VERSÃO E-PAPER

ANO: II | N.º 067 | 12.04.2021

CAPA | LOCAL | CONCELHOS | REGIÃO | NACIONAL | POLÍTICA | CRIME | SAÚDE | DESPORTO | CULTURA | OPINIÃO

SEMANA: 05 A 11 DE ABRIL 2021
(Ver capa)

AUTARQUIA
PORTO MARTINS: EXECUTIVO MUNICIPAL VISITA ESTA SEGUNDA-FEIRA AS ZONAS BALENEARES
O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, acompanhado do restante executivo visitará, amanhã, segunda-feira, 12 de abril, as diversas zonas balneares da freguesia de Porto Martins, para as quais foi apresentada, em outubro do ano passado, uma Estratégia Municipal de Valorização Turística.

ONCOLOGIA
SERVIÇO DE TERAPIA NA ILHA TERCEIRA ARRANCA ESTE ANO, ANUNCIA CLÉLIO MENESES
Serviço de Radioterapia no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira será uma realidade já este ano, afirma o secretário regional da Saúde e Desporto, depois de acordo com a empresa Quadrante, que ficará responsável pela prestação do mesmo.

VERÃO
AÇORES COM 82 ÁGUAS BALNEARES IDENTIFICADAS EM 2021
A Região Autónoma dos Açores tem 82 águas balneares aprovadas para este ano, mais sete do que em 2020. A lista oficial das águas balneares costeiras da Região para 2021 consta de uma portaria publicada recentemente em Jornal Oficial.

EDUCAÇÃO
PRAIA DA VITÓRIA: CENTRO DE APOIO EDUCATIVO PARA ALUNOS DO SECUNDÁRIO
A Câmara Municipal da Praia da Vitória estabeleceu uma parceria com Escola Profissional da Praia da Vitória, criando um Centro de Apoio Educativo para alunos que frequentam o ensino secundário.

FUTEBOL
PRAIENSE NO PLAY-OFF DE ACESSO À III LIGA
Fontinhas falha play-off por um “triz”. Rabo de Peixe e Ideal garantem manutenção no Campeonato de Portugal.

CIBERESPAÇO
FAKE NEWS: COMO CADA UM DE NÓS PODE AJUDAR A PARAR AS MENTIRAS ONLINE
Um quizz Media Veritas vai testar o que sabemos sobre redes sociais e mentiras online. Além de prémios interessantes, este jogo atribui um certificado aos participantes. Quem passar neste desafio pode ajudar a parar as fake news.

LOCAL
REALIZAÇÃO DO XIII RAMO GRANDE AZORES CUP DEVE-SE À “RESPONSABILIDADE” E “SENTIDO CÍVICO” DOS TERCEIRENSES NO COMBATE À PANDEMIA, EXALTA TIBÉRIO DINIS
Discursando na sessão de abertura do XIII Ramo Grande Azores Cup, o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, exaltou o “sentido de responsabilidade e de civismo” da população da ilha Terceira pela forma como têm enfrentado a pandemia de COVID-19, facto que permitiu a organização e realização deste evento do futebol de formação, que decorreu, durante todo o último fim de semana, na vila das Lajes.
“PRAIA GAMEJAM” PROVA POTENCIALIDADES DO CONCELHO NA CRIAÇÃO DE VIDEOJOGOS, CONSIDERA TIAGO ORMONDE
“Há um enorme potencial na criação de videojogos como área criativa a explorar na Praia da Vitória em particular, e na Ilha Terceira, em geral”, sublinha o responsável pela pasta do empreendedorismo na autarquia praiense.
FONTINHAS: CÂMARA DA PRAIA GARANTE SOLUÇÃO PARA O AUMENTO DE ALUNOS NA ESCOLA IRMÃOS GOULART
O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, anunciou, na passada segunda-feira, que “até ao final do corrente mês de abril” serão apresentadas “várias soluções técnicas” que visam “dar uma resposta de curto prazo” ao aumento de alunos na Escola Primária de Fontinhas e nas suas valências de Creche e Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL).

