VERSÃO E-PAPER

ANO: II | N.º 058 | 08.02.2021

SEMANA: 01 A 07 DE FEVEREIRO 2021
(Ver capa)

AGUALVA
EXPLOSÃO FAZ TRÊS FERIDOS
A causa da explosão que foi seguida de incêndio poderá estar relacionada com a produção de drogas sintéticas.

SEGURANÇA
PSP DA PRAIA FAZ FISCALIZAÇÃO RODOVIÁRIA E DETETA 41,67% INFRAÇÕES
Foram alvo de inspeção um total de “24 veículos”, nos quais foram detetadas 10 (41,67%) infrações de natureza contraordenacional.

DEVIDO À COVID
CMPV MELHORA APOIOS SOCIAIS
No âmbito da presente crise económica e social provocada por este tempo de pandemia, a Câmara Municipal da Praia da Vitória, apresentou na Assembleia Municipal uma proposta de melhoria dos apoios às famílias e ao arrendamento, que em sede de discussão, foi melhorada e consequentemente aprovada.

COVID-19
GOVERNO DETERMINA PROIBIÇÃO DE CIRCULAÇÃO NA VIA PÚBLICA NO CARNAVAL
Para além do encerramento a partir das 20:00 de todos os estabelecimentos de comércio não essencial, Governo proíbe qualquer festividade associada ao Carnaval e a circulação na via pública entre as 20:00 e as 05:00, a partir da última sexta-feira antes da terça-feira de entrudo.

PROTEÇÃO CIVIL
GOVERNO PROCEDE AO PAGAMENTO DOS PRÉMIOS COVID-19 AOS BOMBEIROS DOS AÇORES
Um despacho do secretário regional da Saúde e Desporto, publicado na passada sexta-feira, em Jornal Oficial, procede ao pagamento do prémio de desempenho COVID-19 aos bombeiros da Região, referente ao período entre março e maio de 2020.

LOCAL.
CÂMARA DA PRAIA APROVA APOIOS AO ASSOCIATIVISMO DE CERCA DE 647 MIL EUROS
Estes apoios enquadram-se no Regulamento Municipal “Cooperar e Desenvolver” e abrange 89 entidades sediadas no concelho da Praia da Vitória. Relativamente aos apoios concedidos no ano transato, ao abrigo do mesmo regulamento, regista-se um crescimento de cerca de 215 mil euros, abraçando mais 14 novos projetos.
DIA MUNDIAL DAS ZONAS HÚMIDAS: MUNICÍPIO DA PRAIA CANDIDATA PAUL DA PEDREIRA, NO CABO DA PRAIA, A SÍTIO RAMSAR
No âmbito das comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas, assinalado esta terça-feira,02, o Município da Praia da Vitória candidatou o Paul da Pedreira a sítio RAMSAR, perspetivando a sua classificação como zona húmida de importância ecológica internacional ao abrigo da Convenção sobre as Zonas Húmidas de Importância Internacional — RAMSAR.

