VERSÃO E-PAPER

ANO: II | N.º 055 |18.01.2021

SEMANA: 11 A 17 DE JANEIRO 2021
(Ver capa)

JUSTIÇA
TRIBUNAL DE ANGRA CONDENA TRÊS ESTRANGEIROS POR TRÁFICO DE ESTUPEFACIENTES E ADESÃO A ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA
Aos três arguidos de nacionalidades montenegrina, croata e inglesa, foi-lhes aplicados penas únicas de dez e nove anos de prisão respetivamente.

ANGRA DO HEROÍSMO
VIATURA E CONDUTOR CAEM ACIDENTALMENTE AO MAR NO PORTO DAS PIPAS
Condutor foi de imediato resgatado por populares.

PANDEMIA
ARTUR LIMA TESTA POSITIVO À COVID-19
O vice-presidente do Governo Regional testou positivamente, este sábado, à doença COVID-19, provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

GOVERNO DOS AÇORES
COMPOSIÇÃO DOS GABINETES
Composição dos 13 gabinetes governamentais dos XIII Governo Regional dos Açores.

AMBIENTE
EM 2020: RESÍDUOS DEPOSITADOS NOS ECOPONTOS PARA RECICLAGEM AUMENTAM 24% NO CONCELHO DA PRAIA DA VITÓRIA
A empresa municipal Praia Ambiente recolheu nos ecopontos 490 toneladas de resíduos de embalagens, em 2020, verificando-se um aumento de 24%, face ao ano anterior, em que se obteve 396.

LOCAL.
CÂMARA DA PRAIA ENTREGA NOVOS EQUIPAMENTOS AOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
Em reconhecimento do trabalho voluntário e dedicação à comunidade da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória, a Câmara Municipal procedeu à entrega de novos equipamentos e ferramentas, num pequeno contributo para reforçar o desempenho das nobres funções realizadas por aquela associação humanitária de carácter voluntário.
ATÉ 14 DE MARÇO: “TOMA LÁ 5” NOS RESTAURANTES DA ILHA TERCEIRA
Nuna iniciativa de apoio ao sector de restauração terceirense, com esta campanha os clientes consomem 15 euros desembolsando apenas 10. A campanha promovida, em conjunto, pela Câmara de Comércio de Angra e os municípios de Angra e Praia, contando com uma vasta rede de restaurantes aderentes.
CMPV DISTINGUIDA COMO MUNICÍPIO AMIGO DO DESPORTO 2020
O prémio “Município Amigo do Desporto” destina-se a reconhecer publicamente o modelo de intervenção no desenvolvimento desportivo e dos resultados obtidos pelos municípios portugueses.
NA IGREJA MATRIZ: MISSA EM HONRA DE SÃO SEBASTIÃO
Anualmente a Câmara da Praia manda celebrar uma missa em honra de São Sebastião, invocando a memória das vítimas da peste de 1599 que atingiu a ilha. A cerimónia eucarística decorreu ontem, na Igreja Matriz de Santa Cruz, Praia da Vitória.

CONCELHOS
MADALENA DISTINGUIDA COMO “COMUNIDADE PRÓ ENVELHECIMENTO”
O Município da Madalena recebeu o selo “Comunidade Pró-Envelhecimento”, atribuído pela Ordem dos Psicólogos.
SANTA CRUZ DAS FLORES: CÂMARA LANÇA “BOLSA DE VOLUNTARIADO”
Iniciativa e apresenta-se como uma tentativa de assegurar a continuidade de serviços cruciais mediante um cenário agravado de propagação do novo coronavírus.
SÃO ROQUE DO PICO: CÂMARA APOIA BENEFICIAÇÃO DO SALÃO PAROQUIAL
A Câmara Municipal de São Roque do Pico dando continuidade ao processo de reabilitação do Salão Paroquial, vai apoiar com 75 mil euros a beneficiação daquele imóvel.
HORTA: EMPREITADA DE PAVIMENTAÇÃO DE PARQUES DE ESTACIONAMENTO ADJUDICADA
Em comunicado, a Câmara Municipal da Horta informa que, no passado dia 08 de janeiro, a empreitada de pavimentação de diversos parques de estacionamento na ilha do Faial foi adjudicada.
PSD/AÇORES MANIFESTA PROFUNDO PESAR PELO FALECIMENTO DE JOSÉ FERNANDO BAGAÇO
O presidente do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, manifestou, na passada sexta-feira, profundo pesar pelo falecimento do autarca José Fernando Bagaço, considerando que se trata de uma grande perda para a freguesia das Angústias e para a ilha do Faial.
SÃO ROQUE DO PICO: MENOS ABANDONOS E MAIS ADOÇÕES NO CANIL MUNICIPAL
O Canil Municipal de São Roque do Pico registou durante o ano de 2020 um aumento de 26 por cento no número de adoções comparativamente com 2019, informa uma nota da autarquia.

