VERSÃO E-PAPER

ANO: II | N.º 077 | 21.06.2021

CAPA | LOCAL | CONCELHOS | REGIÃO | NACIONAL | POLÍTICA | CRIME | DESPORTO | CULTURA | OPINIÃO

SEMANA: 14 A 20.06.2021
(Ver capa)

OPINIÃO
PRAIA DA VITÓRIA: QUATRO DÉCADAS DE UMA CIDADE POR CUMPRIR
Dir-se-á que nesta cidade por cumprir, em 40 anos, sucessivamente falharam os decisores políticos. É uma forma redutora, simplista e muita cómoda de ver as coisas.

AGRICULTURA
ABERTAS CANDIDATURAS PARA PROJETOS NA ÁREA DA AGRICULTURA E PECUÁRIA
Já se encontram abertas as candidaturas aos apoios da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural destinados à realização de ações e projetos de desenvolvimento nos domínios da agricultura e pecuária, da promoção da saúde e bem-estar animal.

VACINAÇÃO
COVID-19: REGIÃO COM 5.500 DOSES DA VACINA JANSSEN PARA APLICAR “JÁ E RAPIDAMENTE” EM S. MIGUEL E TERCEIRA, ANUNCIA BOLIEIRO
O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, anunciou esta quarta-feira, na cidade da Horta, que a Região dispõe agora de 5.500 doses da vacina Janssen contra a covid-19 para aplicar “já e rapidamente” nas ilhas de São Miguel e Terceira.

AMBIENTE
DIA MUNDIAL DE COMBATE À DESERTIFICAÇÃO E À SECA: ALONSO MIGUEL DESTACA MEDIDAS DE COMBATE ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
O secretário regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, assegurou no Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca, que está atento à necessidade de prevenção contra os fenómenos naturais, cada vez mais frequentes na Região em resultado das alterações climáticas globais.

LOCAL
CÂMARA MUNICIPAL ASSINALA 40.º ANIVERSÁRIO DE ELEVAÇÃO DA PRAIA DA VITÓRIA A CIDADE
A passagem dos 40 anos da elevação da Praia da Vitória a cidade foi assinalada ontem, dia 20 de junho, com a realização de uma Assembleia Municipal extraordinária, de uma Conferência de Álvaro Monjardino (presidente do Parlamento Regional que aprovou e assinou o decreto de elevação), da assinatura de um protocolo de geminação com o Município de Penacova e de várias homenagens a coletividades e individualidades da Praia da Vitória.

CONCELHOS
VELAS: MUNICÍPIO ADJUDICA EMPREITADA DE REQUALIFICAÇÃO DE CAMINHOS MUNICIPAIS NO VALOR DE 1,5 MILHÕES DE EUROS
O presidente do Município de Velas procedeu à assinatura do contrato da Empreitada da Requalificação de Caminhos Municipais, num valor global na ordem dos 1,5 milhões de euros, adjudicado à Tecnovia Açores, Sociedade de Empreitadas SA, após a realização de concurso público.
PONTA DELGADA: RISCO DE DESMORONAMENTO SUSPENDE OBRAS NA IGREJA MATRIZ
O “risco de desmoronamento do catavento” da torre da Igreja Matriz de Ponta Delgada “levou à suspensão da empreitada para reforço estrutural e recuperação” do imóvel classificado no centro histórico daquele concelho dos Açores, foi hoje anunciado.

