AUTÁRQUICAS 2021: ESTÃO INSCRITOS NOS AÇORES 229.065 ELEITORES

Com data de referência 11 de setembro de 2021 (data de fecho das inscrições nos cadernos eleitorais para as Autárquicas 2021), e segundo os dados divulgados pela Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna, estão inscritos nos Açores 229.065 eleitores para estas autárquicas, mais 547 do que nas últimas, realizadas no dia 01 de outubro de 2017.

Dos 229.065 eleitores inscritos nos cadernos eleitorais, convocados a decidir o futuro das suas localidades de residência para os próximo quatro anos, 228.791 correspondem a cidadãos nacionais (NAC), 220 a cidadãos da União Europeia (UE) e os restantes 54, a cidadãos com outras nacionalidades (ER).

O concelho com maior número de inscritos é Ponta Delgada, representando por isso o maior município da Região Autónoma dos Açores. No sentido inverso, a autarquia de Vila do Corvo, com 350 eleitores inscritos, apresenta-se como a de menor dimensão nos Açores.

Depois de Ponta Delgada (65.200), surge Angra do Heroísmo (33.236) a que se segue a Ribeira Grande (28.616). O concelho da Praia da Vitória apresenta-se como o quarto maior dos Açores em termos de eleitores inscritos (19.326).

No que concerne a cidadãos eleitores da União Europeia e de outras nacionalidades, o concelho da Horta leva a dianteira. Estão inscritos nos cadernos eleitorais da Horta 45 cidadãos da União Europeia e oito de outras nacionalidades, totalizando 53 eleitores não nacionais. Segue-se Ponta Delgada com 40 eleitores não nacionais. O concelho da Calheta, na ilha de São Jorge, é o único nos Açores cujo eleitores inscritos são todos nacionais.

A ilha Terceira soma 16 eleitores da União Europeia e sete de outras nacionalidades. Em Angra do Heroísmo estão inscritos 19 eleitores não nacionais e na Praia da Vitória quatro.

Na Praia da Vitória, dos quatro cidadãos eleitores não nacionais, três são da União Europeia. Das 11 freguesias do concelho, nove têm inscritos apenas cidadãos nacionais, a exceção vai para a freguesia citadina de Santa Cruz e para a mais pequena freguesia do concelho — Quatro Ribeiras. Em Santa Cruz, está inscrito um cidadão eleitor da União Europeia, enquanto nas Quatro Ribeiras este número sobe para dois. Nas Quatro Ribeiras está também inscrito um cidadão eleitor de outra nacionalidade.

ABSTENÇÃO

Tradicionalmente as eleições autárquicas por estarem muito mais próximas das populações são aquelas que registam uma menor taxa de abstenção, mas ainda assim, apresentam valores preocupantes que não se explicam apenas com a desatualização dos cadernos eleitorais.

Nas primeiras eleições Autárquicas em democracia, 1979, registou-se uma abstenção de 35,70% nos Açores — a menor abstenção até aos dias de hoje. Nas eleições autárquicas seguintes e até 1989 a abstenção foi sempre crescendo. Com uma redução de seis pontos percentuais em 1993 em relação a 1989, os valores a partir daí sempre se fixaram acima dos 40%, tendo em 1997 atingido o valor record de 48,21%.

Em 2017, os cadernos eleitorais registavam 228.518 eleitores, sendo que 122.147 (53,45%) exerceram o seu direito de voto, cumprindo desta forma a sua obrigação cívica.

A cidadania, em democracia, não se esgota no ato de votar, mas sem margem para dúvida, inicia-se por aí. Só votando, se está verdadeiramente legitimado, para reclamar da escolha alheia ou da nossa própria escolha. Por isso, no próximo domingo, cumpra o seu dever cívico.

© PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s