REGIÃO
SISMO DE MAGNITUDE 5.4 NA ESCALA DE RICHTER SENTIDO NAS ILHAS DO FAIAL, PICO, SÃO JORGE E TERCEIRA
Evento foi registado na passada segunda-feira, 11 de janeiro, às 11:47, com epicentro a cerca de 67 quilómetros a oeste-noroeste do Capelo, na ilha do Faial.
COVID-19: COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO NÃO RECOMENDA CONFINAMENTO GERAL
A Comissão de Acompanhamento da Luta Contra a Pandemia nos Açores não recomendou ao Governo Regional a adoção de um confinamento geral, devido à covid-19, em todo o arquipélago, revelou na passada terça-feira, 12 de janeiro, o seu presidente.
DIREÇÃO REGIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE ÀS DEPENDÊNCIAS PROMOVE FORMAÇÃO SOBRE PAPEL DAS COMISSÕES PARA A DISSUASÃO DA TOXICODEPENDÊNCIA
A Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências promove, entre os dias 18 e 26 de janeiro, uma formação sobre o mote “Intervenção em Dissuasão: a missão e o funcionamento das Comissões para a Dissuasão da Toxicodependência”.
PRESIDENTE DO GOVERNO ANUNCIA MEDIDAS MAIS RESTRITIVAS PARA S. MIGUEL E DE APOIO À ECONOMIA
O Presidente do Governo Regional anunciou, na passada quarta-feira, 13 de janeiro, a implementação de novas medidas de contenção da propagação do vírus na ilha de S. Miguel a partir das 00:00 horas de sexta-feira, destacando a implementação de cercas sanitárias nas freguesias de Ponta Garça, em Vila Franca do Campo, e em Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande.
PUBLICADO EM JORNAL OFICIAL MEDIDAS COMPLEMENTARES DE APOIO ÀS FAMÍLIAS COM PERDA DE RENDIMENTO
Foi publicado em Jornal Oficial, na passada quinta-feira, 14 de janeiro, a Resolução do Conselho do Governo n.º 5/2021, que implementa um conjunto de medidas que visam apoiar as famílias com perda de rendimentos comprovada para assistência aos filhos durante o encerramento dos estabelecimentos de ensino no ano letivo de 2020/2021.
SÃO JORGE: PORTO DO TOPO VAI TER GRUA DE DEZ TONELADAS
Segundo avançou o secretário regional do Mar e das Pescas, a grua de seis toneladas que estava projetada pelo anterior executivo “não dava a resposta que se exige”. Nesse sentido, Manuel São João referiu que já deu instruções para que se proceda à alteração da capacidade da grua.
SÃO MIGUEL: DETENÇÃO POR MOEDA FALSA E TRÁFICO DE ESTUPEFACIENTES
Detido de 51 anos, com antecedentes criminais da mesma natureza, tinha na sua posse um conjunto de notas de 20 euros falsas, similares a outras utilizadas para pagamento em diversos estabelecimentos comerciais de S. Miguel.
ABERTAS CANDIDATURAS AO PROGRAMA DE MANUTENÇÃO DO EMPREGO II
O Governo Regional dos Açores vai concretizar a operacionalização de candidaturas do Programa de Manutenção do Emprego II, na sequência das medidas que têm sido tomadas pelo Executivo açoriano para mitigar os efeitos da pandemia na economia regional.
PRESIDENTE DO GOVERNO DEFENDE DIÁLOGO COM PARCEIROS PARA ENCONTRAR SOLUÇÕES PARA A FILEIRA DO LEITE
O presidente do Governo Regional defendeu, na passada quinta-feira, em Ponta Delgada, o encontro de soluções em conjunto com os parceiros da fileira do leite, numa colaboração que vai de encontro “às estratégias e políticas públicas que o XIII Governo Regional quer promover”.
NOVA LEI DO MAR NO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL POR INICIATIVA DE DEPUTADOS PS, PSD E PCP
Deputados do PS, PSD e PCP, num total de 38, juntaram-se para requerer ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva abstrata da constitucionalidade da nova lei do mar, considerando estar em causa a integridade da soberania do Estado.
PEDRO FINS REÚNE-SE COM ASSOCIAÇÃO “ÁREA 111”
O diretor regional da Prevenção e Combate às Dependências reuniu-se quinta-feira, 14 de janeiro, com a Direção da Associação Área 111, onde sublinhou estar fortemente empenhado numa melhor colaboração com aquela estrutura, que representa na Região todos os grupos de alcoólicos anónimos.
SECRETÁRIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO APRESENTA PROPOSTA PARA CONTRATAÇÃO DE 230 DOCENTES NA REGIÃO
A secretária regional da Educação anunciou, na passada quinta-feira, 14 de janeiro, já ter iniciado um processo negocial para integrar os professores sucessivamente contratados no quadro regional, “já no próximo ano letivo”.
RESGATE DE TRIPULANTE RUSSO A 650 MILHAS NÁUTICAS A SUDOESTE DA TERCEIRA
Operação de resgate decorreu entre as 12:05 do dia 13 de janeiro e as 08:00 da manhã do dia 15.
PORTO DE PONTA DELGADA: TUTELA PROMETE MEDIDAS PARA GARANTIR BOM FUNCIONAMENTO
O secretário regional dos Transportes, Turismo e Energia, referiu estar consciente dos constrangimentos à operação do Porto de Ponta Delgada, garantindo que serão tomadas todas as medidas necessárias para minimizar esses constrangimentos.
VICE-PRESIDÊNCIA DO GOVERNO PRORROGA O ENCERRAMENTO DAS RESPOSTAS SOCIAIS SEM ALOJAMENTO EM SÃO MIGUEL
A Vice-Presidência do Governo determinou a prorrogação do encerramento das respostas sociais sem alojamento da ilha de São Miguel, nomeadamente as creches e amas, jardins de infância, centro de atividades de tempos livres e centros de inclusão social, centros de atividades ocupacionais e centros de atendimento e acompanhamento social/pessoas com deficiência, transporte adaptado e centros de dia.
PSP: OPERAÇÃO CERCAS SANITÁRIAS EM RABO DE PEIXE E PONTA GARÇA
PSP apela ao cumprimento voluntário das normas impostas pelas cercas sanitárias a Rabo de Peixe e Ponta Garça, revelando-se implacável para com os transgressores.
COVID-19: ALOJAMENTO LOCAL QUER CONCENTRAR APOIOS AO TURISMO NUM ÚNICO PROGRAMA
A Associação do Alojamento Local dos Açores (ALA) defendeu que os programas de apoio ao turismo devem ficar concentrados num único, que designa de “Apoiar o Turismo Açores”, a vigorar pelo menos até junho de 2022.
CORVETA ANTÓNIO ENES TERMINA MISSÃO DE TRÊS MESES NOS AÇORES
Durante este período, o navio completou 1.967 horas de missão e percorreu 5.218 milhas náuticas no mar dos Açores, o equivalente a cerca de 10 mil quilómetros.
CORVETA JOÃO ROBY INICIA COMISSÃO NOS AÇORES
A corveta João Roby vem substituir o NRP António Enes que ontem terminou mais uma missão de 3 meses nos Açores. Durante este período, o navio completou 1.967 horas de missão e percorreu 5.218 milhas náuticas no mar, o equivalente a cerca de 10 mil quilómetros.
PRESIDENTE DO GOVERNO REGIONAL TESTA NEGATIVO À COVID-19
Restantes membros do executivo também foram testados, sendo que nenhum apresentou resultado positivo.