CONCELHOS
HORTA: CÂMARA MUNICIPAL PROMOVE WORKSHOPS TIC PARA ADULTOS E CRIANÇAS
No âmbito do projeto municipal “Tech’4’All”, o Município da Horta está a promover workshops TIC, para adultos e crianças, com o objetivo principal de promover a literacia e a inclusão digitais, especialmente de públicos mais fragilizados, tendo em linha de conta a inclusão intergeracional.
LAJES DAS FLORES: SUITE PARA FLAUTA E TRIO DE JAZZ NO MUSEU MUNICIPAL
O Museu Municipal das Lajes da Flores, acolheu no passado dia 03 de abril, um concerto “crossover”, numa iniciativa da Filarmónica União Operária e Cultural Nossa Senhora dos Remédios, com o apoio da Câmara Municipal.
CALHETA: CÂMARA PROMOVE SEGUNDA CAMPANHA DE APOIO AO COMÉRCIO LOCAL
A Câmara Municipal da Calheta está a promover, desde 22 de março e decorre até 25 de abril, a segunda Campanha de Apoio ao Comércio Tradicional e Local. Uma iniciativa que pretende dinamizar e revitalizar o comércio no concelho de forma a amenizar o impacto da pandemia na economia.
HORTA: CÂMARA PREPARA MECANISMO DE PARTICIPAÇÃO DO PDM
O Plano Diretor Municipal do concelho da Horta encontra-se a ser revisto. O Grupo de Trabalho de Acompanhamento da Revisão, constituído por uma equipa multidisciplinar de técnicos nas áreas da engenharia, da arquitetura, do património cultural e da economia, vai agora apresentar um conjunto de sugestões e alterações a ponderar no processo de revisão, bem como avaliar as propostas do plano, nas diversas fases que constam do Programa de Trabalhos de Revisão.
VELAS: REABILITAÇÃO DA ERMIDA DE SÃO VICENTE
Decorrem as obras de reabilitação da Ermida de São Vicente, sita no lugar da Queimada, as quais contam com a colaboração da Junta de Freguesia de Santo Amaro, em articulação com a paróquia da Senhora da Boa Hora.
SÃO ROQUE DO PICO: CÂMARA APOIA RECONSTRUÇÃO DE MOINHO DE VENTO
O presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, Mark Silveira, acompanhou, no passado dia 31 de março, o processo de instalação do novo moinho da Prainha na Avenida que está a ser construída entre o Farol e a Poça Branca.
RIBEIRA GRANDE: “INCUBADORA DE BASE LOCAL DARÁ RESPOSTA ÀS NOVAS TENDÊNCIAS DE TRABALHO REMOTO”, REALÇA ALEXANDRE GAUDÊNCIO
A adaptação do antigo matadouro da Ribeira Grande a incubadora de base local permitirá “oferecer uma nova centralidade ao edifício”, realçou Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara da Ribeira Grande que visitou as obras em curso na companhia da vereadora Cátia Sousa.
COVID-19: VILA FRANCA DO CAMPO PASSA A CONCELHO DE ALTO RISCO ÀS 00:00 DE QUINTA-FEIRA
O concelho de Vila Franca do Campo, em São Miguel, subiu às 00:00 de quinta-feira para o nível de Alto Risco de contágio, uma medida determinada pela Autoridade de Saúde tendo em conta a evolução de casos.
LAGOA COMEMORA FERIADO MUNICIPAL COM DIVERSAS ATIVIDADES REALIZADAS NO MÊS DE ABRIL
A cidade de Lagoa assinala o seu feriado municipal no próximo domingo, 11 de abril. A data evocativa do 499.º aniversário de elevação de Lagoa a vila e sede de concelho e do 9.º aniversário de elevação a cidade, será comemorada com um conjuntos de iniciativas no próprio dia e ao longo do restante mês de abril.
AUDITÓRIO DA MADALENA ACOLHEU AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE NUTRIÇÃO DESPORTIVA
O Auditório da Madalena, na ilha do Pico, acolheu na passada terça-feira, uma Ação de Sensibilização sobre nutrição e suplementação no futebol.
PONTA DELGADA: CÂMARA LANÇA CONCURSO PARA PAVIMENTAÇÃO DE RUAS NOS VALADOS
A Câmara Municipal de Ponta Delgada acaba de lançar o concurso público para a empreitada de pavimentação de um troço de ruas nos Valados, freguesia da Relva.
COVID-19: COMEMORAÇÕES DO FERIADO MUNICIPAL DE LAGOA ALTERADAS
Em virtude da atual situação pandémica na ilha de São Miguel e, de acordo com o comunicado emitido, ontem, pela Autoridade de Saúde Regional, as comemorações previstas para o próximo dia 11 de abril, no âmbito do feriado municipal da Lagoa, foram alteradas, com base os critérios definidos no Decreto Regulamentar Regional em vigor.

