PEDRO NASCIMENTO CABRAL DESTACA POTENCIAL TURÍSTICO DOS MOSTEIROS

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, sublinhou o potencial turístico da freguesia dos Mosteiros, durante a primeira visita oficial do executivo da autarquia às 24 freguesias do concelho.

O autarca destacou que a obra do parque de estacionamento, situado no início da freguesia, com capacidade para 72 viaturas e três autocarros, vai contribuir para responder ao aumento do turismo na freguesia. “Esta obra é estruturante para os Mosteiros e vai permitir aumentar o turismo na freguesia. Este projeto, em fase de conclusão, está localizado nas imediações do centro da freguesia e praia dos Mosteiros, garantindo ainda a criação de uma nova via de acesso à zona balnear. Trata-se de um investimento superior a 500 mil euros”, destacou.

Pedro Nascimento Cabral aproveitou a ocasião para “alertar, uma vez mais, para a dificuldade das acessibilidades a esta freguesia e reiterar a necessidade urgente de melhorar, através da criação de uma via rápida, o acesso não apenas a esta freguesia, como também às restantes freguesias da costa sul do concelho de Ponta Delgada”.

Pedro Nascimento Cabral voltou a sublinhar a necessidade de “promover um crescimento harmónico e sustentável de todas as freguesias”, promovendo a coesão social e económica de todas as localidades.

Em fase de acabamento está também o Pavilhão Multiusos, orçado em 140 mil euros. O mesmo acontece com o Salão de Festas, cujo orçamento ronda os 100 mil euros.

Todos estes projetos, desenvolvidos pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, pretendem contribuir para um maior dinamismo e melhores condições de vida à população dos Mosteiros.

POLÍTICA DE PROXIMIDADE

“O nosso grande objetivo é continuar a servir Ponta Delgada e cada uma das suas 24 freguesias, concretizando o projeto de desenvolvimento harmónico que pretendemos para as 24 freguesias do concelho de Ponta Delgada, assumindo a materialização de uma verdadeira política de proximidade”, declarou o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, acrescentando o objetivo de promover a coesão territorial.

“A política de proximidade que pretendemos concretizar na governação do município de Ponta Delgada traduz-se no contacto permanente com a população e instituições de todo o concelho. O nosso propósito consiste em desenvolver cada uma das 24 freguesias, sem deixar nenhuma para trás, assegurando o desenvolvimento sustentável de todo o concelho ”, salientou.

Pedro Nascimento Cabral vincou que o projeto político da Câmara Municipal Ponta Delgada está assente num conjunto de medidas que visam contribuir para o progresso social, económico e cultural de todas as freguesias.

“A coesão territorial e social são domínios que consideramos essenciais para o desenvolvimento do concelho de Ponta Delgada, por isso, promovemos a descentralização e eficiência administrativa dos serviços municipais. Pretendemos estar mais próximos da população e promover todas as condições necessárias para fixar os cidadãos nas nossas freguesias”, afirmou.

Em 2022, a Câmara Municipal de Ponta Delgada decidiu transferir para as 24 Juntas de Freguesia do concelho um montante de 1,9 milhões de euros ao abrigo dos contratos interadministrativos de delegação de competências.

“As nossas freguesias são pontos de contacto fundamentais na resolução dos processos que motivam os anseios dos cidadãos e todas elas devem ser tratadas de acordo com um princípio de justiça e de desenvolvimento harmonioso, que possibilite que cada cidadão, independentemente da freguesia onde reside, possa ter acesso às mesmas condições sociais, económicas e culturais dos demais residentes no concelho”, declarou.

Entretanto, Carlos Cabral, presidente da Junta dos Mosteiros afirmou que todos os investimentos que a Câmara Municipal está a realizar na freguesia são de extrema importância para o desenvolvimento económico e social socioeconómico da freguesia.

“Estamos a falar de obras com qualidade e que vêm enriquecer a freguesia dos Mosteiros. Destaco sobretudo a obra do parque de estacionamento, que está em fase de conclusão, porque vai criar dezenas de lugares de estacionamento e cria uma via alternativa de acesso à praia dos Mosteiros”, sublinhou.

OFERTA SOCIAL DO MUNICÍPIO

De referir que, na área social, a autarquia mantém em funcionamento o Centro Integrado de Apoio ao Idoso (centro de dia) que recebe, diariamente, uma média de 15 idosos.

Trata-se de uma resposta social que presta um conjunto de serviços para satisfazer as necessidades básicas e fomentar as relações interpessoais, contribuindo para que os idosos se mantenham no seu meio social e familiar.

No âmbito do projeto PDL Proximidade, a Divisão de Desenvolvimento Social faz deslocar, mensalmente, um técnico à freguesia para efetuar atendimento descentralizado nas freguesias mais afastadas da cidade. Esta medida promove uma maior proximidade com a população, facilitando o contacto da mesma com os serviços de Ação Social do Município.

Por outro lado, a autarquia, na sequência do temporal de 27 de setembro de 2021, que provocou danos em habitações de vários agregados familiares dos Mosteiros, procedeu à atribuição de apoios para a aquisição de mobiliário e eletrodomésticos, no valor global de 13.355 euros.

© CMPD | Foto: CMPD | PE