CONCELHOS
CIDADE DA HORTA DISTINGUIDA COMO “MUNICÍPIO AMIGO DO DESPORTO”
A cidade da Horta foi distinguida, pelo quarto ano consecutivo, com o galardão e reconhecimento público atribuído pela plataforma Cidade Social e avalizado pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, como “Município Amigo do Desporto”.
CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO ROQUE DO PICO APOIA JUNTAS DE FREGUESIA EM 137,500 EUROS
Proposta do presidente do Executivo, no âmbito da delegação de competências, foi aprovada por unanimidade na Assembleia Municipal. Por outro lado, a Cidade Social distinguiu, pelo quarto ano consecutivo, o concelho de São Roque do Pico com o galardão “Município Amigo do Desporto”.
EXPOSIÇÃO “PONTA DELGADA: MEMÓRIAS FOTOGRÁFICAS (1860-1960)” DÁ INÍCIO ÀS COMEMORAÇÕES DOS 475 ANOS DE ELEVAÇÃO A CIDADE
A exposição “Ponta Delgada: Memórias Fotográficas (1860-1960)” marca o início das comemorações do 475.º aniversário da cidade, que se assinala a 02 de abril.
VELAS: PRESIDENTE DA CÂMARA ACOMPANHA SITUAÇÃO DO CENTRO DE SAÚDE
O presidente do Município de Velas, Luís Silveira, foi convidado pelo Governo Regional para acompanhar a visita que o diretor regional das Obras Públicas realizou, recentemente, ao Centro Saúde das Velas, cuja obra se encontra suspensa desde meados do ano passado.
PELO 5.º ANO CONSECUTIVO, CÂMARA DE ANGRA RECEBE GALARDÃO “MUNICÍPIO AMIGO DO DESPORTO”
A Câmara Municipal de Angra do Heroísmo recebeu pelo quinto ano consecutivo o galardão de “Município Amigo do Desporto”, distinção atribuída anualmente pela plataforma “Cidade Social” destinado a reconhecer, distinguir, promover e premiar as boas práticas ao nível da gestão do desporto nos municípios portugueses, no âmbito da promoção do desenvolvimento desportivo nos seus territórios.
HORTA: CONCLUÍDA INTERVENÇÃO NA RUA JOSÉ FIALHO E PARTE DA RUA ALMEIDA GARRET, NA FREGUESIA DA CONCEIÇÃO
Está concluída a intervenção na Rua José Fialho e em parte da Rua Almeida Garrett, na freguesia da Conceição, informa una nota da Câmara Municipal.
PONTA DELGADA PREPARA CANDIDATURA A CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA EM 2027
Ponta Delgada, em parceria com Angra do Heroísmo e Horta, com o apoio do Governo Regional dos Açores, vai apresentar a candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027.

