VERSÃO E-PAPER

ANO: II | N.º 059 | 15.02.2021

SEMANA: 08 A 14 DE FEVEREIRO 2021
(Ver capa)

DESTAQUE
JOVEM COMPOSITOR PRAIENSE ASSINA BANDA SONORA DE SÉRIE DOCUMENTAL A EXIBIR NA RTP
Com apenas 22 anos, o jovem compositor praiense, Gualter Silva, é responsável pela banda sonora de uma série documental que deverá estrear na RTP no final do ano. Estudante na Escola Superior de Música de Lisboa, Gualter Silva abraça um novo desafio na sequência de um rumo há muito trilhado e alicerçado numa forte paixão pela composição musical.

TRABALHO
IPSS E MISERICÓRDIAS COM FERIADO NA TERÇA-FEIRA DE CARNAVAL, INFORMA SINTAP
O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAP) informou os associados trabalhadores das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e das Misericórdias dos Açores que a terça-feira de Carnaval “é considerado feriado neste setor”.

TURISMO
CMPV PREPARA CONCESSÃO DE QUIOSQUES PARA EMPRESAS DE ANIMAÇÃO TURÍSTICA
Poderão submeter candidaturas ao concurso de concessão empresas ou empresários em nome individual. Numa primeira fase está previsto a concessão de quatro espaços.

LIVRO
TAL DISPARATE DE GLOSSÁRIO – TERMOS E EXPRESSÕES POPULARES DA ILHA TERCEIRA
Com edição das Letras Lavadas, está à venda o livro “Tal Disparate de Glossário – Termos e Expressões da Ilha Terceira”, compilação de Ana Rita Martins de Carvalho, que reúne um conjunto de expressões e termos únicos característicos da oralidade popular dos terceirenses.

LOCAL.
ACADEMIA DE JUVENTUDE E DAS ARTES DA ILHA TERCEIRA COM NOVAS AULAS DE FORMAÇÃO PARA JOVENS
A Câmara Municipal da Praia da Vitória e a Cooperativa Praia Cultural preparam-se para lançar novas formações para bandolim, guitarra elétrica, viola da terra, yoga e meditação, a decorrer na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira. As inscrições decorrem até 15 de fevereiro.
NA AJAIT: EXPOSIÇÃO MILITAR “100 ANOS DA AVIAÇÃO NAVAL”
A partir de 19 de fevereiro até 31 de março estará patente na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, na Praia da Vitória, a exposição militar “100 Anos da Aviação Naval”. A mostra é constituída por 20 painéis com registos fotográficos e de texto que abordam os momentos históricos da aviação naval nacional.
CÂMARA DA PRAIA REFORÇA BENEFÍCIOS SOCIAIS PARA OS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
A Câmara Municipal da Praia da Vitória aprovou um novo Regulamento Municipal de apoio aos bombeiros voluntários reforçando direitos e benefícios sociais. O novo regulamento também aprovado em Assembleia Municipal entrará em vigor após publicação em Diário da República.
ASSEMBLEIA MUNICIPAL DA PRAIA DA VITÓRIA APROVA VOTOS DE PESAR E DE CONGRATULAÇÃO POR INICIATIVA DO PS
No âmbito da primeira sessão ordinária da Assembleia Municipal da Praia da Vitória de 2021, que decorreu esta sexta-feira, o Grupo Municipal de Partido Socialista apresentou e viu aprovados, dois votos de pesar a ilustres cidadãos que contribuíram para o desenvolvimento social, cívico e económico da Praia da Vitória, particularmente ao empresário açor-canadiano David Tavares e ao enfermeiro António Braga.
CÂMARA DA PRAIA ASSINA CONTRATOS DE APOIO DE 5.000 EUROS AOS SALÕES DO CONCELHO, DEVIDO À NÃO REALIZAÇÃO DO CARNAVAL
Para colmatar a ausência de receitas derivada da não realização, este ano, das tradicionais manifestações de Carnaval, devido à pandemia COVID-19, a Câmara Municipal da Praia da Vitória apoia salões do Concelho em 5.000 euros.

