VERSÃO E-PAPER

ANO: I | N.º 031 | 03.08.2020

SEMANA: 27 DE JULHO A 02 DE AGOSTO DE 2020
(Ver capa)

TSDT
FALHAM AS NEGOCIAÇÕES ENTRE O GOVERNO E OS SINDICATOS
STSS acusa o Governo dos Açores de empurrar profissionais da Região “para novas formas de luta”.

COVID-19:
AÇORES COM TAXA DE IMUNIDADE DE 2,6%
Resultados preliminares do Inquérito Serológico Nacional COVID-19, apontam para uma taxa de imunidade de 2,6% nos Açores.

TAUROMAQUIA
MANIFESTAÇÃO TAURINA
Cerca de sete centenas de aficionados juntaram-se este sábado, na Praça da Florestal, para defender as tradicionais touradas à corda da ilha Terceira.

INVESTIMENTO
PRAIA AMBIENTE, EM VAI ADQUIRIR QUATRO NOVAS VIATURAS
Aquisição das novas viaturas para recolha de resíduos representa investimento na ordem dos 391 mil euros.

EDUCAÇÃO
INAUGURADA ESCOLA DO MAR DOS AÇORES, COM AMBIÇÃO DE SER REFERÊNCIA NA FORMAÇÃO DAS PROFISSÕES DO MAR
Segundo o presidente do Governo, o investimento de cerca de 7,2 milhões de euros tem a “ambição” de, a partir do Faial, se constituir como uma referência nacional e internacional na formação de profissões ligadas ao mar.

LIGAÇÕES AÉREAS
LSEGUNDO ESTUDOS DOS VEREADORES DOS PSD NA CMAH: É MAIS BARATO, EM MÉDIA 50%, VIAJAR DO EXTERIOR PARA ILHA TERCEIRA, COM LIGAÇÃO POR SÃO MIGUEL
Em conferência de imprensa, no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, na passada terça-feira, os vereadores do PSD na Câmara de Angra, Marcos Couto e Miguel Bezerra, acusaram o Governo Regional do PS de “dar mais uma machadada na economia da Ilha” ao protegerem as operações aéreas para São Miguel. Socorrendo-se de um estudo, os vereadores sociais-democratas afirmam que, “em média, é 50,06% mais barato viajar para a Terceira” do exterior, utilizando voos de ligação por Ponta Delgada.

LOCAL
NÚCLEO MUSEOLÓGICO DA BA4 ABRE AO PÚBLICO ESTA SEXTA-FEIRA
Às sextas-feiras, entre as 09:30 e as 13:30, as “Estórias” da Base das Lajes estão disponíveis ao público em geral no Núcleo Museológico da Força Aérea Portuguesa na BA4, com início já na próxima.
EXPOSIÇÃO: “DEZ ANOS DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA: HISTÓRIA, ATITUDE, EVOLUÇÃO”
Mostra de promoção da educação ambiental e evocativa do 4.º aniversário do Centro de Interpretação Ambiental no Paul da Pedreira, na freguesia do Cabo da Praia, estará patente também no Paul da Praia da Vitória, até ao próximo dia 15 de setembro.

CONCELHOS
PISCINA DO CAIS DO PICO ENTRE AS MELHORES DE PORTUGAL PARA APROVEITAR O VERÃO
A Piscina Natural do Cais do Pico foi recentemente eleita pelo portal “SapoViagens” uma das melhores 20 de Portugal para mergulhar e aproveitar o verão.
RIBEIRA GRANDE: INAUGURADA PRAÇA DO EMIGRANTE
Idealizada há 15 anos a Praça do Emigrante é uma realidade na cidade da Ribeira Grande, em homenagem a todos os que partiram à procura de melhores condições de vida.
CALHETA: CANDIDATURA DAS FESTAS EM HONRA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO É PRÉ-FINALISTA NACIONAL DAS 7 MARAVILHAS DA CULTURA POPULAR
Na hora da consagração, o presidente do Município, Décio Pereira, estendeu a vitória aos Açores e aos açorianos.
HORTA: CÂMARA PREPARA INTERVENÇÃO NA ZONA BALNEAR DA PRAIA DO ALMOXARIFE
O estudo e projeto foram apresentados na semana passada no âmbito da iniciativa “Presentes no Concelho”, que decorreu na freguesia da Praia do Almoxarife.
LAJES DAS FLORES: NOVO MIRADOURO NA PEDRINHA
Magnifica vista sobre as lagoas Funda e Rasa, com enorme procura turística, dispõe de um novo miradouro. Freguesia da Fajã Grande com estação meteorológica.