REGIÃO
AVIÃO DA SATA FAZ DESCIDA DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DA MADEIRA
Um avião da SATA efetuou, na manhã da passada segunda-feira, “uma descida de emergência” na ilha da Madeira, sem feridos entre os passageiros, depois de ter sido detetado “um problema técnico associado à pressurização da aeronave”.
PONTA DELGADA: DETENÇÃO DE CIDADÃ ESTRANGEIRA POR TRÁFICO DE ESTUPEFACIENTES
Mulher de 20 anos foi detida na posse de um quilo de heroína e outro de produto de corte.
GOVERNO REGIONAL AVANÇA COM APOIO EXCECIONAL AOS PROFISSIONAIS DA PESCA
O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar e das Pescas, avançou com um apoio excecional aos profissionais da pesca para o primeiro semestre do ano 2021, na sequência da situação de pandemia COVID-19 que se vive, envolvendo um envelope financeiro de 909 mil euros.
“PRECISAM-SE POLÍTICAS DE GESTÃO DE RESÍDUOS NOVAS PARA ASSEGURAR O CUMPRIMENTO DAS METAS COMUNITÁRIAS”, DEFENDE ALONSO MIGUEL
O secretário regional do Ambiente e Alterações climáticas defendeu, à margem de uma reunião com a TERAMB, na passada terça-feira, em Angra do Heroísmo, serem necessárias novas políticas de gestão de resíduos para conseguir assegurar o cumprimento das metas comunitárias nessa matéria.
GOVERNO REGIONAL ASSINALA O DIA MUNDIAL DAS ZONAS HÚMIDAS COM ATIVIDADES DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL EM VÁRIAS ILHAS
Dia Mundial das Zonas Húmidas assinalou-se a 02 de fevereiro, mas a data foi assinalada na Região ao longo de toda a semana, com diversas ações em várias ilhas. Nos Açores estão oficialmente designadas 13 Zonas Húmidas de Importância Internacional pela Convenção Ramsar, entre elas o Paul da Praia da Vitória, que é o único sítio nos Açores com gestão municipal.
GNR CONSTITUI ARGUIDOS DOIS HOMENS POR “FURO” À CERCA SANITÁRIA EM RABO DE PEIXE
Os dois indivíduos encontravam-se na freguesia de São Roque, no concelho de Ponta Delgada, para onde se deslocaram numa carrinha de pão, com declarações de exceção falsas.
CERCA SANITÁRIA EM RABO DE PEIXE PODE SER ALIVIADA ESTA SEMANA
Segundo o secretário regional da Saúde e Desporto, “está a ser ponderada a possibilidade de se restringir a área geográfica da cerca”, mas Clélio Meneses fez questão de deixar claro, que os números da pandemia serão determinantes nesta análise e decisão.
INTEGRAÇÃO DE IMIGRANTES DEVE ASSENTAR NA INCLUSÃO SOCIAL, DEFENDE VICE-PRESIDENTE DO GOVERNO
Artur Lima aponta como estratégia do Governo Regional para o acolhimento dos imigrantes na Região, numa “dupla ação”: por um lado, pretende-se promover a “plena integração das comunidades imigrantes”, por outro, é necessário garantir a preservação da “identidade cultural açoriana”.
TRANSPORTE DE MERCADORIAS E COMBUSTÍVEIS PARA A ILHA DO CORVO
Embarcação da empresa dos Transportes Marítimos Graciosenses esteve este fim de semana a transportar para a ilha do Corvo 225 toneladas de diversos bens essenciais e combustíveis.
DETENÇÃO DE HOMEM DE 65 ANOS POR ABUSAR SEXUALMENTE DA NETA
A Polícia Judiciária apurou que o homem tinha antecedentes de abusos sexuais, consumados contra a mãe da vítima – sua filha.
COVID-19: MAIORIA DAS ESCOLAS DE SÃO MIGUEL REGRESSAM AO ENSINO PRESENCIAL
A partir desta segunda-feira, 08 de fevereiro. A EBI de Rabo de Peixe e a EBI de Ponta Garça continuam totalmente encerradas.
PRIMEIRO CIDADÃO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA DA REGIÃO VACINADO NO FAIAL
O vice-presidente do Governo anunciou, na passada quinta-feira, na Santa Casa da Misericórdia da Horta, que foi dado início ao processo de vacinação das pessoas com deficiência da Região que estão institucionalizadas.
CLÉLIO MENESES PREOCUPADO COM SUBFINANCIAMENTO DA SAÚDE NA ILHA DO FAIAL
Secretário da Saúde visitou Hospital da Horta e Unidade de Saúde de ilha, onde diz lhe terem reportado insuficiências nos recursos humanos e dividas a terceiros na ordem dos 13 milhões de euros.
SECRETÁRIO REGIONAL DA AGRICULTURA ANUNCIA ABERTURA DE CANDIDATURAS AOS APOIOS DO POSEI E PRORURAL
Candidaturas de apoios diretos do POSEI e do PRORURAL aos agricultores dos Açores, decorrem entre o dia 27 de fevereiro e 15 de maio.
AÇORES COM 45 CANDIDATURAS DE ZONAS BALNEARES AO PROGRAMA BANDEIRA AZUL 2021
Regista-se uma subida de mais três candidaturas em relação ao ano anterior. Os galardoados serão anunciados a 30 de abril pela Associação Bandeira Azul da Europa.