REGIÃO
JOSÉ MANUEL BOLIEIRO VALORIZA “RESILIÊNCIA” DOS PROFISSIONAIS AGRÍCOLAS AÇORIANOS
Na Feira Nacional de Agricultura, o presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, valorizou a “resiliência” dos profissionais deste setor, que nunca parou durante a pandemia de covid-19.
CANDIDATURAS PARA PROGRAMA “GERAÇÃO AÇORES PRO” ABERTAS A PARTIR DE 1 DE JULHO, ANUNCIA DUARTE FREITAS
Os projetos ao abrigo do JOVEM PRO, tem a duração de nove meses, procedendo-se à abertura de candidaturas, em simultâneo para as entidades promotoras e para os destinatários, a partir do dia 1 de julho.
PRESIDENTE DO GOVERNO REUNIU-SE COM ASSOCIAÇÕES DE PESCA PARA REFORÇAR COOPERAÇÃO COM O SETOR
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, reuniu-se na segunda-feira com associações de pesca, a propósito da Semana Blue Azores, para reforçar a cooperação com este setor, fundamental do oceano, para a implementação de 15% das novas reservas marinhas totalmente protegidas do mar da Região.
GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES ATRIBUI BOLSA MEDEIROS FERREIRA A ANDRÉ GARCIA
O Governo Regional dos Açores atribuiu a Bolsa de Estudo José Medeiros Ferreira a André Garcia, licenciado em Ciências da Comunicação, para a frequência de uma pós-graduação no Colégio da Europa para 2021/2022, cursando o Mestrado em Estudos Europeus Interdisciplinares em Varsóvia, na Polónia.
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DOS AÇORES CONTRIBUI PARA AUTONOMIA DE RESPONSABILIZAÇÃO, DIZ BASTOS E SILVA
O Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Joaquim Bastos e Silva, anunciou hoje, na cidade da Horta, o início da quarta edição do Orçamento Participativo dos Açores, o OP Açores 2021, um instrumento, sublinhou, que “contribui” para uma “autonomia de responsabilização”.
PRESIDENTE DO GOVERNO DESEJA SUCESSO À NOVA ADMINISTRAÇÃO DA PORTOS DOS AÇORES
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, desejou, na passada quarta-feira, sucesso à nova administração da Portos dos Açores, liderada pelo Capitão-Tenente Rui Terra, sublinhando que a empresa “representa muito” para a Região.
TURISTAS COMEÇAM A CHEGAR A SÃO MIGUEL ATRAÍDOS POR “DESTINO SEGURO” E “INCENTIVOS”
Após um ano e meio de pandemia de covid-19, em São Miguel a presença de turistas já é bem notória nos principais pontos turísticos, com os viajantes “atraídos” pela “segurança” do destino Açores e devido “aos incentivos promovidos”.
PRORURAL+: CANDIDATURAS PARA TRANSFORMAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS A PARTIR DE 28 DE JUNHO
As candidaturas para o apoio a projetos para a transformação, comercialização e desenvolvimento de produtos agrícolas, no âmbito do PRORURAL+, através da Direção Regional do Desenvolvimento Rural, estão abertas a partir de 28 de junho e decorrem até 12 de julho, num montante máximo de apoio de dois milhões de euros.
COVID.19: PASSAGEIROS COM CERTIFICADO DE VACINAÇÃO DISPENSADOS DE TESTE NOS AÇORES
Os passageiros que cheguem aos Açores com vacinação completa contra a covid-19 há pelo menos 14 dias deixam de estar obrigados a fazer teste de despiste, assim que for implementado o certificado digital na região, foi esta quinta-feira divulgado.
SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO GARANTE REMOÇÃO DE AMIANTO NA EBI DA LAGOA E NA EBI DOS ARRIFES
A secretária da educação, Sofia Ribeiro, confirmou hoje a continuidade das obras para a remoção de amianto na EBI da Lagoa e na EBI dos Arrifes.
ARTUR LIMA FORMALIZA ACORDO COM A APADIF PARA CUMPRIMENTO DE MISSÃO SOCIAL DA ENTIDADE
O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, assinou esta sexta-feira, na cidade da Horta, um acordo de cooperação – igualdade de oportunidades com a APADIF, com o objetivo de se prosseguirem os objetivos do Projeto Moviment´Arte desenvolvido por aquela instituição.
PARLAMENTO QUER SABER OS CUSTOS DA AMPLIAÇÃO DO AEROPORTO DA HORTA
Os deputados da Assembleia Legislativa dos Açores aprovaram esta sexta-feira, por unanimidade, uma proposta do PSD/CDS-PP/PPM para que o Governo da República divulgue os “custos reais da ampliação da pista do Aeroporto da Horta”, na ilha do Faial.

NACIONAL
ALUNO AÇORIANO PRESIDE A FASE NACIONAL DO PARLAMENTO DOS JOVENS
O presidente da Mesa da Sessão Nacional do Programa Parlamento dos Jovens é o Açoriano Sebastião Silva, da Escola Secundária Domingos Rebelo. A edição do ensino básico decorreu terça-feira, por vídeo-conferência.