REGIÃO
MILHO FORRAGEIRO: GOVERNO PRONTO PARA APOIAR PRODUTORES DO PICO
O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou na passada segunda-feira, na ilha do Pico, que Governo dos Açores está pronto para apoiar os produtores de milho forrageiro, se nas próximas semanas não chover.
RESERVAS MARINHAS SÃO INSTRUMENTOS FUNDAMENTAIS DE GESTÃO DO MAR DOS AÇORES, AFIRMA GUI MENEZES
Para o Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia as reservas marinhas são “instrumentos fundamentais de gestão” do mar dos Açores, que vão beneficiar “não só as empresas marítimo-turísticas, mas também a atividade da pesca”, quer seja lúdica, quer seja profissional.
TRABALHO DAS INSTITUIÇÕES DE SOLIDARIEDADE SOCIAL TEM PERMITIDO CHEGAR A CADA VEZ MAIS PESSOAS, AFIRMA ANDREIA CARDOSO
A secretária regional falava à margem de uma visita ao Centro Comunitário do Espírito Santo da Vila Nova, no concelho da Praia da Vitória, onde, simbolicamente, procedeu à entrega de uma carrinha de 9 lugares ao abrigo do programa “Solidariedade em Movimento”. Na ocasião, referindo-se à instituição, Andreia Cardoso, considerou-a “muito proativa” na zona note da ilha Terceira, sendo por isso “um bom exemplo”.
COOPERATIVA VITIVINÍCOLA DA ILHA DO PICO REFORÇA CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO EM 200 MIL LITROS
Com o apoio do Governo dos Açores a Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico viu reforçada em mais 200 mil litros a sua capacidade de armazenamento de vinho. Com este apoio o Governo pretende garantir que na próxima vindima, a cooperativa esteja apta a receber a totalidade das uvas dos seus associados.
VIVEIROS DO JARDIM BOTÂNICO DO FAIAL EM OBRAS DE AMPLIAÇÃO DE VALOR SUPERIOR A 200 MIL EUROS
A secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro, visitou as obras de ampliação dos viveiros do Jardim Botânico do Faial, um investimento do Governo que ultrapassa os 200 mil euros. Com esta ampliação, os viveiros duplicam a capacidade instalada de propagação fora do local de origem de espécies da flora endémica dos Açores.
FORMAÇÃO AOS CUIDADORES VISA MELHORAR QUALIDADE DOS CUIDADOS PRESTADOS À PESSOA IDOSA E DEPENDENTE, AFIRMA ANDREIA CARDOSO
Para a secretária regional da Solidariedade Social, a formação de capacitação técnica dos cuidadores formais das Instituições Particulares de Solidariedade Social da Região é uma forma de “melhorar a qualidade do atendimento e cuidados prestados à pessoa idosa e pessoa dependente, através da efetivação dos seus direitos e dos princípios orientadores da intervenção”.
VASCO CORDEIRO ANUNCIA SUBSTITUIÇÃO DO NAVIO ‘ARQUIPÉLAGO’ PARA REFORÇAR INVESTIGAÇÃO DO MAR DOS AÇORES
O Presidente do Governo anunciou que, no âmbito dos próximos fundos comunitários, a Região vai substituir o navio ‘Arquipélago’ por um novo navio dotado de melhores condições para reforçar a investigação científica no Mar dos Açores. Vasco Cordeiro discursava na passada quinta-feira, 30 de julho, no Faial, na inauguração da Escola do Mar dos Açores.
PROTEÇÃO E SEGURANÇA DOS AÇORIANOS NA REDE VIÁRIA REGIONAL É PRIORIDADE DO GOVERNO DOS AÇORES, ASSEGURA ANA CUNHA
A Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas falava, na Horta, na assinatura do contrato da empreitada de melhoramento das condições de acesso ao Monte da Guia, cerimónia presidida pelo Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, no âmbito da visita de dois dias à ilha do Faial.
CENTRO DE ALOJAMENTO TEMPORÁRIO DA HORTA COM FINANCIAMENTO ASSEGURADO DE 335 MIL EUROS
O Governos dos Açores, através da secretária regional da Solidariedade Social, assegurou na passada sexta-feira, no Faial, um financiamentos de 335 mil euros para a construção de Centro de Alojamento Temporário da Santa Casa da Misericórdia da Horta, a instalar-se na freguesia das Angústias com capacidade para 16 utentes.
ARRANCAM AS OBRAS DO ENTREPOSTO FRIGORÍFICO DA HORTA
Requalificação do Entreposto Frigorífico da Horta representa um investimento de quatro milhões de euros, diz o presidente do Governo, compreendendo as áreas das infraestruturas, da aplicação do conhecimento científico à sustentabilidade dos recursos e do reforço da qualificação dos pescadores.
GOVERNO ASSINALA INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DO QUARTEL DOS BOMBEIROS DO FAIAL
Secretária regional da Saúde presidiu sexta-feira ao lançamento da primeira pedra da sede da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Faial, cuja construção se deverá iniciar no este mês.
COVID-19: ESTADO DE CALAMIDADE PRORROGADO ATÉ 15 DE AGOSTO
Estado de calamidade nas ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Faial e Pico, e situação de alerta nas ilhas Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo, prorrogado até 15 de agosto com regras atualizadas. Decorrente da atualização das regras, Governo dos Açores volta a suportar custos de quarentenas e isolamento profilático em unidade hoteleira de cidadãos externos à Região.

