JS/AÇORES QUER JOVENS AÇORIANOS NO CENTRO DA AGENDA EUROPEIA

“O Projeto Europeu de futuro faz-se com o envolvimento e as ideias da nossa Geração, por isso, queremos que os Jovens Açorianos estejam no centro da agenda europeia. E, foi neste contexto, que reiteramos as causas da nossa geração e a nossa luta pela construção de mais e melhor Europa”, afirmou o líder da Juventude Socialista dos Açores

Vílson Ponte Gomes, que falava à margem da reunião com a eurodeputada Isabel Carvalhais, referiu ter apresentado à socialista o projeto político da JS/Açores para os próximos dois anos «Por Ti e Contigo», centrado em temáticas de extrema importância para os jovens, como a educação, o emprego, a habitação, a mobilidade, o ambiente e alterações climáticas.

No que toca à Educação, o presidente da JS/Açores reforçou a defesa intransigente pela necessidade de dotar os jovens com mais habilitações, que os permita ter acesso a um emprego mais qualificado, mais digno, mais estável e justamente remunerado. Além do mais, alertou para a defesa do reforço da medida ‘Garantia Jovem’, com o objetivo de permitir a ampliação da divulgação de ofertas de emprego, de planos formativos e de estágios, beneficiando de políticas que potenciem a entrada no mercado de trabalho.

“E, nesta sequência, falamos também da questão da habitação, nomeadamente nas soluções que consigam garantir a cada um de nós o acesso à habitação digna e acessível, que deem resposta eficaz a um dos pilares da emancipação dos jovens”, referiu.

Entre as várias matérias, esteve em análise a mobilidade dos jovens, sublinhando, Vílson Ponte Gomes, a possibilidade dos jovens europeus de recorrerem a diversos programas de intercâmbio e de parceria. Nesse contexto, a JS/Açores defende um melhor aproveitamento do programa “Erasmus”, a fim de que os jovens Açorianos possam tirar ainda mais proveito do Projeto Europeu.

Quanto à envolvência dos jovens Açorianos no Projeto Europeu, a estrutura da JS/Açores propôs formas de aproximar os jovens à realidade política europeia, para que os mesmos possam tomar conhecimento da importância e do modo de funcionamento da União Europeia, encorajando a participação dos jovens na vida democrática europeia, sublinhou Vílson Ponte Gomes.

JS-A/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s