POLÍTICA
VASCO CORDEIRO CONSIDERA PUBLICAÇÃO DA ALTERAÇÃO À LEI DO MAR COMO “DIA PARA SAUDAR”
Foi na passada segunda-feira, 11 de janeiro, publicada em Diário da República a 1.ª alteração à Lei de Bases de Ordenamento e Exploração do Espaço Marítimo Nacional, consagrando o direito de decisão da Região Autónoma dos Açores relativamente ao uso do mar até às 200 milhas, bem como parecer vinculativo da Região para além dessas. Realçando o “caminho árduo” dos representantes do povo açoriano, o presidente PS/Açores, sublinhou tratar-se de um “dia para saudar”.
CDS-PP PEDE AVALIAÇÃO DE IMPACTO DO MAU TEMPO EM INFRAESTRUTURAS PORTUÁRIAS
Em requerimento dirigido ao Governo Regional, Pedro Pinto questionou se alguma infraestrutura portuária nos Açores sofreu dano na sequência das condições atmosféricas e marítimas adversas verificadas entre o final do mês de dezembro e o início do mês de janeiro.
GPPS/AÇORES SAI EM DEFESA DO GOVERNO REGIONAL NA DECLARAÇÃO DO ESTADO DE EMERGÊNCIA
Em causa está o número 3, do artigo 6º, que determina que “em caso algum pode ser posto em causa o princípio do Estado Unitário ou a Continuidade Territorial do Estado”.
COVID-19: CDS PROPÕE AQUISIÇÃO DE 250 MIL TESTES RÁPIDOS DE ANTIGÉNIO
O Grupo Parlamentar do CDS-PP/Açores recomendou, na passada terça-feira, ao Governo Regional a aquisição de duzentos e cinquenta mil Testes Rápidos de Antigénio, os quais permitem a deteção rápida de casos de COVID-19, constituindo assim uma ferramenta para a célere implementação de medidas de controlo da transmissão do SARS-CoV-2.
RENOVAÇÃO DO ESTADO DE EMERGÊNCIA: NOVAS MEDIDAS TÊM QUE SER ACOMPANHADAS POR APOIOS IMEDIATOS ÀS EMPRESAS E FAMÍLIAS, DEFENDE BLOCO DE ESQUERDA
Para o Bloco de Esquerda, a implementação de medidas restritivas de combate à pandemia são importantes para reduzir contágios e a pressão sobre os serviços de saúde, mas tem que ser acompanhada por apoios imediatos às empresas e às famílias, e pelo reforço dos meios técnicos e humanos no Serviço Regional de Saúde.
RENOVAÇÃO DO ESTADO DE EMERGÊNCIA: VASCO CORDEIRO “ACORDA FINALMENTE” PARA A DEFESA DA REGIÃO, AFIRMA PEDRO NASCIMENTO CABRAL
Líder parlamentar do PSD/Açores, que afirma serem “cada vez mais as vozes a exigir uma renovação no Partido Socialista dos Açores”, saudou Vasco Cordeiro por “acordar finalmente” para defesa dos interesses da Região.
ATAQUES A VASCO CORDEIRO CONFIRMAM QUE O PSD/A ESTÁ MAIS PREOCUPADO EM FAZER OPOSIÇÃO DO QUE EM DEFENDER OS AÇORES, DIZ FRANCISCO CÉSAR
Em comunicado, o Grupo Parlamentar do PS/Açores lamenta a forma como o atual líder parlamentar do PSD/Açores se dirigiu a Vasco Cordeiro e aos deputados do Partido Socialista, “ao invés de se pronunciar em defesa dos Açores”.
CHEGA DESAFIA MUNICÍPIOS AÇORIANOS A COMPARTICIPAREM CONSULTAS MÉDICAS NO SECTOR PRIVADO
O deputado e líder regional do Chega Açores, Carlos Augusto Furtado, lança um desafio aos municípios dos Açores, no sentido destes se envolverem ativamente no esforço conjunto para vencer as dificuldades provocadas por este tempo de pandemia Covid-19, nomeadamente os relacionados com o acesso aos cuidados de saúde por parte da população.
INICIATIVA LIBERAL QUESTIONA GOVERNO SOBRE OPERACIONALIDADE DE REBOCADORES NO PORTO DE PONTA DELGADA
A representação parlamentar da Iniciativa Liberal quer saber o ponto de situação relativamente ao rebocador São Miguel, bem como os planos do Governo para garantir e melhorar a operacionalidade do porto de Ponta Delgada no que diz respeito aos navios auxiliares de reboque.
CDS-PP E PPM FORTALECEM PAPEL DA ASSEMBLEIA REGIONAL NAS POLÍTICAS DE PROTEÇÃO CIVIL
Os grupos parlamentares do CDS-PP e do PPM apresentaram quarta-feira, 13 de janeiro, uma proposta de alteração ao Regime Jurídico do Sistema de Proteção Civil da Região Autónoma dos Açores, com vista a assegurar que a Assembleia Legislativa Regional possua efetivamente “um papel decisivo na definição da política de proteção civil regional através do exercício das suas competências política, legislativa e financeira”.
