TIBÉRIO DINIS VISITA OBRAS DE REABILITAÇÃO DO CAMPO DE JOGOS DA AGUALVA E ENALTECE “DINAMISMO” DO ASSOCIATIVISMO DESPORTIVO LOCAL

O Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, enalteceu, “o dinamismo” do associativismo desportivo da freguesia da Agualva, após visitar as obras de beneficiação em curso no Campo de Jogos Manuel H. R. Pires, investimento apoiado pelos sistemas de incentivos municipais.

“Viemos aqui, a convite do Grupo Desportivo e Recreativo de Agualva, verificar os trabalhos em curso no âmbito do projeto de reabilitação e beneficiação do Campo de Jogos Manuel H. R. Pires, que foi apoiado pelo Regulamento Municipal Cooperar e Desenvolver na Praia da Vitória, pelo que devo enaltecer o extraordinário dinamismo da nova Direção desta coletividade, composta por gente jovem e cheia de projetos para dinamizar a prática desportiva”, afirmou o edil, citado em nota de imprensa da autarquia hoje emitida.

Tibério Dinis salientou que o projeto que foi candidatado aos sistemas de incentivos municipais – e apoiado em cerca de 10 mil euros – prende-se com “a reabilitação e beneficiação do Campo de Jogos, considerando que estes jovens, que estão à frente da Direção do Grupo Desportivo e Recreativo de Agualva, pretendem voltar a implementar a prática do futebol de 11, modalidade, aliás, onde existe história e palmarés na coletividade, mas que estava inativa desde há alguns anos”.

Para além do apoio financeiro, sublinhou o autarca, “a Câmara Municipal prestará também apoio logístico ao nível das instalações elétricas”, num “primeiro passo que está a ser dado” e que representa “um esforço de investimento que vale a pena, porque significa apoiar uma direção dinâmica, com jovens que têm o sonho de devolver a prática do futebol de 11 à sua freguesia”.

Assim, prosseguiu Tibério Dinis em declarações aos jornalistas no final de uma visita às instalações desportivas, “só podemos estar ao lado deles nesta empreitada”, sublinhando tratar-se “de um projeto que demorará algum tempo para que fique totalmente concluído, que contará, certamente, com apoios de outras entidades públicas e privadas, e que a Câmara Municipal não deixará de apoiar futuramente, tendo em vista a concretização de algo maior que queremos que este espaço volte a ter e volte a ser”.

O autarca sublinhou, por outro lado, “a importância deste investimento nos tempos que correm, uma vez que a questão da pandemia provocou um aumento do sedentarismo e, por isso, a importância da prática desportiva federada ou numa vertente mais pessoal de prática de exercício físico regular trás também ganhos em saúde e em bem estar que são fundamentais”.

“Como se sabe a política de apoio da Câmara Municipal da Praia da Vitória às atividades desportivas tem vindo a crescer, assim como no que toca à criação de circuitos de manutenção física ou criação de espaços para a prática de exercício físico, pelo que este é um importante investimento em curso na Freguesia da Agualva”, acrescentou.

O Grupo Desportivo e Recreativo de Agualva, fundado em junho de 1975, tem palmarés ao nível do futebol de 11, nomeadamente em escalões de formação, onde chegou a alcançar títulos vários. A prática desta modalidade está inativa no clube e na freguesia há cerca de uma década, tendo, no entanto, nos últimos anos, a coletividade mantido atividade federada ao nível do futsal.

Agora, com nova Direção, o Grupo Desportivo e Recreativo de Agualva apresentou e candidatou aos apoios previstos no Regulamento Municipal Cooperar e Desenvolver na Praia da Vitória um projeto para reabilitar o Campo de Jogos Manuel H. R. Pires, tendo em vista a retoma da atividade desportiva, a par com a demais atividade da coletividade.

MAIS DE 647 MIL EUROS EM APOIOS AO ASSOCIATIVISMO

Tibério Dinis aproveitou ainda para recordar que, ao abrigo do Regulamento Municipal Cooperar e Desenvolver na Praia da Vitória – sistema de incentivos municipais ao associativismo do Concelho – “foram aprovadas candidaturas no valor superior a 647 mil euros, sendo que destes cerca de 443 são para apoiar projetos de investimento em edificado, ampliação e manutenção de infraestruturas e obras de beneficiação”, sendo que, especificou, “ao associativismo desportivo da Praia da Vitória foram concedidos apoios no valor de praticamente 150 mil euros”.

Ainda no âmbito destes apoios, mais de 220 mil euros foram destinados ao movimento associativo cultural (Filarmónicas, Grupos Folclóricos e Escolas), 138 mil euros foram para as Instituições Particulares de Solidariedade Social, Centros de Convívio e Casa dos Povo, bem como cerca de 140 mil euros para investimento ao nível da recuperação e preservação do património religioso (Impérios e Igrejas).

© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s