
A Divisão Policial de Ponta Delgada, através da Esquadra da Ribeira Grande e no âmbito do programa especial Escola Segura, irá organizar em parceria com a Escola Básica Integrada da Ribeira Grande a “VIII – FEIRA DE SEGURANÇA INFANTIL”, cuja abertura oficial irá realizar-se em 14 de janeiro de 2020, pelas 14:30.
Este evento vai decorrer de 14 a 17 de janeiro nos períodos das 09:30 às 12:00 e das 13;30 às 16:00, no pavilhão gimnodesportivo da Escola Gaspar Frutuoso – Ribeira Grande.
Durante 4 dias estarão reunidas naquele pavilhão doze entidades públicas e privadas (Polícia de Segurança Pública; Unidade de Saúde Pública; Escola Secundária da Ribeira Grande; Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande; Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande; Centro de Apoio Social e Acolhimento – Bernardo Manuel Silveira Estrela; Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Ribeira Grande; Observatório Astronómico de Santana; Câmara Municipal da Ribeira Grande – Biblioteca Daniel de Sá e Serviço de Proteção Civil; Associação para o Planeamento Familiar e Saúde Sexual e Reprodutiva dos Açores e a Expolab – Centro de Ciência Viva) que dinamizarão cada uma o seu ateliê, subordinado ao tema da segurança infantil em vários ambientes e contextos, com o propósito de ajudar as crianças a detetar situações de perigo, avaliar a gravidade do risco e a dotá-las dos mecanismos de defesa adequados, melhorando desta forma a sua segurança e autoproteção, quer em casa, quer nos espaços públicos e perante diversos cenários.
O evento terá como público-alvo os alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos dos diversos estabelecimentos de ensino público do 1.º ciclo da cidade da Ribeira Grande, sendo expectável a visita de cerca de 694 crianças, os seus docentes e auxiliares.
Todos os anos, a Feira de Segurança Infantil encontra-se subordinada a um tema tendo por base um conto, o qual este ano é “O Dragão Samuel”, que descreve a vida de um dragão que vive numa floresta e é rejeitado pelos amigos, por ser diferente. Esta fábula centra-se sobre a diferença e como devemos ser aceites. Assim, a VIII Feira de Segurança Infantil foca-se na diferença, o que auxilia as diferentes entidades a escolherem subtemas a trabalhar.
CRA-PSP/PE