REGIÃO
COVID-19: HOTELEIROS QUEREM COMUNICAÇÃO CENTRADA NA SEGURANÇA DA REGIÃO
O delegado nos Açores da Associação da Hotelaria de Portugal, Fernando Neves, disse hoje ser “fundamental” que o arquipélago se afirme como “região segura” quanto à covid-19, uma vez que a comunicação tem passado “sempre” pelo “lado negativo”.
FORÇA ÁEREA TRANSPORTOU 14 DOENTES NOS AÇORES, EM SETE DIAS
A Força Aérea Portuguesa transportou na semana compreendida entre 29 de março e 04 de abril, 14 doentes nos Açores, 12 dos quais entre as ilhas, e mais dois entre o arquipélago e o continente português.
JOSÉ MANUEL BOLIEIRO QUESTIONA GOVERNO DA REPÚBLICA SOBRE REQUALIFICAÇÃO DA CADEIA DA HORTA
O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, escreveu uma carta à ministra da Justiça lembrando que o Orçamento do Estado para 2020 previa uma dotação de 250 mil euros, sem concretização até ao momento, para a “conservação, manutenção e requalificação do edifício que alberga a Cadeia de Apoio da Horta”, na ilha do Faial.
CONSELHO DE ILHA DA TERCEIRA DIZ QUE FALTA AMBIÇÃO AO PLANO E ORÇAMENTO
O Conselho de Ilha da Terceira considerou o Plano e Orçamento do Governo dos Açores para 2021 “pouco ambicioso”, não havendo “grandes mudanças” de paradigma em relação aos anteriores, da responsabilidade do PS.
MULTIUSOS DO CORVO “SERÁ DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA” NA DIVULGAÇÃO DA CULTURA AÇORIANA, SUBLINHA SUSETE AMARO
A secretária regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital esteve, na passada terça-feira, presente na entrega do Espaço Cultural Multiusos ao Ecomuseu do Corvo, num ato simbólico que reforça a aposta na dinamização cultural na mais pequena ilha do arquipélago.
ANTÓNIO VENTURA ANUNCIA CERTIFICAÇÃO DO BEM-ESTAR ANIMAL NOS AÇORES
O secretário regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, anunciou, na passada terça-feira, em Angra do Heroísmo, que “o Governo Regional vai iniciar nos Açores um processo de certificação da produção, no âmbito do bem-estar animal”.
DUARTE FREITAS DEFENDE AUMENTO DAS QUALIFICAÇÕES DOS AÇORIANOS PARA FACILITAR A EMPREGABILIDADE
O secretário regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego realçou, na passada terça-feira, em Ponta Delgada, a importância da qualificação profissional dos Açorianos para a empregabilidade, referindo que o Governo dos Açores está “fortemente comprometido” com o aumento das qualificações, visando assegurar uma estratégia política “forte e equilibrada” do mercado de trabalho.
COMISSÃO EUROPEIA APROVA PROGRAMA DE MANUTENÇÃO DO EMPREGO II NO VALOR DE 35 MILHÕES DE EUROS