POLÍTICA
XVIII CONGRESSO REGIONAL DO PS/AÇORES DECORRERÁ DE 16 A 18 DE JULHO NA HORTA
Reunião magna dos Socialistas açorianos está agendada para o fim de semana de 16 a 18 de julho, na ilha do Faial. A eleição do presidente do partido na Região foi marcada para os dias 04 e 05 de junho, decorrendo entre os dias 19 e 20 março, as escolhas dos membros de cada Comissão de Ilha.
DEPUTADOS DO PSD/TERCEIRA QUEREM DIFERENCIAÇÃO POSITIVA NOS APOIOS AOS JOVENS AGRICULTORES
Os deputados do PSD/Açores eleitos pela Terceira defendem uma diferenciação positiva nos apoios públicos para os jovens agricultores, “em função das necessidades e das potencialidades de cada uma das ilhas, em prol de um setor mais forte e valorizado”.
COVID-19: BE/AÇORES QUER EXPLICAÇÕES SORE VIOLAÇÃO DO PLANO DE VACINAÇÃO NO CORVO
Em requerimento entregue na Assembleia Legislativa dos Açores, na passada segunda-feira, o Bloco de Esquerda indaga o Governo Regional, nomeadamente a Secretaria Regional da Saúde e Desporto relativamente ao incumprimento dos critérios estabelecidos no Plano Regional de Vacinação contra a COVID-19, na sequência das declarações do delegado de saúde da ilha do Corvo, que dão conta da vacinação de 200 pessoas à revelia das prioridades definidas naquele plano estratégico e orientador.
INICIATIVA LIBERAL QUER UM NOVO REBOCADOR PARA O PORTO DE PONTA DELGADA
A Iniciativa Liberal quer que o Governo Regional dos Açores, através da Porto dos Açores, proceda à construção de um novo rebocador para equipar o porto de Ponta Delgada. Nesse sentido, a sua representação parlamentar entregou na Assembleia Legislativas dos Açores um Projeto de Resolução.
BLOCO DE ESQUERDA QUER MAIOR SENSIBILIZAÇÃO À ENDOMETRIOSE PARA CONTRIBUIR PARA O SEU DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA PRECOCE
Quebrar tabus sobre a saúde da mulher, sensibilizar os profissionais de saúde e dar mais conhecimento às jovens sobre a endometriose para que o seu diagnóstico e a terapêutica aconteçam mais cedo é o objetivo de uma proposta que o Bloco de Esquerda vai levar ao parlamento dos Açores. A iniciativa foi apresentada, em conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo, na passada terça-feira, pela deputada Alexandra Manes.
TAXA DE ABANDONO ESCOLAR PRECOCE: PS PREOCUPADO COM FALTA DE ESTRATÉGIA DO NOVO GOVERNO, PSD DESANPONTADO COM OS RESULTADOS DO ANTERIOR EXECUTIVO
Um requerimento entregue ontem na Assembleia Legislativa Regional pelo grupo parlamentar do PS/Açores, interroga o governo da coligação PSD, CDS e PPM, sobre as metas definidas para taxa de abandono escolar precoce no final presente legislatura, já que, diz o deputado Rodolfo Franca, o Programa do Governo não tem “uma única referência a este assunto”. Em resposta, a deputada do PSD, Délia Melo, mostra-se desapontada com resultados obtidos ao longo dos últimos 24 anos, onde o Governo socialista “falhou redondamente” as metas que fixou. Em 2020, refere Délia Melo, o PS fixou como meta a redução para 10% da taxa de abandono escolar precoce, mas esta “mantém-se nos 27 por cento, a mais alta do país e quase três vezes superior à média nacional”.
ANDRÉ VENTURA EM S. MIGUEL PARA ANALISAR NOVO GOVERNO REGIONAL
O presidente do partido Chega, André Ventura, esteve em São Miguel quinta e sexta-feira, onde reuniu com os deputados regionais do partido e analisar a evolução do novo Governo de direita na Região.
CDS-PP E PPM PROPÕEM CRIAÇÃO EFETIVA DO CANAL PARLAMENTO/AÇORES
Os grupos parlamentares do CDS-PP e do PPM apresentaram, uma proposta para a criação do Canal Parlamento/Açores, tendo para o efeito delineado um projeto de resolução com os termos em que deve ser estabelecido um protocolo entre a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e a Rádio e Televisão de Portugal, S.A. para a transmissão, em direto e em canal aberto, das reuniões do plenário e das comissões parlamentares.
ANDRÉ VENTURA SATISFEITO COM “CONVERSA AGRADÁVEL E APROFUNDADA” COM BOLIEIRO