POLÍTICA
BE/AÇORES QUER OUVIR SECRETÁRIO REGIONAL SOBRE AFASTAMENTO DE DIRETORA DA ESCOLA DO MAR
O BE/Açores questionou ontem o Governo Regional sobre o afastamento da diretora da Escola do Mar, Ana Fraga, e defendeu a audição do secretário do Mar e das Pescas no parlamento açoriano para prestar esclarecimentos sobre o assunto.
PSD/CDS-PP/PPM AÇORES PROPÕEM PENSÕES INTEGRAIS PARA EX-FUNCIONÁRIOS DA BASE DAS LAJES
Os partidos que integram o Governo dos Açores, PSD/CDS-PP/PPM, apresentaram uma proposta na Assembleia Regional para que se proceda à “reposição integral” das pensões dos antigos funcionários da base norte-americana das Lajes.
COVID-19: PSD/AÇORES ACUSA PS DE FALTA DE SOLIDARIEDADE COM OLHOS POSTOS NAS AUTÁRQUICAS
O PSD/Açores acusou, na passada quarta-feira, o PS de falta de solidariedade com o Governo Regional, agora que está na oposição, e de tentar tirar dividendos políticos da pandemia de covid-19, com os olhos postos nas eleições autárquicas.
PCP/AÇORES DIZ QUE SANTA MARIA É “UMA HISTÓRIA DE OPORTUNIDADES NEGADAS”
O PCP/Açores alertou, na passada quinta-feira, que a ilha de Santa Maria, nos Açores, constitui “uma história de oportunidades negadas”, criticando a ação dos “sucessivos governos” da Região em áreas como o emprego e a economia.
BE/AÇORES ACUSA GOVERNO REGIONAL DE AUSÊNCIA DE PROPOSTAS PARA DESPOVOAMENTO
O BE/Açores acusou, na passada quinta-feira, o Governo Regional de não ter “propostas” para o despovoamento das ilhas, na sequência do encerramento de agências bancárias e do serviço dos CTT, tendo o executivo PSD/CDS-PP/PPM anunciado reuniões com empresas e Governo.

CRIME
SÃO MIGUEL: DETENÇÃO DE MULHER POR ABUSOS SEXUAIS DE MENINA DE 10 ANOS
A mulher, de 32 anos de idade, “aproveitou-se do contexto de coabitação” para sujeitar a menina a “atos sexuais de relevo”.

DESPORTO
SELEÇÃO AFAH SUB-13 FUTSAL DA ILHA TERCEIRA VENCE TORNEIO REGIONAL INTER-ILHAS
A Seleção Associação de Futebol de Angra do Heroísmo de Sub-13 de Futsal da ilha Terceira venceu o Torneio Regional Inter-ilhas, que decorreu na ilha das Flores, entre os dias 11 e 13 de junho.
DÁRIO MOITOSO RECEBE GALARDÃO “DESPORTISTA DO ANO”
O atleta faialense Mário Furtado Moitoso recebeu esta quinta-feira, na Horta, das mãos do secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, o troféu de “Desportista do Ano”, no âmbito da XX Gala do Desporto Açoriano.

CULTURA
GOVERNO DOS AÇORES APRESENTA PROJETO “LIFE IP CLIMAZ – PROGRAMA REGIONAL PARA AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS NOS AÇORES”
A Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura, promove a 25 de junho, pelas 14h30, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, a apresentação do projeto “LIFE IP CLIMAZ – Programa Regional para as Alterações Climáticas nos Açores”, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.

OPINIÃO
CARO AMIGO DA GUERRA!
50 anos depois da guerra e 47 do 25 de Abril, questiono-me se na verdade, valeu a pena ter obedecido a Salazar ou ter ajudado a construir a democracia? Naturalmente que sim, porque apesar do seu desencanto, nada supera o direito ao voto e à liberdade de expressão!
Fernando Mendonça
LIMITES DO BAIRRISMO
[…] aceitei com orgulho e com toda a responsabilidade candidatar-me à Câmara Municipal da Praia da Vitória. Porque acredito em todo o potencial que este concelho apresenta, porque acredito que posso lutar por este potencial, porque acredito que faço parte não de Angra, não da Praia, mas sim da Terceira!
Joana Bettencourt
PRECISAMOS RESPIRAR
Não estaremos em tempo de revitalizar toda a sã convivência de viver em comunidade, de usufruir de momentos tão especiais depois de um período tão longo de isolamento e de afastamento de todos e dos momentos que nos fazem sentir vivos?
Filipe Pinheiro de Campos

NOTÍCIAS DA TRETA

Nota: Para voltar a esta página use a função retroceder do seu browser.