
Segundo dados divulgados hoje pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores, a taxa de desemprego situou-se no último trimestre de 2019 em 7,6% e em 7,9% no conjunto do ano. Para Joaquim Machado, presidente dos TSD/Açores, o desemprego continua a ser um problema grave para o qual Governo Regional não encontra respostas adequadas, fazendo com que a taxa de desemprego no arquipélago esteja há 7 anos acima da média nacional.
Hoje o Serviço Regional de Estatística publicou os dados do último trimestre de 2019 relativamente à taxa de desemprego nos Açores. Como sempre, Governo e PSD fazem leituras diferentes daqueles que são os mesmos números. Enquanto o Governo sustenta uma trajetória decrescente, os sociais-democratas dizem que os Açores registam há sete anos uma taxa de desemprego acima da média nacional.
Para Joaquim Machado, presidente dos TSD/Açores, o desemprego continua a ser um problema grave nos Açores para o qual o Governo Regional não encontra respostas atempadas e adequadas.
“A taxa de desemprego registada no último trimestre de 2019 e hoje publicada atesta a incapacidade do governo socialista para resolver este problema que atinge muitos milhares de famílias açorianas”, disse o presidente o líder dos TSD/Açores, constatando que pelo sétimo ano consecutivo a taxa de desemprego nos Açores se situa acima da média nacional. E há três trimestres que é a mais alta do país.
Ou seja, “a visão cor-de-rosa do Governo Regional não tem correspondência com a realidade vivida por mais de nove mil desempregado”.
Para o líder dos TSD/Açores pode mesmo afirmar-se que a crise ainda não passou nos Açores, pois a taxa de desemprego mantém-se superior à verificada em 2010, o ano imediatamente anterior à crise deixada pela governação ruinosa de José Sócrates – então com 6,9% e hoje nos 7,6%. E no mesmo sentido aponta o número de desempregados: 8.139 em 2010; 9.734 no ano findo.
Aliás, os dados do último trimestre de 2019 são deveras preocupantes, quando comparados com os do trimestre anterior: a população ativa baixou significativamente, assim como o número de pessoas empregadas e subiu a taxa de desemprego (mais 0,3 pontos percentuais).
A tudo isso acresce ainda milhares de desempregados integrados em 23 programas ocupacionais, “prova evidente de que as políticas económicas do Governo Regional são impotentes para debelar um desemprego estruturalmente elevado como o que ainda temos nos Açores”, conclui Joaquim Machado.
PSD-A/PE