BE PROPÕE ESTUDO PARA AVALIAR E ATENUAR IMPACTO DO ENCERRAMENTO DE ESCOLAS NA REGIÃO
O Bloco de Esquerda vai propor a realização de um estudo urgente pela Universidade dos Açores para avaliar o impacto do encerramento de escolas no processo de aprendizagem e para identificar estratégias de recuperação que permitam, a curto prazo, atenuar as desigualdades geradas pelo ensino à distância, que, no conjunto do país, está a ser aplicado, neste momento, apenas nos Açores, particularmente na ilha de São Miguel.
PSD/AÇORES DESTACA MEDIDAS DO GOVERNO PARA APOIAR FAMÍLIAS E EMPRESAS AÇORIANAS
O líder parlamentar do PSD/Açores, Pedro do Nascimento Cabral, destacou, na última quinta-feira, 14 de janeiro, forma “diligente e célere” como o Governo Regional preparou um conjunto de medidas para apoiar as famílias e empresas, na sequência das restrições impostas pelo combate à pandemia.
GPPS/AÇORES APRESENTA MEDIDAS DE APOIO AOS CUSTOS FIXOS DAS EMPRESAS E PARA AUMENTAR EXPORTAÇÕES
O Grupo Parlamentar do PS/Açores reuniu com os representantes nos Açores da AHP -Associação da Hotelaria de Portugal, esta quinta-feira, para apresentar algumas propostas de medidas que devem ser retomadas e intensificadas para assegurar apoio às empresas, no que diz respeito aos custos operacionais, aos investimentos realizados, às exportações e à digitalização.
PAN/AÇORES PEDE REGULAMENTAÇÃO E APOIOS PARA PROFISSIONAIS DE INFORMAÇÃO TURÍSTICA
O PAN/Açores entregou, na passada quinta-feira, 14 de janeiro, no parlamento açoriano, uma proposta de regulamentação da atividade dos profissionais de informação turística na região e pede apoios extraordinários para estes trabalhadores, face à crise provocada pela pandemia de covid-19.
DEPUTADOS DO PS/AÇORES PEDEM AO GOVERNO “INFORMAÇÃO CORRETA, CLARA E TRANSPARENTE” SOBRE COMBATE À PANDEMIA
Em comunicado, os deputados do GPPS/Açores defendem que é importante “em nome da segurança e saúde pública” que existam “dados e informação correta, clara e transparente, que permitam acompanhar a evolução da situação epidemiológica na Região”, nomeadamente em relação a Alterações de estratégia na contenção das cadeias de transmissão, demora na implementação de teste para quem viaje de São Miguel para a Terceira, definição das cercas sanitárias, capacidade de internamento e índice de transmissibilidade.
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO HOSPITAL DE PONTA DELGADA DEMITIDO PELO GOVERNO
O conselho de administração do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, foi exonerado e será nomeada uma nova administração hoje, confirmou sexta-feira o secretário regional da Saúde e Desporto.
CLÉLIO MENESES APELA AO CUMPRIMENTO DAS REGRAS DE SEGURANÇA DECRETADAS PELO GOVERNO
Em conferência de imprensa, o secretário regional da Saúde e Desporto manifestou-se confiante na eficácia das medidas determinadas pelo Governo e apelou aos açorianos para o rigoroso cumprimento das novas normas sanitários. Por sua vez o presidente da Comissão de Acompanhamento da Luta contra a Pandemia nos Açores garantiu que ““a situação pandémica no arquipélago está sob controle”.
PSD/AÇORES AFIRMA QUE ESTRATÉGIA DE VACINAÇÃO DO GOVERNO TRANSMITE “ESPERANÇA E CONFIANÇA”
O deputado do PSD/Açores João Bruto da Costa afirmou que a estratégia de vacinação contra a COVID-19, implementada pelo Governo Regional, tem transmitido “esperança e confiança” aos açorianos.
DEPUTADO IASALDE NUNES DO PS/AÇORES PREOCUPADO COM ENCERRAMENTO DOS SERVIÇOS DA SEGURANÇA SOCIAL NA ILHA DO CORVO
O Grupo Parlamentar do PS/Açores manifesta a sua preocupação quanto ao encerramento dos serviços da Segurança Social na Ilha do Corvo, uma situação que se verifica desde o final do ano passado.