O presidente do partido nacionalista Chega, André Ventura, mostrou-se hoje satisfeito por não haver “nem cordões sanitários nem diabolização mútua”, nos Açores, entre o seu partido e o PSD, que lidera a coligação que governa a Região.
PAN/AÇORES ASSUME “CONVERGÊNCIAS” COM O GOVERNO REGIONAL SOBRE PRÓXIMO ORÇAMENTO
O porta-voz do PAN/Açores, Pedro Neves, assumiu que existem convergências com o Governo Regional sobre o Plano e Orçamento da região para 2021, realçando que o partido não vai assumir posição de voto até conhecer o documento. O deputado do PAN falava na sexta-feira, após uma audição com o presidente do Governo e o secretário regional das Finanças.
IL/AÇORES QUER REDUÇÃO DA CARGA FISCAL E REFORÇO DO SERVIÇO DE SAÚDE EM 2021
O líder da Iniciativa Liberal (IL) nos Açores, Nuno Barata, disse que o partido pretende que o Orçamento da região para 2021 contemple uma redução da carga fiscal e um reforço do Serviço Regional de Saúde. O deputado único do IL/Açores falava sexta-feira, após uma audição com o presidente do executivo açoriano, José Manuel Boleiro.
PPM/AÇORES QUER AUMENTAR RECURSOS PARA SETOR DA SAÚDE NO ORÇAMENTO DA REGIÃO
O líder do PPM/Açores, Paulo Estêvão, disse ser necessário aumentar “muito significativamente” os recursos para o setor da saúde no Orçamento da região para 2021, para enfrentar a pandemia da covid-19 e pagar aos fornecedores. O monarca do Corvo falava após uma audição com o presidente do Governo Regional, na passada sexta-feira, por videoconferência.
DEPUTADOS DO PSD/TERCEIRA QUEREM TARIFAS DE OPERAÇÃO MAIS BARATAS NO PORTO DA PRAIA DA VITÓRIA
Em requerimento entregue na Assembleia Legislativa dos Açores, os deputados sociais-democratas eleitos pela ilha Terceira, propõem ao Governo Regional a revisão das tarifas de operação portuária, no sentido de as tornar mais equitativas, numa lógica de coesão regional, e permitindo uma operação mais barata no porto da Praia da Vitória.
PS/AÇORES APONTA A SAÚDE, EMPREGO E EDUCAÇÃO COMO AS PRINCIPAIS QUESTÕES A TRATAR NO ORÇAMENTO DA REGIÃO PARA 2021
O presidente do Partido Socialista dos Açores abordou, na passada sexta-feira, a saúde, o emprego, a economia, a pobreza, a educação e a redução fiscal, como sendo as principais questões suscitadas pelo Partido Socialista no âmbito da preparação do Plano e do Orçamento da Região para 2021.
CHEGA/AÇORES ESPERA QUE RETOMA NA ECONOMIA PERMITA REDUZIR BENEFICIÁRIOS DE RSI
O líder do Chega/Açores afirmou, na passada sexta-feira, que espera ver uma retoma na economia açoriana a partir do segundo semestre e que, se não houver um aumento do desemprego, há condições para reduzir o número de beneficiários do RSI.
CDS/AÇORES QUER ORÇAMENTO REGIONAL COM SUSTENTABILIDADE ECONÓMICA, SOCIAL E AMBIENTAL
O dirigente do CDS/Açores, Félix Rodrigues, defendeu, na passada sexta-feira, que o orçamento regional dos Açores para 2021 deve assegurar sustentabilidade económica, social e ambiental e dar “especial à atenção” ao reforço do Serviço Regional de Saúde.

DESPORTO
AFAH INICIA COMEMORAÇÕES DO SEU CENTENÁRIO
Programa comemorativo de um século de existência iniciou-se, na passada quarta-feira, com a exibição do primeiro episódio de uma série de seis, onde várias personalidades do futebol partilham experiências para mais tarde recordar.
CAMPEONATO DE PORTUGAL — SÉRIE “G” — 15.ª JORNADA — RESULTADOS

CULTURA
GOVERNO REGIONAL CONCEDE APOIO EXCECIONAL À CULTURA
Uma resolução do Conselho do Governo hoje publicada na passada segunda-feira em Jornal Oficial, concede um apoio excecional aos trabalhadores independentes e pessoas coletivas sem fins lucrativos que exerçam, em regime de exclusividade, atividades na área da cultura na Região Autónoma dos Açores.
OFICINA “FALAR BEM EM PÚBLICO” NA BIBLIOTECA PÚBLICA E ARQUIVO REGIONAL LUÍS DA SILVA RIBEIRO
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, promove uma oficina de debate sobre a arte de “Falar Bem em Público”, entre os dias 08 e 12 de fevereiro, das 19:00 horas às 20:30.

NOTÍCIAS DA TRETA

Nota: Para voltar a esta página use a função retroceder do seu browser.