NA ALRAA: BE APRESENTA PROTESTO PELA “INCAPACIDADE” DO GOVERNO EM GARANTIR O ABASTECIMENTO ÀS FLORES

O Bloco de Esquerda (BE) apresentou hoje, no Parlamento dos Açores, na cidade da Horta, um voto de protesto pela “incapacidade” do Governo Regional em garantir o abastecimento à ilha das Flores nas últimas semanas de 2019 e nas primeiras de 2020, deixando a ilha com falta de produtos alimentares e bens de primeira necessidade. O voto de protesto mereceu o apoio de todos os partidos da oposição, mas foi rejeitado pelos votos dos deputados do PS, que acusa o BE se recusam a “reconhecer a inoperância, desorganização e descoordenação do Governo Regional nesta matéria”.

Segundo o BE/Açores, “perante a destruição do porto das Lajes, eram esperadas do Governo Regional – como haviam sido prometidas – medidas que a curto prazo permitissem um abastecimento, o mais regular possível, que devolvesse alguma previsibilidade e segurança à ilha”, mas afirma o BE/Açores “a verdade é que o Governo não tomou as medidas necessárias para evitar a situação de escassez de produtos nos estabelecimentos comerciais que se veio a verificar”.

Na sua intervenção no Parlamento Regional, o deputado Paulo Mendes, salientou que “a inoperância, a desorganização, a descoordenação e a falta de capacidade de resposta por parte do Governo Regional tiveram como consequência o fim do stock de bens essenciais nas superfícies comerciais”, uma situação diz Paulo Mendes, que provocou “um sentimento de abandono por parte da população”.

Prova deste abandono, prossegue o deputado bloquista, “é que apesar de ter sido disponibilizado no portal do Governo – para toda a população, mas principalmente para os comerciantes – um calendário, em atualização permanente, com a previsão da escala de navios para o abastecimento da ilha, esta informação deixou de ser atualizada no dia 13 de dezembro – data em que foi feito o último abastecimento regular de 2019. A partir desta data, os comerciantes e a população deixaram de saber com o que contar”.

“Embora a senhora secretária regional das Obras Públicas e Transportes tenha afirmado que o abastecimento de mercadorias ao Grupo Ocidental ‘é uma preocupação do Governo todos os dias’, a verdade é que o Governo não tomou as medidas necessárias para evitar a situação de escassez de produtos nos estabelecimentos comerciais que se veio a verificar”, concluiu Paulo Mendes.

BE-A/PE

Deixe um comentário