CONCELHOS
HORTA: LANÇADO CONCURSO PARA A CONSTRUÇÃO DA PRAÇA CENTRAL DA FRENTE MAR
Foi apresentado na manhã da passada segunda-feira, durante a inauguração das obras de requalificação da Praça do Infante, o concurso público para a “Requalificação Urbana da Frente Mar da Cidade da Horta – Unidade de Intervenção do Troço Central”.
SÃO ROQUE DO PICO HOMENAGEIA 30 EMPRESAS E PERSONALIDADES
A Câmara Municipal de São Roque do Pico procedeu na passada segunda e terça-feira à entrega dos Prémios de Mérito e Excelência no âmbito das comemorações do Dia do Município referentes ao ano de 2020.
CÂMARA MUNICIPAL DA HORTA ASSINALA CARNAVAL EM TEMPO DE PANDEMIA
A cidade da Horta enche-se de palhaços, máscaras e outros motivos carnavalescos nos seus espaços públicos para assinalar o Carnaval, mesmo em período de pandemia.
RIBEIRA GRANDE: CÂMARA APROVA APOIO PARA PERDAS COM A CERCA SANITÁRIA DE RABO DE PEIXE
A Câmara da Ribeira Grande aprovou, por unanimidade, um apoio excecional de 40 mil euros, a fundo perdido, para fazer face “às perdas verificadas durante o período de cerca sanitária” na vila de Rabo de Peixe.
PONTA DELGADA: ESCOLAS PROFISSIONAIS PROPÕEM FUSÃO PARA RACIONALIZAR RECURSOS
A Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, a Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada e a APRODAZ apresentaram esta sexta-feira ao Governo Regional dos Açores uma proposta de fusão do ensino profissional destas três instituições.
RIBEIRA GRANDE: DOIS PRATICANTES DE SURF ESPANHÓIS RESGATADOS
Os Bombeiros da Ribeira Grande, em São Miguel, resgataram na noite de sábado dois praticantes de surf, de nacionalidade espanhola, que “estavam em dificuldades” devido ao vento, na zona do areal de Santa Bárbara.