SAÚDE
A CAPACIDADE DE MEMORIZAÇÃO É AFETADA PELOS HÁBITOS MODERNOS
O investigador e neurocientista luso-descendente Fabiano de Abreu estudou o impacto das tecnologias, do quotidiano e de maus-hábitos na capacidade de armazenar e usar a memória cerebral. As conclusões foram agora publicadas no artigo “Técnicas para uma melhor memorização: Levando em consideração as nuances da personalidade”.
COVID-19: TUDO SOBRE A NOVA VARIANTE DO REINO UNIDO
Quando tudo parecia estar a enveredar por um novo rumo, com a vacinação a trazer uma luz de esperança, eis que o Sars-CoV-2 nos surpreende, demonstrando a sua resistência e adaptabilidade ao meio, provando que é forte, através de uma nova variante: a Estirpe VUI-202012/01, identificada no Reino Unido.
Laura Brum
COVID-19: TESTAGEM EM MASSA EM RABO DE PEIXE E PONTA GARÇA ARRANCA NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA
A operação de testagem covid-19 arranca na próxima terça-feira, 19 de janeiro e deverá prolongar-se até ao próximo sexta-feira, dia 22 de janeiro, incidindo sobre a população residente em locais referenciados como de risco potencial, em ambas as comunidades.