A Comissão Europeia aprovou esta semana o Programa de Manutenção do Emprego II com uma dotação de 35 milhões de euros, garantindo a sua conformidade com as normas europeias de auxílios de estado às empresas.
SECRETÁRIO DA SAÚDE GARANTE RESPOSTA DE PROXIMIDADE JUNTO DE CONCELHOS COM COVID-19
O secretário regional da Saúde, Clélio Meneses, garantiu uma resposta de “presença” e “proximidade” junto dos concelhos açorianos com casos de covid-19, reiterando que o Governo Regional tem tomado as “decisões adequadas” em “cada momento” de análise da evolução da pandemia.
CONSELHO DE ILHA DA GRACIOSA SATISFEITO COM PLANO E ORÇAMENTO DOS AÇORES PARA 2021
O presidente do Conselho de Ilha da Graciosa, Vítor Mendes, disse na passada quarta-feira, que as propostas do Plano e Orçamento dos Açores para 2021 estão de acordo com o “expectável”, tendo os conselheiros ficado satisfeitos com os documentos.
COVID-19: ESCOLAS DE SÃO MIGUEL CONTINUAM EM ENSINO À DISTÂNCIA
As escolas da ilha de São Miguel vão manter-se em ensino à distância e as creches e ateliês de tempos livres vão continuar encerrados esta semana, devido à pandemia de covid-19.
COMUNICADO DO CONSELHO DE GOVERNO DE 08.04.2021 (DELIBERAÇÕES)
O Governo Regional dos Açores 136 dias após a sua tomada de posse, enviou na passada quinta-feira, às redações, o seu primeiro Comunicado do Conselho de Governo, que decorreu nesse mesmo dia na ilha Terceira.
COVID-19: VACINA DA ASTRAZENECA SÓ SERÁ ADMINISTRADA A PESSOAS ACIMA DOS 60 ANOS
A vacina da AstraZeneca contra a covid-19 só será administrada no arquipélago dos Açores em pessoas acima dos 60 anos, disse na passada quinta-feira o diretor regional da Saúde, em conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo.
VISITAS ESTATUTÁRIAS ESTÃO DE REGRESSO, ASSENTES NA “PROXIMIDADE” ÀS PESSOAS
O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, anunciou que as visitas estatutárias às ilhas arrancarão depois da votação, no parlamento regional, do Plano e Orçamento para este ano, e assentarão na “proximidade” e na audição de pessoas e entidades.
CORVETA ANTÓNIO ENES REGRESSA AOS AÇORES PARA MAIS UMA MISSÃO
O Navio da República Portuguesa vai estar em missão na Zona Marítima dos Açores por três meses. Com uma guarnição de 72 elementos, corveta é comandada pelo capitão-de-fragata Bruno Alexandre Cortes Banha.
SOFIA RIBEIRO ANUNCIA AVALIAÇÃO EXTERNA DO PROSUCESSO
A secretária regional da Educação, Sofia Ribeiro, anunciou, na passada sexta-feira, em conferência de imprensa, em Ponta Delgada, um contrato com a Universidade dos Açores para fazer uma avaliação externa ao ProSucesso, no valor de 13 mil euros.