REGIÃO
COVID-19: GOVERNO REGIONAL ANUNCIA PLANO COMPLEMENTAR PARA EXCEDENTES DA VACINA
O secretário regional da Saúde e Desporto anunciou, na passada segunda-feira, que o Governo Regional vai elaborar um plano complementar ao Plano Regional de Vacinação contra a COVID-19, no sentido de regulamentar os excedentes de doses da vacina, definindo, em casos de excedentes, quem serão os vacinados.
COMARCA DOS AÇORES DIMINUIU NÚMERO DE PROCESSOS PENDENTES EM 2020
O Tribunal Judicial da Comarca dos Açores manteve em 2020 a “diminuição geral das pendências” (número de questões judiciais pendentes), apesar das condicionantes provocadas pela pandemia de covid-19 que levaram a uma “menor celeridade”.
FALECEU MARIA TEODORA BORBA, PRIMEIRA DIRETORA DO MUSEU DA GRACIOSA
Faleceu na passada terça-feira, 09 de fevereiro, Maria Teodora Borba, docente e diretora do Museu da Graciosa, com 89 anos de idade, informa nota Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital.
GOVERNO REGIONAL SOLICITA INFORMAÇÕES À REPÚBLICA SOBRE DESCONTAMINAÇÃO NA ILHA TERCEIRA
Em carta enviada a Augusto Santos Silva, ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, o Governo Regional dos Açores, através do vice-presidente, Artur Lima, solicitou documentação sobre o processo de descontaminação dos solos e aquíferos da Praia da Vitória.
LUCÍLIA FAGUNDES PEDE DEMISSÃO DO CARGO DE DIRETORA REGIONAL
A diretora regional para a Promoção da Igualdade e Inclusão Social, Lucília Fagundes, apresentou o seu pedido de demissão, por motivos de ordem pessoal, informa uma nota da Vice-presidência do Governo Regional dos Açores.
DESCONTAMINAÇÃO DOS TERRENOS NA BASE DAS LAJES DEPENDE DE CONSENSO TÉCNICO, DIZ AUGUSTO SANTOS SILVA
A descontaminação dos solos e dos aquíferos nos terrenos adstritos à base militar das Lajes, depende de um consenso entre os pareceres técnicos português e norte-americano, disse na passada terça-feira, o chefe da diplomacia portuguesa, numa audição na comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas do parlamento nacional.
GOVERNO DOS AÇORES SUBSCREVE CARTA COM PREOCUPAÇÕES RELACIONADAS COM O NOVO PACTO ECOLÓGICO EUROPEU
O Governo dos Açores, através do Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, subscreveu uma carta ao Vice-presidente da Comissão Europeia, expressando enormes preocupações relativas às negociações em curso sobre o desenvolvimento rural, nomeadamente sobre o impacto do Novo Pacto Ecológico Europeu no segundo pilar da Política Agrícola Comum.
GOVERNO PROMOVE FORMAÇÃO QUE VISA SENSIBILIZAR ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PARA A INTEGRAÇÃO DE IMIGRANTES
A Vice-presidência do Governo dos Açores promove, através da Direção Regional das Comunidades, a formação “A Integração de Imigrantes: Introdução à Lei da Nacionalidade e Diálogo Intercultural”, nos dias 11 e 12 de fevereiro, destinada a trabalhadores da Administração Pública Regional implicados direta ou indiretamente no processo de acolhimento e integração de imigrantes.
“TRAÇOS GERAIS” DA REESTRUTURAÇÃO DA SATA CONHECIDOS NA QUINTA-FEIRA, CONFIRMA JOSÉ MANUEL BOLIEIRO
O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, confirmou hoje que tomará conhecimento na quinta-feira dos “traços gerais” do plano de reestruturação da transportadora SATA, que terá de chegar a Bruxelas até dia 18.
AVE DO ANO 2021 É EXCLUSIVA DOS AÇORES
O painho-de-monteiro, uma pequena ave que apenas nidifica no arquipélago dos Açores, foi eleito Ave do Ano 2021 numa votação online promovida pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.
EXECUTIVO “VAI REVISITAR O PLANO REGIONAL DE COMBATE CONTRA A POBREZA”, AFIRMA JOSÉ MANUEL BOLIEIRO
José Manuel Bolieiro falava no final de uma audiência, na passada quarta-feira, dia 10 de fevereiro, com o presidente do Conselho de Ilha de São Miguel, Luís Andrade, no Palácio de Sant´Ana.
“CONSELHOS DE ILHA TÊM UM PAPEL RELEVANTE NA PARCERIA DE REFLEXÃO CRÍTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DOS AÇORES”, DEFENDE JOSÉ MANUEL BOLIEIRO
José Manuel Bolieiro que falava no final de uma audiência com o presidente do Conselho de Ilha de São Miguel, Luís Andrade, referiu que estes órgãos consultivos são “elementos essenciais de reflexão para o desenvolvimento, sob o ponto de vista das populações, como também do ponto de vista dos territórios”.