DESPORTO
CAMPEONATO DE PORTUGAL — SÉRIE “G” — 12.ª JORNADA — RESULTADOS

CULTURA
GOVERNO REGIONAL CONGRATULA VENCEDORES AÇORIANOS DO CONCURSO TELEVISIVO “CANTARES AO DESAFIO”
A Secretaria Regional da Cultura, Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura, congratulou os cantadores e tocadores que representaram os Açores no concurso nacional “Cantares ao Desafio”, promovido pelo programa Praça da Alegria, na RTP1.
GRUPO MUSICAL “TRIBUTO” APRESENTA O SEU QUARTO CD DE ORIGINAIS
O Grupo Musical Jorgense “Tributo” apresentou, na última quinta-feira, dia 14 de janeiro, à comunicação social, o seu mais recente trabalho discográfico. Intitula-se “Tributo em Nós” e é o quarto CD de originais deste grupo da Ilha de São Jorge.

OPINIÃO
APELO AOS TERCEIRENSES!
Fomos durante a primeira vaga, a primeira Ilha a ficar limpa da pandemia, esforcemo-nos de novo, por darmos o exemplo de bravura nas nossas atitudes, como distintos herdeiros da “Terra dos Bravos”!
Fernando Mendonça

NOTÍCIAS DA TRETA

Nota: Para voltar a esta página use a função retroceder do seu browser.