
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), leva a efeito no próximo dia 11 de fevereiro, terça-feira, a partir das 09:30, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, a conferência “Perspetiva Histórica do SRPCBA”. Esta conferência está aberta a todos os interessados, devendo as inscrições serem realizadas através do endereço de correio eletrónico srpcba@azores.gov.pt até ao próximo dia 07 de fevereiro.
O SRPCBA comemora este ano 40 anos de existência. A efeméride será assinalada ao longo do ano com a realização de eventos diversos, nos quais se insere a presente conferência.
Neste espaço de debate e reflexão, não só se pretende apresentar uma resenha histórica do SRPCBA como uma análise da sua relevante ação em prol da segurança dos açorianos, numa perspetiva de incessante procura das respostas mais adequadas, eficazes e rápidas em situações de catástrofe, particularmente importantes numa região predominantemente sujeita a ocorrências relacionadas com a atividade sísmica e vulcânica.
Em 1980, o sismo do primeiro dia do ano que afetou gravemente as ilhas do grupo central exigiu do Governo dos Açores uma resposta para a qual o mesmo não estava organicamente preparado. Assim, deu entrada a 10 de abril desse mesmo ano, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, uma iniciativa parlamentar no sentido de criar um serviço de apoio às populações em situação de catástrofe. No seguimento dessa iniciativa, a 19 de junho, é aprovado no órgão máximo da autonomia o Decreto Legislativo Regional n.º 28/80/A que cria o então denominado Serviço Regional de Proteção Civil.
PE