DUARTE FREITAS ANUNCIA NOVA MEDIDA DE SUPORTE AO EMPREGO REGIONAL PARA APOIAR AS EMPRESAS NA MANUTENÇÃO DO EMPREGO
De acordo com o titular da pasta da Qualificação Profissional e Emprego, o apoio financeiro a atribuir às empresas “irá comparticipar o custo salarial das entidades empregadoras, além de um apoio adicional à formação dos seus trabalhadores”.
GOVERNO REGIONAL DISPONIBILIZA GABINETE VIRTUAL DE APOIO AO EMPRESÁRIO EM RABO DE PEIXE
O Gabinete Virtual de Apoio ao Empresário será uma estrutura temporária, localizada na Junta de Freguesia de Rabo de Peixe.
PRESIDENTE DO GOVERNO DESTACA RELAÇÃO DE PRONTIDÃO E COOPERAÇÃO COM O EXÉRCITO
José Manuel Bolieiro falava após receber, a passada quarta-feira, em audiência, o Comandante da Zona Militar dos Açores, Brigadeiro General Fausto Manuel Vale do Couto.
PRESIDENTE DO GOVERNO CONGRATULA PSP NOS AÇORES PELO APOIO DADO NAS CERCAS SANITÁRIAS
O Presidente do Governo expressou a sua gratidão à Polícia de Segurança Pública dos Açores pela colaboração no âmbito das cercas sanitárias.
COVID-19: BRUXELAS APROVA PROGRAMA DE AJUDAS DE ESTADO “APOIAR.PT AÇORES”
A Comissão Europeia aprovou o regime ‘Apoiar.PT Açores’ de ajudas estatais às micro, pequenas e médias empresas da região autónoma, no contexto da crise provocada pela pandemia da covi-19.
PLANO DE REESTRUTURAÇÃO DA SATA PREVÊ POUPANÇAS DE 68 ME ATÉ 2025
O plano de reestruturação da SATA a apresentar à Comissão Europeia prevê, até 2025, poupanças totais de 68 milhões de euros, avançou o presidente da empresa, Luís Rodrigues, aos jornalistas, na passada quinta-feira.
JOSÉ MANUEL BOLIEIRO APRESENTA PROGRAMA DA PRESIDÊNCIA PELOS AÇORES DA CONFERÊNCIA DOS PRESIDENTES DAS REGIÕES ULTRAPERIFÉRICAS (CRUP)
O Presidente do Governo dos Açores afirmou, na passada quinta-feira, em Ponta Delgada, que os Presidentes das Regiões Ultraperiféricas, cientes da evolução do processo de construção europeia, “procuram acompanhar os desafios, alguns tortuosos, que a Europa enfrenta”.
COVID-19: A PARTIR DAS 20:00 DESTA SEXTA-FEIRA, ENTRA EM VIGOR AS MEDIDAS PREVENTIVAS PARA O PERÍODO DE CARNAVAL
As medidas restritivas são aliviadas a partir da segunda-feira.
ORÇAMENTO 2021 DA ALRAA AUMENTA TRANSFERÊNCIAS PARA SEGURANÇA SOCIAL E APOSENTAÇÕES
A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores vai aumentar os gastos com as transferências para a Caixa Geral de Aposentações e com as contribuições para a Segurança Social, segundo revela o orçamento do parlamento para 2021.
“MODELO DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA CENTRADO NUMA SÓ SECRETARIA É UM PROCEDIMENTO PARA A TRANSPARÊNCIA”, DEFENDE JOSÉ MANUEL BOLIEIRO
O Presidente do Governo Regional dos Açores destacou, na passada sexta-feira, em Ponta Delgada, que a “concentração na Secretaria Regional das Obras Públicas e Comunicações do modelo de contratação pública para obras de todos os departamentos governamentais é um procedimento para a transparência”.
PRIMEIRA FASE DA OBRA DA ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE CAPELAS ESTARÁ CONCLUÍDA NO FINAL DE MARÇO, ASSUME SOFIA RIBEIRO
A Secretária Regional da Educação afirmou, na passada sexta-feira, em São Miguel, que “estamos numa fase de conclusão da primeira etapa do projeto desta obra e que estará concluída ainda no final de março, segundo garantia do empreiteiro, para que os alunos possam arrancar com as aulas, e dar seguimento à segunda fase da obra”.
ALONSO MIGUEL EMPENHADO NO PROCESSO DE REVISÃO DO PLANO DE ORDENAMENTO DA ORLA COSTEIRA DE SÃO JORGE
O Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas visitou, esta quinta-feira e hoje, a ilha de São Jorge, no sentido de analisar, no terreno, a implementação do processo de revisão do Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) daquela ilha e analisar as questões colocadas no âmbito da participação pública.
GOVERNO REGIONAL É UM PARCEIRO DAS SOLUÇÕES, AFIRMA JOSÉ MANUEL BOLIEIRO
O Presidente do Governo Regional congratulou-se esta sexta-feira, em Ponta Delgada, com o entendimento alcançado entre a Asta Atlântida, a Câmara Municipal de Ponta Delgada e o Governo Regional para a demolição das galerias da Calheta Pêro de Teive, reforçando a ideia “em ser um parceiro nas soluções”.