NACIONAL
PSD QUER QUE REPÚBLICA COMPARTICIPE TRANSPORTE MARÍTIMO DE CARGA NOS AÇORES
O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República Paulo Moniz entregou uma proposta que prevê a comparticipação do Estado no serviço público de transporte marítimo de carga entre ilhas, como acontece com o transporte aéreo de passageiros.
ÓBITO JORGE COELHO: VASCO CORDEIRO LEMBRA “AMIGO GENEROSO, INTELIGENTE E SOLIDÁRIO”
O presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro, manifestou, em nome de toda a estrutura regional, profunda tristeza pela morte de Jorge Coelho, que lembra como “um camarada e um amigo generoso, inteligente e solidário”.
ASSINADO ACORDO PARA CONSTITUIÇÃO DO OBSERVATÓRIO DO ATLÂNTICO
Oito instituições nacionais e regionais assinaram na cidade da Horta, um memorando de entendimento com vista à criação do consórcio que iá gerir o Observatório do Atlântico.

POLÍTICA
BE/AÇORES PEDE EXPLICAÇÕES SOBRE “INCUMPRIMENTO” EM PROGRAMAS DE APOIO AO EMPREGO
O BE/Açores pediu ao Governo Regional explicações sobre “situações de incumprimento” e “demora” nas candidaturas a programas de apoio ao emprego, aprovadas pelo anterior governo socialista.
CHEGA/AÇORES: JOSÉ PACHECO ABANDONA CORRIDA À LIDERANÇA
O deputado do Chega/Açores José Pacheco revelou, na passada terça-feira, que não vai ser candidato à liderança da estrutura regional do partido, ao contrário do que tinha anunciado, por entender que tem o “dever” de “acabar” com as “divergências”.
GRAÇA SILVEIRA SATISFEITA COM DECISÃO DO TC SOBRE PROCESSO DISCIPLINAR DO CDS-PP
A antiga deputada do CDS-PP na Assembleia dos Açores Graça Silveira mostrou-se satisfeita pela decisão do Tribunal Constitucional, que revogou o processo disciplinar instaurado pelo conselho de jurisdição do partido por ter passado a deputada independente.
“PROPOSTAS DE PLANO E ORÇAMENTO PARA 2021 SACRIFICAM A SUSTENTABILIDADE DA REGIÃO À SUSTENTAÇÃO DO GOVERNO”, ALERTA VASCO CORDEIRO
O presidente do PS/Açores e líder da bancada parlamentar, Vasco Cordeiro, deixou, na passada quarta-feira, alguns alertas quanto à sustentabilidade da Região que estará, à luz das propostas de Plano e Orçamento da Região para 2021, a ser sacrificada em detrimento da sustentação do Governo.
CDS-PP DEFENDE REDE DE RADARES METEOROLÓGICOS NOS AÇORES
O deputado do CDS-PP/Açores, Pedro Pinto, defendeu, na passada quarta-feira, a instalação de uma rede de radares meteorológicos nos Açores, acrescentando ao radar atualmente existente na Serra de Santa Bárbara, outro na ilha das Flores e um terceiro na ilha de São Miguel, de forma a cobrir integralmente o arquipélago dos Açores.
BE QUESTIONA GOVERNO SOBRE “CONSTRANGIMENTOS” NO CENTRO DE SAÚDE DE ANGRA
O Bloco de Esquerda (BE) dos Açores questionou, na passada quinta-feira, o Governo Regional sobre quando pretende “sanar os constrangimentos” verificados nos contactos dos utentes com o Centro de Saúde de Angra do Heroísmo que “impossibilitam a marcação de consultas”.
PS DEFENDE QUE REDUÇÃO FISCAL NÃO VAI AJUDAR “QUEM PERDEU RENDIMENTOS”
O deputado do PS/Açores Carlos Silva considerou que a redução fiscal proposta pelo Governo Regional, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, vai ter “efeitos negativos” no combate à pandemia de covid-19, porque não irá “ajudar quem perdeu rendimentos”.
FALTA DE MÃO-DE-OBRA PARA A AGRICULTURA É “MUITO PREOCUPANTE”, CONSIDERA CHEGA/AÇORES
O deputado regional do Chega/Açores José Pacheco considerou que a falta de mão-de-obra e a “pouca motivação para atrair mais jovens” para a agricultura açoriana é um “dado muito preocupante” para o setor.
PS/AÇORES RECEIA “UTILIZAÇÃO NEGLIGENTE DOS RECURSOS DA REGIÃO” NO ORÇAMENTO
A vice-presidente do grupo parlamentar do PS na Assembleia Legislativa dos Açores, Andreia Cardoso, considera que há “utilização negligente dos recursos da região” na proposta de Plano e Orçamento para 2021 apresentada pelo Governo Regional.

