BAILINHOS DA PRAIA DA VITÓRIA ANTECIPAM CARNAVAL NA DIÁSPORA

Com “Mulheres ao Comando” os “Mordomos” só têm que trabalhar. Confronto de géneros do Carnaval 2020 da Terceira em estreia absoluta na América, porque os nossos emigrantes o merecem.

Dois bailinhos de Carnaval (1 de homens outro de mulheres) da Praia da Vitória partiram na tarde da última quinta-feira, 16 de janeiro, para Boston, nos Estados Unidos da América (EUA), para atuar junto da comunidade de emigrantes. A comitiva que estará em terras do “Tio Sam” até 04 de fevereiro, fará as primeiras atuações na capital do Estado de Massachusetts até ao dia 21 de janeiro, partindo depois para o Estado da Califórnia, na costa leste dos EUA, onde atuará até ao dia 02 de fevereiro. O regresso à Praia da Vitória, como já foi referido será no dia 04 de fevereiro.

Na bagagem, para além da alegria de muitos reencontros de familiares e amigos, a comitiva praiense leva a cor, o ritmo, a musicalidade, a coreografia, a poesia e a peculiar boa disposição do humor satírico que tão bem caracteriza e distingue o carnaval na ilha Terceira, com dois assuntos que se encaixam e complementam numa hilariante narrativa que promete não deixar ninguém indiferente.

O bailinho dos homens é constituído por 15 elementos, tem como assunto “Os Mordomos” da autoria de Flávio Rocha, a letra é de Hernâni Rocha e os arranjos musicais ficaram a cargo de Renata Almeida e António Avelino Borges. Já o bailinho das mulheres, é constituído por 20 elementos, sendo o assunto “Mulheres ao Comando” escrito por José Esteves que é também o autor da letra. A música do bailinho é da responsabilidade de Hélder Linhares.

A saga é simples: As belas esposas convidam seus servos maridos para uma viagem à América deixando-os absolutamente radiantes… porque mal sabem o que verdadeiramente lhes espera. No mundo de hoje de alterações climáticas e muitas cismáticas, do politicamente correto e das leis da paridade, as mulheres são quem mais ordenam, e assim com “Mulheres ao Comando” os homens são os seus “Mordomos” para lhes fazer a vontade e carregar-lhes as malas, enquanto elas do pedestal dos seus saltos altos e na sabedoria dos seus longos cabelos vão criando uma nova ordem mundial. E tudo vai bem até que começa a correr mal… A história continua para os terceirenses num salão da ilha perto de si.

A eventual ida de bailinhos de Carnaval da ilha Terceira aos EUA, antecipando as atuações que fariam nesse mesmo ano por ocasião do entrudo na própria ilha, já há muito que era falada entre os emigrantes praienses que anualmente nos visitam, assumindo contornos efetivos o ano passado por ocasião das Festas da Praia 2019. Para que esta viajem fosse possível o grupo desenvolveu um conjunto de iniciativas de angariação de fundos, que começou por uma tasca durante as Festas da Praia 2019 e continuou ao logo do ano com a realização de “Take Away”. Contudo, a viagem só se concretizou graças à incansável colaboração de muitos emigrantes praienses que num gesto de fraterno amor ao Carnaval, à Praia, à Terceira, aos Açores e às suas gentes, acolhem no aconchego dos seus doces lares a comitiva praiense.

No dia de ontem, 17 de janeiro, “Os Mordomos” com “Mulheres ao Comando” atuaram no salão de East Providence, em Rhode Island. Hoje, os dois bailinhos da Praia da Vitória estarão em Stoten, Warrien, Cambridge, e no salão dos Amigos da Terceira. No domingo, a comitiva estará em Lowel atuando no clube dos Azuis, dos Vermelhos, no Salão da Irmandade do Espírito Santo e em Peabody. Na segunda-feira, 20, a comitiva atuará pela última vez em Boston.

Já na Califórnia, haverá atuações a 24 de janeiro, em Turlock, no salão Nossa Senhora de Assunção, a 25, em Tulare, no “Portuguese Hall”, a 26, em São José, no “Portuguese Band”, a 01 de fevereiro, na Artesia, no “Artesia Divino Espírito Santo”, sendo a última atuação, a 02 de fevereiro, na cidade de Chino, no “Chino Divino Espírito Santo”.

PE

Deixe um comentário