NACIONAL
VIOLÊNCIA NO NAMORO DE JOVENS MOTIVA MAIS DE 2.000 QUEIXAS À PSP EM 2020
A PSP recebeu mais de 2.000 queixas no ano passado sobre violência no namoro, a maioria denúncias de ex-namorados, o que representou uma diminuição de 5% face às queixas recebidas em 2019, divulgou este domingo — Dia dos Namorados — aquela força policial.

POLÍTICA
COVID-19: BE/AÇORES PROPÕE AUDITORIA AO PROCESSO DE VACINAÇÃO COM CONHECIMENTO DO PARLAMENTO
O Bloco de Esquerda quer a Inspeção Regional da Saúde a investigar alegadas irregularidades no processo de vacinação contra a COVID-19 nos Açores, e que as conclusões dessa investigação sejam conhecidas pelos deputados.
COVID-19: PS/AÇORES PEDE ESCLARECIMENTOS AO GOVERNO REGIONAL SOBRE PROCESSO DE VACINAÇÃO
O grupo parlamentar do PS/Açores solicitou hoje esclarecimentos ao Governo Regional sobre as orientações e supervisão do processo de vacinação contra a covid-19 na região, na sequência de notícias que apontam para alegadas irregularidades.
PAN/AÇORES PROPÕE A CRIAÇÃO DE PROVEDOR REGIONAL DO ANIMAL
A representação parlamentar do PAN entregou no parlamento açoriano um projeto de Decreto Legislativo Regional que prevê a criação da figura de Provedor Regional do Animal, para defender e promover o bem-estar animal.
PSD AFIRMA QUE SECRETÁRIO DA SAÚDE DÁ “EXEMPLO DE TRANSPARÊNCIA”
O grupo parlamentar do PSD/Açores saudou esta sexta-feira, a decisão do secretário regional da Saúde do Governo Regional ao ter tomado a iniciativa de solicitar ser ouvido no parlamento regional sobre o processo de vacinação contra a COVID-19.

DESPORTO
CAMPEONATO DE PORTUGAL — SÉRIE “G” — 16.ª JORNADA — RESULTADOS

CULTURA
DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA PROMOVE INICIATIVA “CARNAVAL COM SABOR A SAUDADE”
Iniciativa decorre nas redes socais e consiste na exibição de 23 vídeos com depoimentos de nomes incontornáveis do carnaval do terceirense, que relembrando outros carnavais, passam testemunho às novas gerações.
“QUARTAS COM XADREZ” NA BIBLIOTECA PÚBLICA DE ANGRA DO HEROÍSMO
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, promove a atividade “Quartas com Xadrez” destinada ao público jovem.
BIBLIOTECA PÚBLICA LUÍS DA SILVA RIBEIRO COM ATIVIDADES ITINERANTES NAS ESCOLAS DA TERCEIRA
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, promove a iniciativa “A Biblioteca Vai à Escola”, com sessões de mediação de leitura junto das escolas da ilha Terceira.
EXPOSIÇÃO “ONDE ESTÁ O FIM?” DE CAROLINA ROCHA, NA GALERIA DO IAC DE 18.02 A 20.05
A inauguração da exposição Onde está o fim?, de Carolina Rocha, acontece no Instituto Açoriano de Cultura, pelas 18:00, do dia 18 de fevereiro.

NOTÍCIAS DA TRETA

Nota: Para voltar a esta página use a função retroceder do seu browser.