FUP ASSINALA 117.º ANIVERSÁRIO COM CONCERTO NO ARG

A Filarmónica União Praiense (FUP) completa no próximo sábado, dia 20 de março, 117 anos de existência. A data será assinalada com um concerto evocativo da efeméride, pelas 20:00 horas, no Auditório do Ramo Grande (ARG).

A FUP foi fundada em 20 de março de 1904, pelo Pe. José de Sousa Pereira. Possui como sede social parte do antigo convento de São Francisco, sito à rua Serpa Pinto, na cidade da Praia da Vitória.

Desde o início do século e durante os seus primeiros cinquenta anos, foi da Filarmónica União Praiense que saíram as mais elevadas iniciativas culturais do concelho praiense.

Além das participações no calendário cultural da ilha, a FUP representou a Praia da Vitória em memoráveis digressões pelos Açores e Portugal continental. Neste âmbito destacam-se: 1962, digressão pelas ilhas de S. Jorge, Pico e Faial; 1990, concerto na Semana Cultural das Velas – S. Jorge; 1995, participação no Festival do Ramo Grande; 1996, participação especial no Festival Internacional de Teatro de Montemor-o-Velho, na peça Faldum, encenada pelo Teatro ACERT de Tondela; 1998, produção de espetáculos para o “Dia de Honra dos Açores” na Expo 98, em Lisboa; ainda neste ano a FUP integra a Cooperativa Praia Cultural, ocupando a vice-presidência.

Com a construção de novas instalações, que deram uma melhor resposta ao ensino da música através de salas devidamente preparadas para aulas práticas, como também uma grande melhoria no que diz respeito à banda filarmónica, esta com uma sala de ensaios sonorizada para o efeito.

O Instrumental da filarmónica, um dos seus mais preciosos patrimónios, durante uma época de crise, chegou a estar à venda, assim como o seu fardamento. Valeu a intervenção decidida de um praiense, o Sr. António da Silva, mais conhecido por “António Maminha” que, em conjunto com vários amigos, puseram cobro a esta terrível situação.

No ano de 2013, a filarmónica realizou 2 concertos no Auditório do Ramo Grande FUP – The Beatles, com lotação esgotada; em 2014, novamente, lotação esgotada em duas atuações no Auditório do Ramo Grande, nas Comemorações do 25 de Abril; em 2014, FUP – The Beatles, efetuou um concerto no Serrado do Bailão, durante a realização das Sanjoaninas e em 2015, realizou dois concertos no Teatro Micaelense – FUP – The Beatles e Canto Livre.

Presentemente a Escola de Música da FUP apresenta-se como uma referência no sector, preparando, em média, cerca de 15 alunos para integrarem o corpo de músicos executantes. Desta escola já saíram grandes nomes do panorama musical local, regional e nacional.

As entradas para o concerto têm o custo de cinco euros e estão disponíveis para aquisição na bilheteira da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, que se encontra a funcionar de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 17:00, ou ligando para o 295 545 700. Os bilhetes podem ainda ser adquiridos no próprio dia, na bilheteira do ARG que abre duas horas antes do início do evento.

Aquando da realização do espetáculo, mantém-se a obrigação do cumprimento de todas as normas de proteção e salvaguarda da saúde pública, havendo uma redução do público presente na sala, para um terço da respetiva lotação, ou seja, máximo de 140 espetadores, garantindo-se as regras de distanciamento físico, para além do uso obrigatório de máscara e higienização frequente das mãos.

© GC-MPV – FG | Foto: DR | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s