CORVO HÁ 49 DIAS SEM ABASTECIMENTO MARÍTIMO, AFIRMA PAULO ESTEVÃO

“O que está a suceder com o abastecimento da ilha do Corvo é um escândalo”, disse o deputado do PPM/Açores, Paulo Estevão, ontem, em conferência de imprensa, na delegação da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na ilha de São Miguel.

Segundo afirmou, desde o dia 06 de dezembro do ano transato que o abastecimento marítimo da ilha do Corvo não é realizado. “Os poucos bens que nos chegaram – que não representam nem 10% das necessidades habituais da ilha – foram transportados pelos aviões da SATA e da Força Aérea”, explicou.

Para Paulo Estevão “é falso” que as condições do estado do mar tenham permanecido adversas ao longo dos últimos 49 dias. Exemplifica com a ida à ilha do Corvo, no dia 17 de janeiro de 2019, do rebocador que efetuou o abastecimento de combustível com êxito.

“Não vale a pena voltar a interpelar a Secretária Regional dos Transportes e Obras Públicas a respeito deste assunto. Já percebi que não quer ou não consegue resolver a questão do abastecimento da ilha do Corvo”, acusou o monarca açoriano.

“Assim, decidi chamar à Comissão de Economia, para dar explicações, o próprio Presidente do Governo Regional. Vou também provocar, na reunião plenária do mês de fevereiro do Parlamento dos Açores, uma sessão de perguntas. Vou voltar a pressionar o Governo Regional a respeito dos pagamentos efetuados e das condições contratuais estabelecidas com a empresa responsável pela realização das ligações marítimas entre as ilhas do Corvo e do Faial”.

Paulo Estevão informou ainda que apresentou uma nova iniciativa no Parlamento dos Açores que fundamentalmente recomenda ao Governo Regional o fretamento de um navio com capacidade para realizar o transporte de mercadorias para a ilha do Corvo, algo que o ‘Malena’ já assegura para a ilha das Flores.

“O que está a acontecer é inaceitável e está a ser feito com a complacência das diversas entidades oficias e a cumplicidade dos mais altos representantes da Região e do Estado. Exijo ao Governo Regional a rápida resolução desta questão”, concluiu o deputado regional.

BENS ESSENCIAIS TRANSPORTADOS POR VIA AÉREA

Em comunicado da Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas, emitido na tarde desta quinta-feira, o Governo dos Açores afirma que continua a assegurar o transporte de bens essenciais por via aérea para a ilha do Corvo.

“O Governo dos Açores, através do Fundo Regional de Coesão, tendo em conta que, devido ao estado do mar, não tem sido possível efetuar o abastecimento por via marítima, tem assegurado o transporte por via área para o Corvo de farinha, fruta, legumes, entre outros bens essenciais, em função das informações que empresários e entidades da ilha têm transmitido”, pode ler-se no referido comunicado.

Adianta o Governo que na quarta-feira foram transportados para o Corvo, por via aérea, 10 sacos de farinha com 25 quilos cada, para assegurar o fabrico de pão, sendo que, na quarta-feira da semana passada, tinha sido transportada idêntica quantidade.

Acrescenta o Governo que “desde o início desta semana, a Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas tem vindo a acompanhar o evoluir do estado do tempo e das previsões para os próximos dias, sendo que a melhoria das condições é essencial para que se concretize a viagem do navio ‘Lusitânia’, que carregou mercadoria no Porto da Horta com destino ao Corvo”.

Contudo, a viagem ainda não se realizou, porque justifica o Governo: “o Porto da Casa, no Corvo, foi encerrado à navegação pela Capitania do Porto de Santa Cruz das Flores devido às condições do tempo, principalmente do estado do mar”. Tal como “o Porto de Santa Cruz das Flores está atualmente encerrado à navegação”.

O comunicado do Governo finaliza afirmando que “a Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas, através da Direção Regional dos Transportes e do Fundo Regional de Coesão, continua a acompanhar a situação e, caso seja necessário, acionará os meios possíveis para garantir que não exista rutura de bens essenciais na ilha do Corvo”.

PPM-A/GaCS/SRTOP/PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s