ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2020 COM 1,2 MILHÕES DE EUROS PARA PROPOSTAS DE INVESTIMENTO DA SOCIEDADE CIVIL

O Orçamento Participativo da Região Autónoma dos Açores para 2020 tem uma verba inscrita de 1 milhão e 200 mil euros para propostas de investimento da sociedade civil, deliberou o último Conselho de Governo, realizado nas Velas, ilha de São Jorge, a 23 de janeiro último.

Determinou ainda o Governo dos Açores que para além manter as cinco áreas de governação abertas à receção de ideias de investimento público por parte dos açorianos – Ambiente, Cultura, Inclusão Social, Juventude e Turismo – a introdução de uma nova área temática: Ciência e Inovação.

O Orçamento Participativo da Região Autónoma dos Açores foi introduzido em 2018, realizando-se este ano a sua 3.ª edição, com reforço de 200 mil euros na sua dotação em relação à edição de 2019 e com a introdução de mais uma área temática, elevando para seis as áreas de governação sujeitas a contributos por parte dos açorianos.

Na última edição, 2019, participaram cerca de 1.700 cidadãos na fase de apresentação de antepropostas, num total de 552 ideias de investimento público, resultando em 276 propostas submetidas à votação. Com base nos quase 12.000 votos registados, foram eleitos 39 projetos vencedores, que estão atualmente em execução.

GaCS/PE

Deixe um comentário