
Para o secretário coordenador do PS/Praia que reuniu na passada sexta-feira com a Administração da Porto dos Açores, o Governo assume “de forma objetiva” a principais linhas orientadoras para o Porto da Praia da Vitória, com uma estratégia de investimentos que reforçam o desenvolvimento local e a coesão regional.
O Secretariado da Secção do PS/Praia acompanhado por elementos da Juventude Socialista (JS), reuniu na passada sexta-feira, 17, com a Administração da Porto dos Açores, no Porto Oceânico da Praia da Vitória. Nesta reunião, o órgão coordenado por Osório Silva ficou a saber as principais linhas de orientação para aquela infraestrutura portuária, assim como os investimentos já realizados e a realizar.
Após o encontro, o secretário coordenador do PS/Praia, manifestou-se satisfeito pelo que acabara de ouvir, já que os investimentos executados e os previstos para este ano demonstram que o Governo dos Açores não só “continua a cumprir as suas promessas e a reforçar o investimento nesta importante infraestrutura para o desenvolvimento da nossa ilha, como reforça a política de coesão regional pela sua importância no contexto da Região”.
Para Osório Silva, o Governo dos Açores assume “de forma objetiva” quais são as principais linhas orientadoras para esta infraestrutura portuária: “A potenciação das áreas dominiais da Portos dos Açores, o potencial de criação de terminal de ‘transhipment’, a definição do nosso porto da Praia como porto abastecedor de GNL (Gás Natural liquefeito) e os investimentos em curso ao nível do seu reordenamento portuário”, são investimentos que “reforçam o desenvolvimento da economia local e a coesão regional”.
Osório Silva sublinha que nesta reunião de trabalho, verificou-se que “há claramente uma estratégia definida para se reforçar e potenciar a infraestrutura” e que está implementada uma estratégia de requalificação do núcleo de pescas e identificação de áreas disponíveis a concessionar, “o que permitirá o desenvolvimento das principais linhas orientadoras, expandir a zona industrial da Praia da Vitória”.
Em relação aos compromissos já assumidos, como a concessão do terminal de contentores e colocação do porto da Praia, enquanto porto de abastecimento de GNL, “ficámos com uma perspetiva clara, que está para breve, o lançamento do concurso internacional para a instalação do terminal de ‘transhipment’”, frisou.
Quanto à instalação do entreposto de GNL, Osório Silva refere que a administração da Portos dos Açores “continua a trabalhar e mantém todo o empenho e interesse na sua instalação”, explicando a integração desta entidade no grupo de trabalho liderado pelo Banco Europeu de Investimento, que está a elaborar um estudo sobre o abastecimento de combustíveis aos navios que utilizam as rotas do Atlântico Norte, “uma vez que será o mercado a ditar este processo”.
O líder socialista praiense destacou ainda o que está previsto realizar-se ao nível das acessibilidades e operacionalidade do porto, investimentos que diz chegar aos 9 milhões de euros, para além dos investimentos já concretizados que contribuíram para melhorar o acesso portuário, sobretudo na época ferry. Este Investimento apoiados pelo Governo Regional dos Açores e pelo COMPETE 2020 também prevê “a aquisição de vários equipamentos tais como uma segunda grua portuária, dois empilhadores reach-stacker, a requalificação das oficinas, do armazém e do edifício das operações portuárias, sem esquecer a requalificação paisagística da zona envolvente ao forte de Santa Catarina”, elencou. No seu conjunto, estes investimentos, “permitirá de forma muito significativa reforçar a eficácia e eficiência para os utentes do cais comercial ao longo de todo o ano”, afirmou Osório Silva.
Por fim, o secretário coordenador do PS/Praia assinalou também como “muito positivo” o aumento do número total de escalas de navios em 2019, que se situou nas 519 escalas, representando mais 13%, bem como o aumento em carga movimentada “que se estima que tenha subido para mais de 2,4% em termos de peso absoluto e mais 7,7% em termos de carga movimentada”.
PS-T/PE
