceira e à Unidade Regional”, mais a mais, acrescentam, “proferido e deferido por quem, por mais não seja por questões familiares, devia era fazer a sua defesa”.
PS-A/PSD-AH/PE