CRIME
PSP APREENDE MAIS 94 ARTIGOS PIROTÉCNICOS NA ILHA TERCEIRA
Artigos encontravam-se à venda em estabelecimentos comerciais não habilitados para tal.

SAÚDE
EXERCÍCIO FÍSICO E SAÚDE
Artigo de opinião de Pedro von Hafe sobre o Dia Mundial da Atividade física que se comemora a 06 de abril.
RESPEITAR A TODOS E À NOSSA SAÚDE
Artigo de opinião de João Araújo Correia, médico internista e presidente da SPMI sobre o Dia Mundial da Saúde que se assinala a 07 de abril.

DESPORTO
FUTEBOL SUB-17: SELEÇÃO DA AFAH VENCE TORNEIO INTERASSOCIAÇÕES
Conjunto orientado por Paulo Meneses pleno de vitória nos quatro jogos disputados.
VOLEIBOL: BENFICA QUER RECEBER TROFÉU DE CAMPEÃO NA CASA DO BENFICA DA ILHA TERCEIRA
O SL Benfica depois de manifestar “surpresa e repúdio” pela ausência do troféu de campeão nacional de voleibol masculino, que os ‘encarnados’ conquistaram ontem, na Praia da Vitória, frente ao Fonte do Bastardo, diz que só aceitará receber a taça na Casa do Benfica da Ilha Terceira.
FUTEBOL: AFAH ORGANIZA TORNEIO REGIONAL INTERASSOCIAÇÕES SUB-16
Competição decorreu este fim de semana, no Campo dos Leões, na vila do Porto Judeu.
FUTEBOL SUB-16: AFAH VENCE TORNEIO REGIONAL INTERASSOCIAÇÕES
Depois de vencer o título regional de sub17 no passado fim de semana, o selecionador Paulo Meneses junta agora o de sub16.
VOLEIBOL: TAÇA DE CAMPEÃO NACIONAL ENTREGUE NA CASA DO BENFICA DA ILHA TERCEIRA
Na sequência da vontade expressa pela Direção do SL Benfica, a taça de campeão nacional de voleibol da Divisão Elite, seniores masculinos, foi entregue este sábado ao presidente da Casa do Benfica na ilha Terceira.
CAMPEONATO DE PORTUGAL — SÉRIE “G” — 22.ª JORNADA — RESULTADOS
Praiense no play-off de acesso à 3.ª liga. Fontinhas, Rabo de Peixe e Ideal prosseguem no Campeonato de Portugal.
CAMPEONATO DE FUTEBOL DOS AÇORES — 14.ª JORNADA — RESULTADOS

CULTURA
ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA FORMAÇÃO MUSICAL EM SÃO JORGE
No âmbito do Orçamento Participativo dos Açores e ao abrigo do “Projeto de Sensibilização para a Música” decorrerá na ilha de S. Jorge, de 29 de julho a 01 de agosto formação musical para maestros e naipes. As inscrições decorrem até 31 de maio.
MUSEU FRANCISCO DE LACERDA RECEBE ESPETÁCULO DA COMPANHIA DE TEATRO CÃES DO MAR
Esta é a estória de Padi e Balbina, uma ficção que podia ser, que foi, que é todos os dias a realidade de quem aportou nestas ilhas. Esta é a estória de Balbina, a minha Balbina, a tua Balbina, a nossa história.

OPINIÃO
AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E A BIODIVERSIDADE
As alterações climáticas representam uma evidente ameaça à prosperidade social e económica global, e de forma geral à segurança no mundo, sendo que as respostas exigem cooperação e um compromisso efetivo entre todos os países.
Helena Freitas

NOTÍCIAS DA TRETA

Nota: Para voltar a esta página use a função retroceder do seu browser.