SAÚDE
28 DE JULHO DIA MUNDIAL DAS HEPATITES: HEPATITES CRÓNICAS E A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE
Existem cinco diferentes vírus causadores de hepatite (A, B, C, D e E), mas as hepatites B e C são as mais importantes, por evoluírem para a cronicidade e assim causarem graves problemas de saúde: provocam inflamação crónica do fígado, que, quando não tratada, pode evoluir para cirrose e cancro hepático.
Arsénio Santos
COVID-19: 2,6% DOS AÇORIANOS SÃO IMUNES AO SARS-COV-2
Inquérito serológico nacional COVID-19, aponta para uma seroprevalência de 2,6% na Região Autónoma dos Açores.

DESPORTO
GD FONTINHAS INICIA ESTA SEGUNDA-FEIRA PREPARAÇÃO PARA A NOVA ÉPOCA
O GD Fontinhas com a ambição de sempre ainda mais renovada, fruto de uma série de importantes contratações, inicia esta segunda-feira, a preparação para a nova época desportiva, sob o comando do novo e experiente Mister Francisco Agatão. A próxima edição do Campeonato de Portugal, ainda sem data definida para o seu início, apresenta novos desafios a todos os seus participantes.

OPINIÃO
A RYANAIR E A TERCEIRA!
O que pretendem fazer os eleitos e responsáveis pelo poder autárquico e Regional na Terceira? Lutar pelos direitos e bem estar dos seus eleitores, ou permanecem impávidos e serenos como de costume? É que se for assim, para Outubro a gente conversa…
Fernando Mendonça
EDUCAÇÃO, CULTURA E CIDADANIA
Se quisermos analisar o nível de desenvolvimento de uma comunidade, atentemos à forma como protege a sua cultura, mas acima de tudo como a promove, não somente na sua dimensão enquanto produto, mas enquanto veículo de integração e valorização social.
Sofia Ribeiro
HAJA PEDRAS PORQUE AS FITAS JÁ NÃO SERVEM
Após a inauguração, com pompa e circunstância, de um parque de estacionamento, pergunto: Onde estão obras e/ou projetos determinantes para a estratégia de desenvolvimento da Terceira e consequentemente para a região?
Alexandra Manes

CITAÇÃO
“Quem nunca altera a sua opinião é como a água parada e começa a criar répteis no espírito.”
William Blake

NOTÍCIAS DA TRETA

Nota: Para voltar a esta página use a função retroceder do seu browser.