
Quantia foi entregue ao presidente da autarquia, José Leonardo da Silva, pelo emigrante Rui Baptista, ontem, nos Paços do Concelho.
Na ocasião, o presidente do município, José Leonardo Silva, fez questão de enaltecer o papel dos emigrantes da diáspora e a sua relação com o Faial. Por sua vez, o emigrante, Rui Baptista, sublinhou que apesar da distância e dos anos, “a ilha não sai de nós nunca”.
O presidente da Câmara da Horta (CMH) recebeu na tarde de ontem, nos Paços do Concelho, Rui Baptista, emigrante faialense que promoveu a 30 de novembro, várias iniciativas de angariação de fundos a favor das vítimas do furacão “Lorenzo” na Costa Leste dos Estados Unidos da América.
Numa reunião que contou com a presença de representantes do Instituto de Ação Social, Direção Regional da Habitação, Vice-Presidência do Governo e Juntas de Freguesia da Feteira e Angústias, os emigrantes fizeram chegar 12.175 USD de apoio, que vão ser distribuídos por 8 famílias e 4 empresários vítimas da catástrofe que assolou o Faial e os Açores em outubro passado.
Na ocasião José Leonardo Silva salientou a forte relação que a ilha do Faial e o Município da Horta mantém com os emigrantes da Diáspora.
O presidente da autarquia faialense destacou ainda o espírito de solidariedade que tem prevalecido junto dos emigrantes que se tem mostrado sempre prontos a ajudar, “estamos ainda a sarar as feridas que o furacão ‘Lorenzo’ deixou na nossa comunidade, pelo que ver que estes faialenses que, além-mar, têm o Faial no coração e são capazes de se unir para ajudar, é extremamente gratificante. Estou reconhecido e agradeço a todos em nome dos faialenses pelo apoio”.
Rui Baptista esclareceu ainda, em declarações à Comunicação Social que “as pessoas foram fantásticas, aderiram em grande número e mesmo as que não conseguiram estar presentes nos eventos que eu e o Rui Maciel organizámos, fizeram questão de ajudar. A ilha não sai de nós nunca, por mais anos que passem”.
Foto: © CMH | CMH/PE
